Partilhe a sua experiência!
Quando pensa no 3D, provavelmente lembra-se dos óculos com película vermelha e azul que eram distribuídos nos cinemas, de certos produtos de baixa qualidade e talvez até dos enjoos provocados pelo movimento.
O Ecrã de campo de luz com deteção de visão (ELFD) da Sony está a ser desenvolvido para resolver estes aspetos e fazer evoluir a tecnologia 3D. Através da colaboração com os criadores no desenvolvimento de conteúdos e do ambiente de produção, tornar-se-á popular numa grande variedade de áreas, muitas das quais talvez nunca tenha considerado.
Continue a ler para descobrir o que é o ELFD e como entrará em breve nas nossas vidas.
O que é um ecrã ELFD?
O ELFD é um ecrã que permite ver os objetos em 3D volumetricamente, como se estivessem à sua frente. Visíveis a olho nu (adeus óculos 3D!), os utilizadores experienciam os gráficos de computador 3D em alta definição a partir de ângulos diferentes.
Os desenvolvedores esperam que esta tecnologia seja aplicada em várias áreas, desde os monitores utilizados por criadores de conteúdos, entretenimento para consumidor e ecrãs de salas de exposição. Pelos designers, por exemplo: antes de criarem a maquete de um produto, podem analisar o volume, textura e aspeto no ELFD, otimizando os produtos mais rapidamente e poupando custos de produção.
Como funciona?
O ELFD utiliza três tecnologias exclusivas da Sony:
Para o utilizador sentir o objeto como real, é essencial apresentar a imagem e a perspetiva continuamente de forma correta, com base na posição dos olhos. Os sensores de visão e os algoritmos de reconhecimento de rosto únicos da Sony permitem-no graças à deteção em tempo real da posição dos olhos, não apenas no plano horizontal e vertical, mas também ao nível da profundidade.
Com base na posição do utilizador, o ELFD calcula como o objeto apareceria aos olhos do utilizador se estivesse no interior do ecrã e converte esta informação numa imagem na superfície do ecrã. Em combinação com a tecnologia de lente micro-ótica que apresenta as imagens a ambos os olhos, uma fonte de luz é emitida do painel do ecrã em tempo real com extrema precisão, para criar a ilusão de que o objeto está realmente à frente do utilizador.
Embora já existam outros ecrãs 3D que dispensam óculos, até aqui, nenhum apresentava imagens 3D com precisão devido à baixa resolução e interferência entre os olhos. O ELFD aproveita ao máximo o sensor de visão de alta velocidade da Sony com a lente micro-ótica única que utiliza o rastreio de olhos para superar esta limitação e proporcionar uma experiência inovadora.
Como nasceu esta ideia?
A Sony tinha criado uma TV 3D com óculos 3D no passado, mas esta tecnologia evoluiu realmente na área médica, quando a nossa equipa desenvolveu um ecrã 3D de olho nu de alta precisão para utilização médica. Com a aplicação desta tecnologia e a análise do posicionamento ideal do painel do ecrã e da imagem de perspetiva, nasceu o primeiro protótipo do ELFD.
Insere-se na missão global da Sony de concretizar a intenção dos criadores, já que este ELFD é impressionante a nível técnico e é um veículo para os criadores expressarem as suas ideias. Por isso, colaborámos de perto com os criadores durante o desenvolvimento, criando um kit de desenvolvimento de software (SDK) que suporta as plataformas mais populares da indústria de produção de conteúdos, para obtermos feedback, introduzirmos melhorias e criarmos um produto melhor.
Quais foram as reações até ao momento?
Na CES 2020, várias pessoas fizeram fila para experimentar o ELFD e recebemos muito feedback positivo e sugestões úteis.
Na InfoComm 2020, a maior feira comercial de audiovisual da América do Norte, conquistámos a distinção "AV Technology Best of Show Special Edition".
Qual é a etapa seguinte para o ELFD?
Para maximizar a utilização do ELFD, precisamos de conteúdos que coloquem em evidência o seu potencial, por isso, continuamos a trabalhar com os criadores na produção, visualização e distribuição.
Atualmente, o ELFD limita o ecrã a uma pequena área retangular paralelepipedal para um espectador, por isso, segue-se o desenvolvimento da possibilidade de ser utilizado por vários utilizadores simultaneamente e de ecrãs maiores. Também estamos a melhorar a deteção em tempo real, o suporte de ecrãs com frequências de fotogramas superiores e uma renderização mais rápida, para que o objeto mantenha a sua posição quando o espectador se move rapidamente.
O potencial desta tecnologia é enorme, desde o entretenimento, ao ensino e aplicações B2B. Os desenvolvedores sonham há muito com uma experiência 3D que possa ser confundida com a realidade e o ELFD pode ser essa criação.
Este artigo foi adaptado de outro artigo em Sony.net. O original pode ser obtido aqui: https://www.sony.net/SonyInfo/technology/stories/LFD/
Para adicionar um comentário aqui, tem de ser um utilizador registado. Se já se registou, inicie a sessão. Se ainda não se registou, faça-o e inicie a sessão.