cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Sony Vaio VPC-F11 - Liga e desliga!

SOLUCIONADO
profile.country.pt_PT.title
Kyedis
Visitante

Sony Vaio VPC-F11 - Liga e desliga!

Eu ja tenho este Sony Vaio VPC-F11 há 3 anos. Pouco tempo antes de a garantia expirar, tive um problema com o disco rigido. Foi a arranjar, voltou "como novo". Passado uns 3 meses, começou a desligar-se. Como esta série veio com um problema de sobreaquecimento, eu pensei que fosse isso (e ainda penso que tenha alguma coisa a ver). Logo percebi que, ao ligar, se a ventoínha começasse a trabalhar, o pc arrancava; se a ventoínha não arrancasse, eu ja sabia quantos segundos levava para ele se desligar. No entanto, começou a piorar, e neste momento, ele liga, pede para fazer o restauro do sistema ou arrancar normalmente, qualquer opção que escolha, ao fim de 5 segundos desliga-se. E a ventoínha já não arranca. Não sei o que possa ser. Sou estudante universitário, de Arquitectura, de famila da extinta classe média. E este computador faz-me quase tanta falta como o oxigénio. Já o levei a um informático, ele não faz ideia do que seja. Se me pudessem ajudar, eu agradecia. Muito Obrigado!

1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites
profile.country.pt_PT.title
guggas
Visitante

De acordo apenas com o que dizes penso que o problema estará na ventoinha. Será que já testaram a ventoínha para saber se ela está em condições? Pode ser um problema simples! Eu faria o seguinte (enumero os pontos e entre cada um experimentava):

1. Limpar exteriormente a ventilação com um aspirador, existem muitos artigos na net sobre como fazer isso mas é só passar o aspirador ao longo das aberturas de ventilação, de todos os lados;

2. Se não resolver nada, e se te sentires à vontade em fazer o próximo passo, abre o computador (deves encontrar alguma informação de como o fazer procurando na net) até expores a ventoinha, dissipador, etc. e verifica se está muito sujo. Se estiver, com cuidado, aspira a ventoinha e o dissipador para tirar o lixo maior. Se possível, tira o dissipador e a ventoinha, limpa tudo e, depois de limpar a massa térmica, coloca nova e volta a montar (idealmente deverias aproveitar para testar a ventoinha a ver se trabalha se não, substitui).

3. Se ao testares a ventoinha funciona e tudo montado não funciona, o problema deve estar noutro local e será um bocado mais complicado de resolver...

Espero ter ajudado alguma coisa.

Ver solução na publicação original

2 RESPOSTAS 2
profile.country.pt_PT.title
guggas
Visitante

De acordo apenas com o que dizes penso que o problema estará na ventoinha. Será que já testaram a ventoínha para saber se ela está em condições? Pode ser um problema simples! Eu faria o seguinte (enumero os pontos e entre cada um experimentava):

1. Limpar exteriormente a ventilação com um aspirador, existem muitos artigos na net sobre como fazer isso mas é só passar o aspirador ao longo das aberturas de ventilação, de todos os lados;

2. Se não resolver nada, e se te sentires à vontade em fazer o próximo passo, abre o computador (deves encontrar alguma informação de como o fazer procurando na net) até expores a ventoinha, dissipador, etc. e verifica se está muito sujo. Se estiver, com cuidado, aspira a ventoinha e o dissipador para tirar o lixo maior. Se possível, tira o dissipador e a ventoinha, limpa tudo e, depois de limpar a massa térmica, coloca nova e volta a montar (idealmente deverias aproveitar para testar a ventoinha a ver se trabalha se não, substitui).

3. Se ao testares a ventoinha funciona e tudo montado não funciona, o problema deve estar noutro local e será um bocado mais complicado de resolver...

Espero ter ajudado alguma coisa.

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro Kyedis,

Bem-vindo ao forum da Sony...

Para além do que foi dito e no que diz respeito à massa térmica, escolher uma boa massa térmica, Artic Silver 5, por exemplo......

Cumprimentos