cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Entrevista com o fotógrafo notívago Ivan Pedretti

Sonja_H
Participante
Participante
1.052  Visualizações
 

 

Autor: Sony Europe

stokkness pano_RESIZED.jpg

Quantas vezes tentou fotografar uma paisagem noturna de cortar a respiração, iluminada apenas pelas estrelas no céu, apenas para se aperceber de que a beleza que tem diante dos seus olhos não é convertida pela lente de uma câmara?

O fotógrafo italiano Ivan Pedretti parece não ter este problema; na verdade, o que se passa é exatamente o oposto. Ao captar a maioria das suas fotografias no exterior e a meio da noite, Ivan parece ter uma capacidade sobrenatural para encontrar uma qualidade etérea e mágica em qualquer cena que fotografa. Cada fotografia transborda detalhe e textura e, com bastante frequência, podemos encontrar a Via Láctea ou a Aurora Boreal a flutuar majestosamente sobre a cena.

"A fotografia noturna tem sido uma descoberta para mim", conta-nos Ivan na sua casa na Sardenha. "[Em 2012] vi uma fotografia de uma paisagem das Dolomitas tirada à noite de que gostei particularmente e disse para comigo: «Também quero tirar este tipo de fotografias. Não sei como, mas hei de conseguir.»"

Desde esse momento, dedicou-se por completo à fotografia de paisagens noturnas, passando horas a viajar pela Sardenha, "caminhando por caminhos difíceis, muitas vezes, mesmo antes do nascer do sol", descobrindo locais únicos e aprendendo pelo caminho. "Fiquei particularmente fascinado com o ambiente de paz e aventura que podia sentir durante [estas] viagens noturnas. Fizeram-me sentir privilegiado, como se pudesse ver estes lugares de uma forma diferente, por exemplo, apenas com a luz das estrelas. Estava tudo ali para mim."

Rapidamente começou a colher os frutos da sua natureza intrépida. Em 2013, participou nos Sony World Photography Awards e ficou classificado entre as 50 melhores participações na categoria Panoramic, um feito considerável para um estreante. Mas Ivan estava determinado a melhorar-se e decidiu participar novamente em 2014 com a sua fotografia "Starry Lighthouse". Após vários meses de espera, os vencedores foram anunciados. O seu nome estava na lista. Tinha ficado em primeiro lugar na categoria Panoramic.

IvanPedretti_Italy_Shortlist_Open_Panoramic_2014_RESIZED.jpg

"Starry Lighthouse" de Ivan Pedretti. "O farol está situado no Capo Spartivento, a 50 km da minha cidade natal, Cagliari, na parte sudeste da costa da Sardenha."

Ivan ficou deslumbrado por ter ganho, mas precisou de algum tempo para processar a notícia. "Uma manhã recebi uma chamada e deram-me a notícia; de início, tentei manter a calma, como se nada tivesse acontecido, mas depois percebi o que me esperava e fiquei, obviamente, muito feliz porque alguém acreditava em mim."

O maior (e o mais óbvio) problema na fotografia noturna é a falta de luz disponível, mas Ivan contorna esta questão com a utilização das câmaras α7 e α7 II da Sony, ambas perfeitas para fotografias com pouca luz, graças à sua gama de ISO extremamente elevada.

trecime_RESIZED.jpg

'Galaxy Dolomites' de Ivan Pedretti

Ivan também possui um pequeno arsenal de lentes para as câmaras, que vai alternando consoante o cenário. Elogia a Sony 70-200 F4, que utilizou recentemente com a α7 numa viagem à Islândia, mas as suas lentes grande angulares dão às suas fotografias um toque panorâmico distintivo.

"Quando capto fotografias noturnas, trabalho frequentemente com uma F4 de 16 mm ou com uma F2.8 de 14 mm, onde a amplitude focal ajuda. Quando fotografo paisagens diurnas, escolho frequentemente uma F8 ou uma F11 para garantir os detalhes e a profundidade de campo."

kirkjufell-pano_RESIZED.jpg

'Kirkjufell pool' de Ivan Pedretti

Mas fotografias como as de Ivan exigem mais do que bom equipamento. Precisa de ter um bom sentido de composição, bons conhecimentos geográficos (Ivan até mantém um registo da posição da Via Láctea) e uma grande dose de sorte, especialmente se sonhar em captar algo tão fugaz quanto as Luzes do Norte.

"As Luzes do Norte são um espetáculo único: algo que quando vemos pela primeira vez, nos deixa sem ação e apenas a contemplar. Quando vemos aquelas formações verdes e sinuosas no céu, ficamos empolgados como as crianças. Por vezes, podemos ter a desilusão de termos uma luz particularmente intensa, mas estarmos no local errado [para fotografar] e vice-versa; podemos estar no lugar certo, mas, nessa noite, as Luzes do Norte podem não aparecer."

Se a história de Ivan o inspirou a captar os seus próprios panoramas deslumbrantes, eis algumas sugestões que o nosso fotógrafo aconselha a seguir. "Em primeiro lugar, saiba muito bem o que a sua câmara e lentes são capazes de fazer nas condições específicas em que irá trabalhar, mais especificamente, com ISO elevado e grandes aberturas. Precisa de uma cabeça panorâmica muito boa para o seu tripé e tem de conseguir, como é óbvio, editar as fotografias na pós-produção.

"Por fim, uma sugestão que continuo a dar a mim mesmo vezes sem conta: continuar a tentar até obter o resultado que procura e, às vezes, conseguimos obter mais do que o que esperávamos. Esta é a beleza da fotografia."

Pode ver mais do trabalho de Ivan Pedretti visitando o seu website oficial The Wildlife Moments.

blogid0107