cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

O poder sobrenatural do upscaling de áudio

jaylward
Membro
Membro
691  Visualizações
 

 

Author: Sony Europe

upscaling 2.jpg

 

Pegar num MP3 de baixa qualidade e transformá-lo num ficheiro de qualidade muito superior parece ser uma ideia que só funcionaria através de algum tipo de magia negra. Como seria possível recriar todas as frequências perdidas na compressão MP3 sem ter o original de estúdio como referência? Seria como tentar montar um puzzle sem ter as peças todas ou se alguém derretesse uma barra de chocolate e nos pedisse para solidificá-la na forma original.

 

No entanto, a tecnologia de upscaling consegue fazer exatamente isso: transformar ficheiros de áudio difusos e de baixa resolução em algo muito mais agradável para os seus ouvidos e, na Sony, temos a nossa própria versão a que chamamos DSEE HX (Digital Sound Enhancement Engine). Além disso, o upscaling não se aplica só à música: há anos que os leitores de Blu-ray melhoram a qualidade dos DVD padrão.

 

Os sistemas de upscaling são feras complexas, mas vamos usar uma analogia para o ajudar a compreender como funcionam. Pensemos num MP3 de baixa qualidade como uma imagem em que pintamos de acordo com os números indicados e que utiliza apenas 10 cores. É rápido e fácil de preencher, mas falta um toque de realismo ao resultado final: um céu não tem só um tom de azul, por exemplo. No entanto, ao colocarmos esse MP3 num sistema de upscaling, a imagem é repartida em milhares de secções pequeninas e cada uma utiliza uma sombra e tonalidade diferentes. De repente, tudo parece mais tangível e detalhado: o céu parece mais real e notamos partes da imagem que, anteriormente, não conseguíamos ver.

 

DSEE HX.png

 

Para restaurar áudio de uma forma fiel e precisa, os sistemas de upscaling funcionam a uma velocidade impressionante. São capazes de retroceder e avançar no compasso de uma música para identificar quaisquer padrões e frequências de sinal essenciais para o restauro, e podem até ser pré-programados para se comportarem de uma determinada forma quando se deparam com sinais de áudio específicos. Assim, enquanto desfruta dos primeiros instantes da sua música preferida de Miles Davis ou Bob Dylan, o sistema de melhoramento no seu dispositivo pode estar a analisar as notas do fim da música para ver onde tem de trabalhar mais.

 

 miles.jpg


Resumindo, tecnologias como o DSEE HX dão uma nova vida à sua coleção de música, permitindo que aprecie até as faixas com mais ruído com uma qualidade muito superior à que existia antes.