cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Sony Action Cam HDR-AS20 - Caixa estanque embacia facilmente

PedroEstanislau
Explorador

Sony Action Cam HDR-AS20 - Caixa estanque embacia facilmente

Boa noite,

 

Possuo uma HDR-AS20, a minha primeira utilização foi hoje, passados 20 minutos de utilização a zona frontal ficou completamente embaciada, fazendo com que o video não ficasse nas melhores condições.

 

Alguem sabe como melhorar esta situação?

É normal acontecer em dias com mais humidade ou mesmo em dias normais?

 

Obrigado e desejos de bom ano.

Marcas (1)
12 RESPOSTAS 12
profile.country.PT.title
BlueZee
Entusiasta

A Sony propõe almofadas anti-embaciamento:

http://www.sony.pt/electronics/actioncam-outros-acessorios/aka-af1

 

Há quem use as vulgares saquetas de gel de sílica.

 

O embaciamento é um problema de física: aquecimento da câmara dentro de um compartimento estanque em contacto com as paredes frias provoca condensação.

Acontece em todas as marcas com modelos do género.




Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...
Titopinto
Membro

Olá Pedro! 

Também possuo uma câmara dessas e sim.. É nornal isso acontecer com qualquer action cam.. Seja sony ou não! Filmei mas.no verão, debaixo de água e as diferenças de temperatura provocaram isso mesmo.. Tenta as almofadas :wink: 

BruceWilliamps
Explorador

A mim também aconteceu isso, na minha AZ1VR. Pensei que fosse da caixa estanque e falta dessas tiras anti-embaciamento.

Hoje experimentei sem a caixa estanque e aconteceu dentro da própria lente da câmara (na Zeiss Tessar). Mesmo no centro, tapando a gravação.
Julgo que isso já não é suposto acontecer, certo?

profile.country.PT.title
BlueZee
Entusiasta

@BruceWilliamps

Esse embaciamento pode acontecer com mudanças bruscas de temperatura e/ou humidade.

Passando de um ambiente quente ou aquecido para o exterior muito frio a condensação pode acontecer com o arrefecimento rápido das paredes exteriores das câmaras, nomeadamente o vidro transparente das objetivas.

 

É um fenómeno bem conhecido.

 

Como tentar evitar (em Inglês):

http://www.jeancoutu.com/en/photo/photo-related-tips/avoid-fogging-up-your-cameras-lens/




Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...
BruceWilliamps
Explorador

@BlueZeeObrigado pela ajuda.

Apesar de compreender o processo, continuo a achar que isso não devia acontecer com uma action cam. Principalmente o modelo que comprei, que é aconselhada pela sony para desportos de neve por aguentar temperaturas negativas mesmo sem caixa estanque.

 

Espero que não aconteça muitas mais vezes, ou não lhe poderei dar o uso que esperava quando a comprei.

 

Mais uma vez, obrigado pela ajuda.

profile.country.PT.title
BlueZee
Entusiasta

Não tem porque agradecer, apenas espero ter ajudado a diminuir ou mesmo contornar o problema.

 

Compreendo a frustração, porque já me aconteceu com máquinas fotográficas e principalmente porque quando compramos equipamento é para usufruirmos a 100%.

 

Boa sorte!

:thumbsup:

 




Algumas vezes o alfabeto começa pelo Z...
Titopinto
Membro

@BruceWilliamps, o que o @BlueZee disse e bem é que isto acontece com diferenças bruscas de temperaturas.. Por exemplo: no caso que refere de utilização da câmara na neve.. é possível e sem problemas.. porquê? Porque a baixa temperatura é uma constante, ou seja, não há oscilações no termómetro. 

Só acontece o embaciamento quando existem diferenças brutais de temperatura e claro.. é normal.

BruceWilliamps
Explorador

@TitopintoSim, e compreendo.

Já compreendi a razão do sucessido. A câmara ficou muito quente pelo seu funcionamento. A temperatura ambiente rondava os 15ºC. Foi aí a única diferença de temperaturas.

A minha insistência é: Se já embaciou aos 15ºC, como querem que não embacie aos -5ºC da neve?

Já percebi que a solução vai ser optar pela utilização da caixa estanque e dos anti-embaciamento, perdendo qualidade na captação do som, ou andar atento a ver se não embaciou.

 

 

PedroEstanislau
Explorador

Obrigado a todos pelas vossas respostas e esclarecimentos, já vi que o melhor mesmo é usar as tais tiras, eu este fim de semana usei a camera á chuva, ao fazer BTT, ainda desta vez sem as tiras, resultado, de 10 em 10 minutos abria a tampa e limpava, deixava respirar e lá seguia.

 

O problema que vejo aqui é mesmo a utilização da caixa estanque, na sua utilização em dias destes com muita chuva e humidade, o que condiciona bastante.

 

Relativamente ás tiras, alguem já as usou?

 

Resultam?

 

Obrigado a todos e desde já um bom ano!