cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Sony a6400 Melhorias a fazer

profile.country.PT.title
Rstudio11
Explorador

Sony a6400 Melhorias a fazer

Boa Tarde.

Antes de mais gostaria de explicar  o porquê deste post, sei que não é por mim só que vão fazer melhorias/arranjos, mas gostaria que esse post chegasse aos engenheiros da Sony, ou a quem decide  que melhorias implementar nos futuros firmwares da Sony a6400, peço desculpa se estou no sítio errado, se houver um sítio mais indicado gostava que me indicassem. 

Uma das coisa a melhorar é mesmo um erro da Sony, que já vem de câmeras atrasadas, e penso estar na altura de arranjar, pois no manual das Sony diz que faz, mas afinal não faz. Acho que quando compramos uma câmera que diz que faz certo atributo, o mesmo deve ser respeitado, é o caso do problema Nº 2.

 

Comprei a Sony A6400 já tinha a Nex7 e a a6000, e estou muito contente, notei uma grande diferença, principalmente no autofocus que é excelente. Gosto muito do tracking, do touch screen tracking que realmente é muito bom.
Notei também alguns problemas, ou coisas a melhorar, fáceis de melhorar e certamente com boa vontade seria fácil rectificar com a actualização de um firmware.

 

1º- Apesar de ter 3 memórias de configurações internas memory recall (1,2,3) mais 4 externas (no cartão, M1,M2,M3,M4) ao formatar o cartão as memórias externas M1,M2,M3,M4 são apagadas, sendo assim não consigo compreender qual a vantagem de as ter, e era uma grande vantagem ter estas memórias. Dará certamente para proteger estas memórias ao formatar o cartão, pois assim tornam-se inúteis quase.

 

2º- Apesar de anunciar no manual o contrário, este erro já vem de modelos anteriores,não compreendo como ainda continua, é muito frustrante, ao formatar o cartão, os vídeos que gravamos voltam à contagem de inicial, apesar de no menu ter "file number=series". Isto é um erro grave, que como disse já vem de todos os modelos anteriores, e apesar de no manual dizer que a contagem será contínua ao escolher "series" a verdade é que volta ao inicio.
A frustração, ao copiar os vídeos para o computador, é ter que renomear todos, ou ter que meter noutra pasta, se não copia por cima e ficamos sem os vídeos anteriores.
Aqui a Sony e manual diz que faz uma coisa ,mas afinal faz outra.
Não seria fácil proteger o ficheiro MEDIAPRO.XML ao formatar o cartão, pois assim a contagem já continuava? Ou por exemplo ao formatar o cartão ter a opção formatar tudo ou formatar só a média/fotos, conservando assim o ficheiro MEDIAPRO.XML para a contagem continuar, e protegendo as memórias que falo no problema Nº1, resolvendo dois problemas com uma solução ? Com certeza com um novo firmware seria fácil de fazer.

 

3º- Uma grande ajuda e coisa a melhorar, que dava imenso jeito era também ter nas memórias internas (memory recall), em White balance Custom1, custom2 ou custom3 o poder de ajustar (set) o white balance.

Cada vez que quero ajustar o white balance, tenho que sair da memória (memory recall)  ir ao video mode, ou manual mode, escolher custom1, fazer o set white balance, decorar as setting, e depois voltar à memoria (memory recall) e e ajustar o white balance em C.Temp/filter.

Quando se quer mudar entre memórias várias vezes, é realmente , muito entediante.

Podiam ter a opcão de Set white balance nas custom1,2 ou 3, ou então ao ir ao modo video ou manual e fazer o set white balance em custom1,2 ou 3, mudar também nas memórias (memory recall) automáticamente o White balance. 

Esta é das opção que mais uso, pois tenho na "memória 1" vídeo a 24fps 4K com , na "memória 2" 60fps 1080p, e "memória 3" 120fps 1080p, e como quero mudar rapidamente, tenho que ajustar sempre o white balance, conforme a cena, era uma opção que daria imenso jeito sem sombra de dúvidas.

 

Peço desculpa o texto longo, gostava mesmo que a minha menina que adoro Sony A6400 tivesse pelo menos o último aspecto (Nº3), assim como dos files name  por série corrigidos (Nº2).

 

Obrigado,
Ricardo 

 

 

6 RESPOSTAS 6
profile.country.PT.title
huconce
Expert

Olá @Rstudio11 

 

Bem-vindo à Comunidade

 

Já tens o firmware mais recente? (2.0)

 

Ainda assim vou passar o teu feedback, e testar na minha A7II.

 

Cumprimentos

Hugo C.

profile.country.PT.title
Rstudio11
Explorador

Obrigado  @huconce , pela paciência por pelo menos ler o post enorme.

Sim isto já com o firmware 2.0, aliás o firmware nada mudou se não o animal eye autofocus.

 

Não referi outro assunto que é lamentável, também li o mesmo problema com antigos modelos. 

Com a A6400 desligada, mesmo em airplane mode, e a bateria completamente carregado a 100%, basta cerca de 3 a 4 dias para ficar com cerca de 40% de bateria, já testei com várias baterias, (originais Sony) e o resultado é o mesmo.

Li por a internet com modelos anteriores, a6300, a6500 etc,  que muita gente tem o mesmo problema com a lente que uso, a Sony 18-105mm F4 G.

Ainda não experimentei com outras lentes, também li que quem tem este problema, ao mudar de lente para uma prime por exemplo e problema desapareçe.

É uma pena uma máquina de 1000 euros com uma lente 600 euros tenha este problema, não levem a mal Sony, mas hoje em dia, nem qualquer aparelho barato e de baterias da china sem marca, perde tanta bateria em tão pouco tempo.

 

Lá está , fico desiludido com estes pequenos/grandes pormenores , que alguns já vêm de modelos anteriores, e com muitas queixas, e vejo que a Sony nada fez, é uma pena pois a A6400 é exelente e merecia um pouco mais de atenção,e  nós também, e pagamos para isso.

 

Cumprimentos

Ricardo

 

profile.country.PT.title
huconce
Expert

@Rstudio11 

 

Mas deixas a bateria na camera?

Eu não te vou mentir, mas estive basicamente 2 semanas sem mexer na minha A7II (desde que a tenho é a 1º vez que fica tanto tempo quieta :sweat_smile:), e sim perdi bateria (10%; 73% - 64%), mas não tenho a bateria na camera, alias isso faz mal tanto à maquina, tanto a bateria, e é a mesma FW50 que a tua a6400 usa..

 

Eu entendo que no teu caso mudar assim rápido de modo de gravação faz uma grande diferença..

Eu tentei fazer isso das memorias para fotos (que é o que mais uso) para dia e noite, mas realmente não reparei se fica sem memorias se formatar o cartão..

 

Cumprimentos

Hugo C.

profile.country.PT.title
Rstudio11
Explorador

@huconce 

Penso haver algum mal etendido, em relação às memórias , não é erro nenhum , a máquina é mesmo para funcionar assim, todas gravam na memória da máquina (memory recall) a opção 1, 2, e 3 no caso das que têm essa opção. As memórias M1 , M2 etc é que são gravadas no cartão e, quando se formata apagam.

O que estava a dar era uma sujestão, e achar fazer pouco sentido apagar essas memórias quando se formata, que é quase sempre não é ?

Mesmo assim o que dava mais jeito era dar para mudar "set" o white balance nas memórias (memory recall) como explico em cima.

 

O único erro da máquina, que a Sony se compromete a fazer e não faz, é no menu, ao escolher "series" em "File number" , segundo o manual da Sony, deveria nomear as fotos ou videos em série, mesmo ao formatar, e a sony não o faz. Volta sempre ao Nº 0001, o que causa ter que renomear os ficheiros que já temos no PC ao copiar.

Erro grave que já vem desde máquinas anteriores, por exemplo a minha A6000 já o fazia.

 

Em relação às baterias, todos sabemos que faz mal deixar as baterias dentro do que quer que seja, mas por muito tempo sem uso, agora em 2 ou 3 dias não deveria fazer mal, ou descarregar, se não imagina os aparelhos que tinha que tirar as pilhas por não usar 3 a 4 dias, desde comandos tv,aparelhagens, portões,  luzes.. 

Era uma caixa só para as pilhas.

Por isso disse, e tenho , nem com aparelhos de marca branca, sem valor parecido perco tanta bateria como uma máquina que custa mais de 1000 euros, lá está um problema certamente da Sony, que não é comum em nenhuma DSLR/mirorless de outra marca.

 

Como posso fazer chegar as minhas sujestões a quem ao menos pode pelo menos fazer alguma coisa em relação ao firmware ?

 

Cumprimentos 

 

profile.country.PT.title
huconce
Expert

Não sei porque isso do numero das fotos acontece, na minha A7II não lhe mexi em definição qualquer e ela marca as fotos na sequência normal, acho que minha actualmente vai em 5000 +/- fotos, todas numerações únicas.

Isto agora num aparte, tinha um Phantom 3 que  acontecia isso de não criar as numerações únicas, nunca soube bem porque..

 

Em relação ao feedback não te preocupes que vai ser reencaminhado.

 

Cumprimentos

Hugo C.

profile.country.PT.title
Rstudio11
Explorador

@huconce Muito obrigado pela atenção e pelo encaminhamento. Sinceramente não estou muito à espera, que lá "em cima" a Sony nos ouça, mas foi as minhas sujestões, que pouco trabalho davam e tornavam a A6400 muito mais poderosa e útil.

 

Em Relação à numeração , se calhar fiz mal em dizer que faz o reset nas fotos, não sei se o faz, como uso o Lightroom para importar, e uso renomear, não sei se faz, mas onde o faz de certeza é nos vídeos, e aí sim, é uma chatice, ter que renomear ou meter noutra pasta, com muito cuidado, pois se copiamos por cima, ficamos sem videos anteriores.

 

Cumprimentos e Obrigado.