Antes de começarem a trabalhar numa nova TV Sony, os nossos designers e engenheiros juntam-se para um tipo de reunião a que chamamos "shingy" no Japão.
"Conversamos, conversamos e conversamos. Depois desenhamos e escrevemos e construímos modelos e voltamos a conversar" disse Hirotaka Tako, diretor artístico principal da Sony, numa recente entrevista à Ars Technica. "É realmente o sistema único do estúdio de design da empresa. Mesmo para detalhes muito pequenos, como o raio do canto do suporte da X90C, por exemplo, juntamo-nos numa sala, apontamos uma falha e dizemos "devia ter mais 1 mm aqui". Este tipo de discussão é constante e é fundamental."
Através da deliberação e discussão permanentes de ideias, esta "shingy" é o catalisador secreto na base dos nossos televisores. Mas, na verdade, é apenas uma das numerosas ideias tradicionais japonesas que nos ajudam a criar e a inovar.
Durante mais de 2000 anos, os japoneses adotaram a arte do reducionismo, a ideia de fazer o melhor uso do espaço disponível, e, como tal, inspirou naturalmente a forma como abordamos o design e a engenharia. Em 1968, lançámos a KV-1310, a nossa primeira TV Trinitron, que utilizava tecnologia exclusiva da Sony para produzir imagens com o dobro da luminosidade das TV de máscara de sombras convencionais. A Trinitron tornou-se num sucesso tão grande que ganho um Emmy em 1973 e o seu sucesso ajudou-nos a desbravar caminho para nos tornarmos gigantes da tecnologia.
Depois, em 1996, chegou a KV-28SF5, a primeira TV da indústria tecnológica a incluir um ecrã plano, na horizontal e na vertical. Isto só foi possível graças ao tubo "Super Flat Trinitron", que nos permitiu melhorar significativamente a qualidade global e reduzir o tamanho. Desde então, criámos a Qualia 005 (a primeira TV do mundo com retroiluminação LED), a tecnologia Triluminos e o primeiro ecrã OLED, apenas para citar alguns, o que prova que a inovação nunca para.
Os japoneses também receberam inspiração direta pelos designs lineares que dominam o seu dia a dia, dos tapetes de Tatami às portas de correr. O aspeto sóbrio e elegante destes designs foi absorvido por todas as nossas TV, incluindo o nosso conceito recente "Geometria pura", que se centra em formas geométricas que se adaptam a qualquer ambiente.
Ao somar todas estas ideias, obtém o nosso modelo topo de gama, a BRAVIA® X90C. Com uma incrível imagem 4K e a nova plataforma Android TV, num visor de apenas 4,9 mm no seu ponto mais fino, é um exemplo único do reducionismo, e o design Geometria pura ganha vida com uma moldura minimalista e sóbria e um suporte triangular elegante.
Num vídeo para a Sony, Tako afirmou: "Procurámos a simplicidade [da Geometria pura] especialmente no design da BRAVIA® X90C. Ao ligar a TV, esta torna-se num quadro na parede, ou numa janela. Torna-se parte do espaço e da arquitetura que a rodeia. Quer todo o destaque mas, ao mesmo tempo, parece desaparecer".
Diz-se que somos um produto do que nos rodeia e, no nosso caso, esta afirmação está absolutamente certa. Como uma empresa cujas raízes estão firmemente plantadas em solo japonês, somos influenciados pela forma como os japoneses trabalham; pelas coisas que criam; e até pelos alimentos e bebidas que consomem. Tudo isto se conjuga no aspeto e na experiência de utilizador de cada um dos nossos televisores; e cria algo único e especial.