cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Vaio - Aquece e faz barulho

SOLUCIONADO
odahcam
Novo

Vaio - Aquece e faz barulho

Olá pessoas,

 

Tenho um Sony Vaio VPCEB3S1E... Comecei a ter problemas de aquecimento, e ao mesmo tempo, um barulho incomodativo da ventoinha.

 

Quando ligo o portatil, nao se houve grande coisa, esta tudo normal, mas basta ligar o google Chrome e abrir por exemplo, o facebook e a ventoinha dispara logo.

Normalmente uso o portatil para programacao e edição de imagem (Dreamweaver, Corel e photoshop), e sempre que tenho estes programas abertos, a ventoinha nao para, e faz muito barulho.

 

Nunca me tinha dado problemas de aquecimento antes, e sempre desempenhei as mesmas tarefas com ele.

Por vezes ate com um simples jogo se desliga por causa de sobre aquecimento.

 

Poderá ser dos drivers da BIOS ?

A versão que tenho da Bio é esta : http://i.imgur.com/jE2stfT.jpg

 

Logo tento postar um video a demonstrar o problema
.

 

Obrigado desde já

2 SOLUÇÕES ACEITES

Soluções aceites
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro odahcam,

 

Benvindo ao forum da Sony,

 

Esse modelo tem cerca de 3 anos e muito provavelmente nunca foi efetuada uma limpeza interna.

Dizem os entendidos que os atuais portáteis, tendo em conta o seu diminuto espaço interno e porque são bastante mais "potentes" (razões que levam a um maior aquecimento) devem ser limpos a cada 6 meses.

Trata-se certamente de sujidade no seu interior nomeadamente na(s) pás da(s) ventoínha(s), que origina os consequentes esforço e barulho e que se irá agravar com o tempo.

Por outro lado, o software que refere, é só por si, algo "pesado", puxando mais pelo processador e pela ventoinha.

 

Assim penso que uma limpeza interna resolverá o problema...se estiver na "disposição", poderá ainda aproveitar e substituir a massa térmica do processador o que irá diminuir ainda mais a temperatura do portátil.

 

Temporariamente, poderá ainda (se tiver esta opção) alterar as configurações da ventoínha....

Vá a Vaio Control Center - Power and Battery - Cooling and Performance  e mude o "estado" das mesmas para Silence...

 

Cumprimentos

Ver solução na publicação original

profile.country.PT.title
BlueZee
Entusiasta

Olá @AfonsoCorreia 

 

Como certamente já sabe, há problemas de compatibilidade e provavelmente não suporta Windows 10.

 

Talvez valha a pena testar a versão de avaliação do Revo Uninstaller PRO e ver se este programa desinstala e limpa o sistema de todos os resquícios do Vaio Control Center.

 

Depois reinicie o computador e tente de novo a reinstalação.

 

Numa busca rápida, esta parece ser a versão mais recente do Vaio Control Center:

https://www.sony.pt/electronics/support/downloads/00014979

 

Apesar de eu ter baixas expectativas, teste a ver se ajuda.

 

Boa sorte!




Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...

Ver solução na publicação original

10 RESPOSTAS 10
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro odahcam,

 

Benvindo ao forum da Sony,

 

Esse modelo tem cerca de 3 anos e muito provavelmente nunca foi efetuada uma limpeza interna.

Dizem os entendidos que os atuais portáteis, tendo em conta o seu diminuto espaço interno e porque são bastante mais "potentes" (razões que levam a um maior aquecimento) devem ser limpos a cada 6 meses.

Trata-se certamente de sujidade no seu interior nomeadamente na(s) pás da(s) ventoínha(s), que origina os consequentes esforço e barulho e que se irá agravar com o tempo.

Por outro lado, o software que refere, é só por si, algo "pesado", puxando mais pelo processador e pela ventoinha.

 

Assim penso que uma limpeza interna resolverá o problema...se estiver na "disposição", poderá ainda aproveitar e substituir a massa térmica do processador o que irá diminuir ainda mais a temperatura do portátil.

 

Temporariamente, poderá ainda (se tiver esta opção) alterar as configurações da ventoínha....

Vá a Vaio Control Center - Power and Battery - Cooling and Performance  e mude o "estado" das mesmas para Silence...

 

Cumprimentos

PedroPV
Novo

O meu VAIO VGN-FZ31E fazia a mesma coisa. Além disso com o Windows 7 arrastava-se como uma lesta.

 

A solução que encontrei foi passar tudo para uam disco externo e inatalar o Linux CM20 (português). Como já usava o LibreOffice, quase não dei pela diferença.

 

Deixou de aquecer e passou a ser rápido.

PedroPV
Novo

A propósito, esqueci-me de dizer que vou mandar fazer uma limpeza do permutador de calor.

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Obrigado pela dica ...

Tenho o mesmo problema com o meu Vaio VPCEA24FM, o barulho chega a ser constrangedor.

 

Já conversei com outros amigos que relatam o mesmo problema. Há pouco tempo li uma matéria sobre problema de aquecimento em diversos modelos da SONY.

 

http://gizmodo.uol.com.br/sony-avisa-que-mais-de-500000-laptops-vaio-tem-problemas-de-superaquecimen...

profile.country.PT.title
Pcmeirel
Explorador

O MEU EH UM VAIO VCPSA35GB E SEMPRE FICOU COM A VENTOINHA EM ALTA. AGORA DEPOIS DE ANOS, FIQUEI TENTANDO RESOLVER, AT’E QUE DESLIGUEI TODOS OS PROGRAMAS QUE INICIAM COM O WINDOWS e PRONTO RESOLVEU. NAO LIGA MAIS EM ALTA VELOCIDADE E NAO ESQUENTA. MAS NAO SEI AINDA QUAL DOS PROGRAMAS QUE DESLIGUEI QUE CAUSAVA ISSO. TECLA WINDOWS + R, MSCONFIG E ESCOLHE OS SERVIÇOS PARA NAO INICIAREM AUTOMATICAMENTE COM O WINDOWS

profile.country.PT.title
Pcmeirel
Explorador

 

 

O que resolveu foi, o que segue: 

 

 

O MEU EH UM VAIO VCPSA35GB E SEMPRE FICOU COM A VENTOINHA EM ALTA. AGORA DEPOIS DE ANOS, FIQUEI TENTANDO RESOLVER, AT’E QUE DESLIGUEI TODOS OS PROGRAMAS QUE INICIAM COM O WINDOWS e PRONTO RESOLVEU. NAO LIGA MAIS EM ALTA VELOCIDADE a ventoinha E NAO ESQUENTA. MAS NAO SEI AINDA QUAL DOS PROGRAMAS QUE DESLIGUEI QUE CAUSAVA ISSO (eh so ir ligando um a um, reiniciar, at’e voltar a ligar o ventiilador, entao, descobre-se ...) TECLA WINDOWS + R, MSCONFIG E ESCOLHE OS SERVIÇOS PARA NAO INICIAREM AUTOMATICAMENTE COM O WINDOWS

Bom Dia Sony,

Eu instalo a aplicação vaio control center e diz no final que já existe uma aplicação mais recente no meu pc,

mas quando eu vou pesquisar na barra de tarefas não me aparece a aplicação vaio control center.

Podem me ajudar por favor.

P.S tenho o windows 10 enterprise

Afonso Correia

profile.country.PT.title
BlueZee
Entusiasta

Olá @AfonsoCorreia 

 

Como certamente já sabe, há problemas de compatibilidade e provavelmente não suporta Windows 10.

 

Talvez valha a pena testar a versão de avaliação do Revo Uninstaller PRO e ver se este programa desinstala e limpa o sistema de todos os resquícios do Vaio Control Center.

 

Depois reinicie o computador e tente de novo a reinstalação.

 

Numa busca rápida, esta parece ser a versão mais recente do Vaio Control Center:

https://www.sony.pt/electronics/support/downloads/00014979

 

Apesar de eu ter baixas expectativas, teste a ver se ajuda.

 

Boa sorte!




Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...