cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

"Rede Sony 65AF8"

SOLUCIONADO
profile.country.PT.title
dcapela
Membro

"Rede Sony 65AF8"

Boa tarde,

Há alguns dias notei algumas paragens num visionamento do Youtube e resolvi medir a velocidade da rede, ligada c/Fio.

O meu tarifário é de 1GB Download e 200MB de Upload.

O valor obtido por 3 Apps próprias para esse fim não ultrapassou e não ultrapassa os 90 e poucos Mbps de Download e, curiosamente, dá um valor ligeiramente superior para Upload.

De seguida fiz a mesma medição numa Apple TV 4K ligada ao televisor e os valores dispararam para os 800/900Mps no download e 200Mbps no Upload.

Também no PC, ligado c/fio, os valores são muito mais elevados.

Também troquei o cabo de rede da TV para a saída onde estava a Apple TV 4K, mas nada mudou.

Concluindo, parece haver algum problema com a rede do Sony AF8 que não utiliza a velocidade disponível.

Fico grato se puderem ajudar.

1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites
profile.country.PT.title
BlueZee
Entusiasta

@Dcat 

 

A placa de rede da TV só suporta 100 Mbps., daí a velocidade conseguida.

 

Se ligar por wi-fi a um router que suporte norma AC e 5GHz, terá melhores velocidades mas nem sempre melhor qualidade, nomeadamente a maior estabilidade da ligação por cabo de rede.

 

Mas convirá testar para escolher a melhor opção de acesso à Internet.




Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...

Ver solução na publicação original

7 RESPOSTAS 7
profile.country.PT.title
BlueZee
Entusiasta

@Dcat 

 

A placa de rede da TV só suporta 100 Mbps., daí a velocidade conseguida.

 

Se ligar por wi-fi a um router que suporte norma AC e 5GHz, terá melhores velocidades mas nem sempre melhor qualidade, nomeadamente a maior estabilidade da ligação por cabo de rede.

 

Mas convirá testar para escolher a melhor opção de acesso à Internet.




Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...
profile.country.PT.title
huconce
Expert

@dcapela 

 

Para complementar o que o @BlueZee disse, a TV só tem porta 100mbps, mas como termo comparativo a PS4 tem 10/100/1000 e vamos a fazer os testes de ligação de rede aparece 70mbps por exemplo e tenho 200mbps de velocidade, vai depender dos servidores em que fazem os testes.

Eu acho que o problema é a falta de optimização da app do Youtube, porque estas a ver um video 4k com falhas, voltas atras e voltas a pôr o mesmo vídeo essas falta já nao acontecem (pelo menos na minha), e pelo que vejo é falta de buffer no video.

 

Ainda assim é possível instalar apps na TV para testar a velocidade e ver o resultado.

 

Cumprimentos

Hugo C.

profile.country.PT.title
dcapela
Membro

Obrigado ao BlueZee e Huconce.
Estamos sempre a aprender e, na verdade, não me ocorreria que, tendo em conta o nível de preço desta TV à data da compra, a explicação para a questão apontada pudesse ser uma simples e, creio, barata, placa de rede.
Eu e aqueles que nos lêem temos agora mais um pormenor para estarmos alerta em futura compra.
Devo dizer que a situação que refiro foi pontual, não tinha acontecido anteriormente, e todos os medidores de velocidade utilizados consideraram a velocidade suficiente para todos os formatos de vídeo, incluindo os 4K.
No meu caso vou passar a utilizar as APPs para Youtube, Netflix, etc., disponíveis quer na Box do Operador(4K) quer na Apple TV 4K.
Cumprimentos.

profile.country.PT.title
BlueZee
Entusiasta

Boas. 

 

Atenção que não conheço ainda nenhuma TV que tenha placa de rede gigabit, só 100 Mbps. 

 

Poderá haver, mas nunca vi nenhuma, mesmo nos melhores dos melhores. 




Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...
profile.country.PT.title
dcapela
Membro

Qual será a explicação?

Já estive a ver as especificações das Sony Oled mais recentes e não há nenhuma informação sobre esse pormenor.

Obrigado pela ajuda.

profile.country.PT.title
BlueZee
Entusiasta

A razão óbvia será custos, mas em TVs de topo de gama aos preços atuais, também acho que não se justifica.

Eventualmente haverá alguma razão técnica que desconheço, mas se avançaram no wi-fi, porque não fazer o mesmo na ligação ethernet?

Mas acontece em todas as marcas, não é exclusivo Sony.




Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...
profile.country.PT.title
huconce
Expert

Uma das razões poderá ser que ao fazer streaming de conteúdo 4k não usa mais que os 100mbps, seja youtube, netflix, disney+ usam os 100mbps de velocidade (se disponível) para o buffer inicial e depois os subsequentes buffers usa 50/60 mbps nao mais que isso, talvez dai uma das razões para não incluir uma placa supeior  🤔

E mesmo futuramente para 8k nessa altura irá haver codecs ainda mais eficientes que os atuais logo não se vai usar tanta banda ou talvez a mesma que usa o 4k.

 

Cumprimentos

Hugo C.