cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Dos leitores grandes a colunas de bolso

jaylward
Membro
Membro
468  Visualizações
 

 

Author: Sony Europe

boombox.png

 

Olhando para os primeiros leitores que chegaram ao mercado, custa acreditar que alguma vez foram considerados como uma solução "portátil" para a audição de música.

 

O Lasonic TRC-931, que chegou às lojas na década de 1980 e é considerado por muitos como o "Padrinho da música do ghetto", pesava 13,6 kg e precisava de 10 pilhas de tamanho "D" só para ligar; dificilmente a forma mais eficiente de ouvir música em movimento.  

 

No entanto, havia uma vantagem no seu tamanho e peso: o enorme som que conseguia reproduzir. As empresas equipavam os seus leitores com enormes woofers de graves, com até 12 polegadas de diâmetro, o que os tornava ideais para o "breakdance" com a malta lá do bairro.

 

Com o passar do tempo, a tecnologia da miniaturização começou a ganhar terreno. Os leitores começaram a ficar cada vez mais pequenos na tentativa de torná-los mais práticos, mas, para tal, o som teve de ser sacrificado. Sem as grandes colunas, era impossível desfrutar da mesma qualidade de som de que tanto gostávamos.

 

SRS speaker.png

 

Hoje em dia, o panorama é algo diferente. As colunas portáteis continuam a ficar cada vez mais pequenas, mas têm uma capacidade de reprodução sonora muito maior.

 

O motivo? Radiadores passivos.

 

Um radiador passivo é, essencialmente, uma coluna sem o seu "interior", com apenas a estrutura, a suspensão e o cone. Estes componentes são montados por trás da coluna e não seu ao lado, poupando imenso espaço.

 

passive radiator.PNG

Quando a música é reproduzida, a coluna vibra para trás e para a frente: quanto mais alta for a música, mais fortes são as vibrações. Isto cria um movimento de ar interno que, por sua vez, faz com que o radiador passivo vibre e crie frequências de som, agindo essencialmente como uma coluna secundária. Este truque permite que uma pequena coluna reproduza o dobro da potência, com um reforço significativo nas frequências de graves.

 

Graças aos radiadores passivos, o nível de volume de uma coluna já não é ditado pelo seu tamanho. A prova está na nossa SRS-X11, uma coluna que cabe na palma da mão e pesa apenas 215 g. Graças aos radiadores passivos duplos, consegue reproduzir uns impressionantes 10 W de pura potência de áudio.

 

A potência dos antigos leitores foi comprimida em algo que pode colocar facilmente na mochila ou na bolsa; já não tem desculpa para não ir passear e ouvir as suas músicas preferidas neste verão.

 

cube speaker.png

blogid0037