cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Sony dsc-hx400v

profile.country.PT.title
joauanva
Explorador

Sony dsc-hx400v

Bom dia,

Não sei se estarei a colocar a questão no sitio certo se não estiver desde já as minhas desculpas.

Comprei uma Sony dsc-hx400v, é a minha primeira máquina digital e como sou inexperiente neste ramo, fui consultar o manual da mesma. O que eu queria fazer não tem no manual, entretanto encontrei inserido na própria câmara a explicação. A verdade é que eu não compreendi nada. O que eu queria fazer era tirar uma fotografia com o fundo desfocado. Alguém me pode ajudar? E expliquem com linguagem bastante acessivel (sem termos técnicos, pois sou inexperiente na matéria). Desde já o meu muito obrigado.

13 RESPOSTAS 13
profile.country.PT.title
Joao_C
Moderator

Bom dia, @joauanva

É o sítio certo, claro que sim!
Há vários membros da comunidade que se dedicam à fotografia, usando modelos como aquele que indica, e poderão ajudar nessa questão.

De qualquer modo, e enquanto não há interacção de outros membros da comunidade, deixo aqui um link que poderá ajudar... http://pdf.crse.com/manuals/4457243511/PT/contents/03/03/04/04.html
Não se refere ao seu modelo de câmara, mas creio que haverá semelhanças na funcionalidade e entre os modelos.




profile.country.PT.title
joauanva
Explorador

Boa tarde, agradeço a sua resposta mas a solução não é adequada para este modelo, pois eu tentei os passos que diz no Manual do utilizador da Cyber-shot e não consegui fazer.

 

Agradecia se me pudesse auxiliar de uma forma diferente. Eu sou inexperiente e como tal, não sei termos técnicos, mas queria experimentar esta forma de tirar fotografia (desfocando o fundo).

 

Obrigado.

 
profile.country.PT.title
joauanva
Explorador

Boa tarde. É com alguma tristeza que digo porque têm um fórum onde ninguém responde nem dão soluções. Eu coloquei a minha questão há já algum tempo e até agora a resposta que obtive foi a sua. E essa não me resolveu a questão. Se existem muitas pessoas no fórum que utilizam este modelo porque não respondem. É pena eu querer fazer este efeito com a minha máquina e ninguém me sabe explicar. Pensava que o fórum seria para ajudar. A si obrigado por me ter respondido mas essa solução não dá.

profile.country.PT.title
huconce
Expert

Olá @joauanva

 

Lamento que não te tenham ajudado em tempo útil... Contudo espero ainda te ajudar..

 

O que pretendes fazer é o efeito ''Bokeh'',
Eu não tenho ideia se a HX400 tem esse efeito, mas nas cameras da Sony que tem isso basta ir a SCN na ''roda'' de selecção de cena, e estará la uma opção como ''Fundo Desfocado'' ou ''Defocus'', mas nem todas as maquinas trazem essa função por alguns factores (seja lente ou sensor).

Se a maquina não tiver essa função podes fazer uma coisa, que é aplicar muito Zoom, ficar quase ''colada'' ao objecto que queres tirar a foto, e deveras conseguir o efeito...

Se tudo isso não funcionar, só ''tratando'' a imagem no Photoshop ou algum programa parecido...

 

Cumprimentos

 

profile.country.PT.title
joauanva
Explorador

Bom dia. Muito obrigado pela resposta rápide e esclarecedora, mas

o efeito que tenho ao rodar o botão scn é o efeito Retrato que na descrição diz:

 

"Desfoca os fundos e foca o motivo.

Reproduz os tons suaves da pele.

Foca o olho + próximo da objectiva p/imagem viva."

 

Como conseguirei depois fazer esse efeito com esta descrição que mencionei acima. Obrigado.

profile.country.PT.title
huconce
Expert

Olá @joauanva

 

Sem problema...
Sim é mesmo isso ''Desfoca os fundos e foca o motivo'', no ecrã aparece os pontos de focagem (pontos verdes), basta teres esses pontos no objecto ou pessoa que queremos e a camera faz o resto.

 

Espero ter ajudado

 

Cumprimentos

profile.country.PT.title
joauanva
Explorador

Boa tarde.

 

Obrigado por me ir dando as dicas.

Entretanto eu fiz tudo isso mas o efeito não apareceu. Será mais alguma configuração que eu tenho de fazer? Terei que fazer algo na focagem? Não sei mesmo, como fazer... Desculpe ser persistente, mas gostaria imenso de conseguir realizar esse efeito. Obrigado.

profile.country.PT.title
huconce
Expert

Olá @joauanva

 

Desculpa de não responder mais cedo, estive ausente este fim de semana.

 

Não consigo ajudar mais sem ter a camera ''ao meu lado'', mas deixo aqui um video para melhor entender o que tem de fazer, acho que assim vai ser bem mais fácil.

 

Depois deixa o teu feedback.

 

Cumprimentos

profile.country.PT.title
joauanva
Explorador

Bom dia,

 

Mais uma vez obrigado pela sua explicação. Irei tentar para ver se desta vez consigo.

 

Depois direi se correu bem.