cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Como ajudámos a moldar o 4K, o cinema e o futuro

Emily_F
Participante
Participante
2.434  Visualizações
 

 

Author: Sony Europe

Richard-2.jpg

Escrevemos muitos artigos no blogue sobre a tecnologia e o trabalho de design que dedicamos às nossas televisões BRAVIA®, mas mal levantamos o véu do quão envolvidos estamos na criação dos filmes e programas televisivos que vê nas TV propriamente ditas.

Richard Lewis, engenheiro chefe da Digital Motion Picture Centre Europe (DMPCE) da Sony, é um verdadeiro especialista no que toca ao envolvimento da Sony nos filmes e transmissões. A trabalhar na Sony desde 1982, tem estado envolvido em todos os grandes desenvolvimentos no âmbito dos filmes e da transmissão, do HD ao 4K, e é dotado de um impressionante conhecimento sobre o nosso legado "da lente para a sala de estar".

"A Sony tem uma longa história de criação de câmaras digitais estilo cinema", começa por nos dizer Richard. "A primeira a nível mundial foi a F900, que foi a primeira câmara de vídeo de 24p do mundo e foi utilizada no Star Wars: Episódio II de George Lucas". Desde então, Richard tem-se ocupado da nossa tecnologia HD e é agora responsável pelo "tipo de produtos de tecnologia superior" que apresentamos.

Especialização em 4K

O mais influente destes produtos tem de ser o nosso projetor de cinema digital 4K, que reformulou a experiência do cinema com níveis de nitidez, cor e detalhe nunca antes possíveis. "A primeira apresentação do 4K foi realmente com o projetor de cinema digital, que lançámos em 2006. Realizámos o primeiro teste de sempre [na Europa] no Odeon em Guildford, Reino Unido, com a instalação de quatro dos nossos projetores. Nessa altura, quando os cinemas ainda empregavam operadores de projeção, a diferença na qualidade foi notada de imediato."

Desde então, o nosso projetor 4K transformou-se no padrão da indústria no Reino Unido e 30% de todas as salas de cinema dos Estados Unidos já os instalaram. "Temos agora cerca de 18 000 projetores 4K da Sony instalados no Reino Unido", informa-nos Richard. "As outras tecnologias estão agora ao mesmo nível, mas o projetor 4K da Sony foi o primeiro por uma larga distância. Criámos a primeira câmara de cinema digital (certamente a primeira com 4K) e também desenvolvemos a primeira tecnologia de projeção de cinema digital. Estamos sempre a liderar e a inovar. É o que fazemos. É o que forma o nosso ADN."

Pinewood-2-2.jpg

Uma parte considerável do trabalho de Richard consiste em realizar cursos de formação, ministrados a partir do centro Sony DMPCE nos respeitados Pinewood Studios. É aqui que os editores de vídeo amadores e profissionais podem conhecer as nossas câmaras de vídeo 4K e absorver todo o conhecimento da equipa do DMPCE que o tempo disponível permitir.

"Damos formação às pessoas sobre a F65, F55, F5 e FS7. Muitas das câmaras utilizadas atualmente não são adequadas para a produção em 4K, pelo que as pessoas estão a mudar para estes produtos. Ajudamos muitas pessoas a utilizar os nossos produtos 4K no mercado geral para a realização de filmes para televisão, séries e produção de TV."

A prova de que finalmente a indústria cinematográfica se apercebeu do poder incluído nas nossas câmaras 4K pode ser vista em grandes produções de Hollywood como Ex Machina, Lucy, O Segundo Exótico Hotel Marigold e Tomorrowland - Terra do Amanhã - todos filmados utilizando as câmaras F55 e F65. "Tomorrowland foi o primeiro lançamento em 4K HDR [elevada gama dinâmica] do mundo. Testaram praticamente todas as câmaras do mercado, incluindo as câmaras para filmes. Depois, fizeram um teste cego de todo o material e todos concordaram que a F65 era a melhor."

Legado da lente para a sala de estar

E não são só as grandes produções que utilizam as nossas câmaras. A série de grande sucesso no Netflix Marco Polo foi filmada exclusivamente com câmaras F55, peças de teatro como Hamlet e Behind The Beautiful Forevers foram apresentadas em salas em todo o Reino Unido com qualidade 4K e os jogos de futebol no novo canal BT Sport Ultra HD estão a ser filmados utilizando 12 câmaras 4K 4300 da Sony.

Com tudo isto em mente, perguntámos a Richard o que considera que faz com que as nossas câmaras se distingam da concorrência. "Para começar, [todas as nossas câmaras 4K têm] um sensor de imagem 4K real e temos o mais amplo espaço de cor de qualquer câmara do mercado, que capta uma gama de cores mais ampla e muito mais próxima do que é visto pelo olho humano. É realmente uma qualidade de imagem ultra elevada, mas também conta com uma grande dose de fiabilidade. Com cada compilação de software, a fábrica dedica imenso tempo (semanas e semanas) a testá-la, para se certificar de que não existem falhas."

Também é importante ter em conta que também somos líderes na produção de sensores de imagem, a parte da câmara que, na verdade, deteta a imagem. "Os outros fabricantes de câmaras possuem sensores fabricados por terceiros, mas nós fazemos os nossos, pelo que a equipa de design da câmara e a equipa de design do sensor podem debater e chegar às melhores opções para ambos os elementos."

Pinewood 3.jpg

Quer a equipa no DMPCE esteja ocupada com os toques finais de pós-produção num programa televisivo ou a analisar filmagens de uma sessão de formação, podemos garantir que cada segundo é reproduzido utilizando monitores e televisões Sony, o elo de ligação no nosso legado "da lente para a sala de estar". Existem vários modelos BRAVIA® diferentes dispersos pelo espaço do estúdio em Pinewood e o seu pacote de cor topo de gama é instalado em cada monitor 4K HDR especializado.

Os nossos conhecimentos nestes campos resultam de muitos anos de experiência absolutamente ímpares. Dedicámos meio século a criar e a inovar e Richard Lewis irá decerto liderar o caminho para o que vier a seguir. "Este é o lado profissional. Centra-se no modo como criamos de raiz o material que irá ver na sua TV 4K."

Veja a gama de câmaras de vídeo profissionais da Sony clicando aqui.

blogid0069