Partilhe a sua experiência!
O conteúdo está melhor do que nunca. A tecnologia também. E os ambientes de visualização não ficam atrás. Com a evolução e a experiência de visualização futura em mente, a equipa de designers de televisores da Sony trouxe o "Immersive Edge" para a linha de televisores de 2020.
O nome engloba o processo, a estética baseada na linha Edge que melhora a experiência imersiva. Ao minimizar o ruído visual que a moldura e a base podem criar, as extremidades finas separam o conteúdo no ecrã do espaço real. Quando vê algo num televisor Immersive Edge, o próprio produto parece que recua para o fundo, permitindo que o visual e o som atinjam todo o seu potencial em primeiro plano.
O que é que uma TV pode ser? Essa é a questão que se encontra no centro daquilo que fazemos.
"Quando abordámos a linha BRAVIA® 2020, começámos por analisar para onde as mudanças sociais e o desenvolvimento tecnológico se dirigiam", revela o Diretor de Arte, Yokota.
O ZH8, o novo televisor LCD 8K da Sony, é uma plataforma para a mais recente tecnologia 8K Sound-from-Picture Reality™, pelo que os designers eliminaram qualquer elemento do ecrã que pudesse interferir com a experiência.
A moldura foi desenvolvida com duas partes, dentro e fora das faixas, e recebeu cores e tratamentos de superfície em separado. Ao ampliar a harmonia cromática com a faixa interior e o ecrã, o design suaviza a presença visual de tudo o que se encontra à volta do ecrã, exceto a linha fina da faixa exterior. A equipa também transformou o sistema de som no centro do Sound-from-Picture Reality™, ao transformar a moldura numa coluna plana, que vibra para produzir som.
A base da TV também é um componente fundamental da experiência imersiva.
A base, muito mais pequena do que os elementos de suporte encontrados nas gerações anteriores da BRAVIA®, encontra-se agora nas duas extremidades do ecrã, para evitar reflexos e manter a atenção do espectador nas imagens, e não nos suportes estruturais. A linha que delimita o ecrã estende-se até às bases, criando uma continuidade da moldura que ajuda a guiar o olhar do espectador para o ecrã.
As pernas ajustáveis podem ser posicionadas nas extremidades do ecrã ou numa posição mais estreita para superfícies mais pequenas, dando aos clientes uma gama mais ampla de opções quando se trata de escolher o melhor local de instalação, e as pernas podem ser rodadas para um visual mais fino e discreto. Os designers consideraram cuidadosamente cada detalhe, para garantir que a base nunca interfere com a experiência imersiva.
O A8, o mais recente televisor OLED 4K da Sony, invoca o conceito de quadro único, uma abordagem que gera som através de vibrações no próprio ecrã, criando a experiência Sound-from-Picture Reality™ a partir de um único quadro físico. Para aumentar essa identidade central, a base é agora mais pequena do que qualquer uma das gerações anteriores.
O processo centrou-se em garantir que a base tivesse força suficiente para suportar o grande painel do visor, mas ainda assim fosse fina e compacta, um equilíbrio preciso que foi alcançado depois de testar muitas combinações diferentes de materiais e formas. A base acentua a estética de quadro único da Sony e melhora o tipo de minimalismo tão vital para o entretenimento imersivo.
As barras de som também têm sido uma das principais considerações no processo de design da TV de 2020 da Sony. Na A8, a altura da base da TV pode ser ajustada para encaixar uma barra de som, de forma a oferecer o tipo de desempenho de áudio incrível que irá atrair ainda mais os espectadores para a ação, sem confusão nem distrações.
Até a parte traseira da TV foi desenvolvida. Os designers e engenheiros trabalharam em conjunto para criar um pacote elegante e minimalista, desde a consolidação dos substratos, para uma configuração mais compacta, à ocultação dos furos radiantes de calor com uma nova estrutura de dissipação de calor.
O XH95, um televisor LCD 4K, é mais uma entrada na linha BRAVIA® 2020 com ênfase na imersão, impulsionada por um tweeter montado na parte traseira, para oferecer uma experiência única Sound-from-Picture Reality™.
Para dar aos utilizadores o efeito envolvente completo, os designers optaram por uma superfície plana, um design onde a moldura e o visor partilham o mesmo plano de nível, para suavizar a presença visual da moldura. A base é composta por materiais metálicos para permitir que a estrutura de suporte seja mais fina e robusta, e as pernas estão numa configuração em linha reta, com as molduras esquerda e direita para elevar a estética minimalista e garantir uma vista sem obstáculos. Mais uma vez, se os utilizadores quiserem ajustar a base para uma superfície mais pequena, os pés também podem tomar a posição central.
Kuwao, Diretor de Design da Sony, resume o processo: "Passámos muito tempo a pensar em como capturar o sentido do valor único da BRAVIA®, apesar de trabalharmos em torno de um design que privilegiava as molduras mais pequenas e menos proeminentes e as pernas da base. Uma forma de o fazer foi através do tratamento da superfície. Ao oferecer um brilho e um acabamento delicado à base metálica, conseguimos realçar a beleza do elemento do suporte, independentemente de quão fino e compacto era, sem o tornar demasiado chamativo".
Transmitir a melhor experiência imersiva.
O novo tema de design Immersive Edge traz novas camadas à procura de experiências imersivas da linha BRAVIA®. Para comunicar essa maravilha única da BRAVIA® aos clientes, o foco voltou-se para os visuais no ecrã que possam projetar a mensagem em tudo, desde o website às vitrines das lojas.
Ao trabalhar um conceito de "portal sensorial", os designers basearam-se em coisas no mundo natural que atraem ainda mais as pessoas. De cavernas de gelo assombrosas a ravinas encantadoras, estas são cenas que podem capturar uma sensação de escala e destacar os elementos de imersão, subtilezas e profundidade que são essenciais para o desempenho da BRAVIA®.
"Uma grande parte do foco nas experiências imersivas surgiu da determinação da equipa de desenvolvimento, para dar aos utilizadores uma sensação real da magia da cultura visual", explica o designer da Sony, Tsuji. "Para traduzir essa visão numa forma real e comunicativa, selecionámos motivos de comunicação com imagens ressonantes que colocassem o desempenho da BRAVIA® no centro: momentos poderosos de beleza natural capazes de impressionar as pessoas à primeira vista".
Para adicionar um comentário aqui, tem de ser um utilizador registado. Se já se registou, inicie a sessão. Se ainda não se registou, faça-o e inicie a sessão.