cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Sintonizar TDT

SOLUCIONADO
profile.country.pt_PT.title
fifas25
Visitante

Sintonizar TDT

Boa tarde

Tenho tv por cabo, mas gostaria de saber a opção de sintonizar a TDT: sintonia completa ou rapida e por antena ou por cabo. A minha tv é uma Sony Bravia KDL 32EX600.

Obrigado

1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro fifas25,

Terá de ter uma antena exterior UHF (ou interior, caso tenha cobertura indoor), orientada para o emissor TDT mais próximo da sua zona e utilizar a sintonia automática do seu equipamento.

Se preferir, poderá fazer uma sintonização manual. Nesse caso, deverá definir no seu equipamento a banda UHF e o canal adequado (67 - Portugal Continental)...

A sintonia é digital...

O serviço de Televisão Digital Terrestre é fornecido através do ar e necessita, por isso, de uma antena exterior de recepção para captar o sinal televisivo. Em alternativa, poderá ser utilizada uma antena interior, embora a cobertura indoor seja bastante mais limitada (antena interior)...

CONSELHOS DA SONY:

Neste guia, poderá encontrar ajuda sobre como diagnosticar erros e problemas de instalação e melhorar a recepção da televisão digital terrestre através da sua antena em todas as regiões que têm cobertura do serviço de televisão não encriptado DTT / DVB-T.
Encontrará também ajuda sobre como adicionar canais em falta e como e quando utilizar intensificadores de sinal.

A recepção de canais no seu televisor pode ser afectada por diversas condições, resultando nos seguintes erros ocasionais ou permanentes:

  • imagem com pouca qualidade
  • imagem parada
  • imagem bloqueada ou dividida
  • canais em falta
  • ausência total de recepção

Os sinais digitais são muito sensíveis à área de recepção e ao ambiente circundante e são causados principalmente pelos seguintes factores, especialmente quando a área tem uma recepção de sinal fraca:

  • utilização inadequada de amplificadores de antena (ou intensificadores de sinal)
  • instalação inadequada ou incorrecta da antena
  • cabos de má qualidade
  • transmissor de rádio próximo
  • campos eléctricos causados por aparelhos domésticos (interruptores de iluminação, computadores, termóstatos de aquecimento central, etc.) em sua casa ou na do seu vizinho
  • motociclos, automóveis ou aviões a passarem perto da sua casa
  • árvores altas
  • cabos mal ligados
  • mau tempo

Verifique a qualidade do sinal

Um sinal inferior a 50% poderá causar, em muitos casos, problemas de recepção. A maioria das caixas DVB permitem-lhe testar a qualidade do sinal. Consulte o manual de utilizador da sua caixa DVB.

Nos televisores Bravia com sintonizador digital, pode verificar a qualidade do sinal ao seguir o processo especificado no manual do utilizador do mesmo.

Problemas de antenas e recepção

O DVB é recebido através da antena do televisor, por isso quando souber que tem cobertura do serviço, tudo o que precisa de fazer é ligá-lo ao seu televisor digital ou a uma caixa digital (no caso de o televisor não ter um sintonizador digital) ou a um gravador de televisão digital. Para a maioria das pessoas, a antena actual irá funcionar, desde que esteja na posição correcta e em boas condições.

Em muitas regiões, é necessário uma actualização da antena de banda larga digital compatível para receber televisão digital terrestre. Uma actualização da antena de banda larga proporcionará portanto o acesso a serviços de televisão digital.

Se possível, opte por uma antena exterior em vez de uma antena interior. A instalação de uma antena interior levará a uma redução na força do sinal recebido, como resultado da altura inferior. As antenas de sótão e as antenas portáteis poderão funcionar em áreas onde há boa recepção, mas podem estar sujeitas a interferências eléctricas de outros aparelhos domésticos.

Contudo, se por alguma razão não puder colocar uma antena externa (se houver, por exemplo, uma ordem restritiva na escritura de uma propriedade que proíba a instalação externa), a colocação de uma antena de sótão de banda larga de ganho alto poderá ser a única opção viável.

No entanto, ao instalar antenas interiores no seu sótão pode obter um sinal fraco nas seguintes condições:

  • a antena tem que apontar através de paredes sólidas em vez das telhas no seu sótão. Como consequência, a atenuação do sinal pode ser muito mais elevada. Se estiver numa fila de casas e a antena tiver que apontar através de vários grupos de paredes e espaços de telhado
  • materiais para telhado de chumbo ou outros metais: materiais de telhado de folha metálica utilizados no sótão da sua propriedade
  • montanhas e edifícios altos: o percurso do sinal para o transmissor do televisor está parcial ou totalmente obstruído por montanhas ou edifícios próximos
  • árvores: o percurso para o transmissor do televisor passa através de árvores altas próximas. Neste caso, os problemas de recepção do televisor podem surgir apenas durante ventos fortes e tempestades quando as árvores se movem mais. As árvores podem também atenuar consideravelmente o sinal DTT, especialmente quando as folhas estão molhadas
  • lixo no sótão: a sua instalação da antena de sótão aponta através de um espaço de sótão de um vizinho que tem um sótão cheio de lixo ou o seu sótão tem muitos objectos metálicos perto do sítio de instalação da antena, o que pode dessintonizar a antena
  • tanques de água: a antena tem de ser instalada longe e atrás de tubos de tanques de água, que podem dessintonizá-la

Ausência ou perda de canais

Se não tem canais que deveria receber:

Em algumas regiões, o sinal de televisão digital terrestre DVB-T pode ser recebido de mais do que um transmissor DVB. Isto pode provocar problemas de instalação DVB, uma vez que o seu televisor irá tentar instalar os canais de televisão digital de ambas as regiões. Para evitar este problema, anote os números de canal UHF DVB-T multiplex (mux) do transmissor DTT preferido e instale-os manualmente.

Para continuar, faça uma instalação manual para cada um dos números de canal DVB-T UHF multiplex da sua região. Cada canal UHF DTT mux para a sua região deve ser inserido individualmente e todos os canais encontrados devem ser guardados no EPG. A instalação manual de canais DVB evita a instalação de multiplexes de fora da área dos transmissores DTT.

Para instalar manualmente canais, consulte o manual do utilizador do seu televisor.

DVB receivers specifications and connection

Se o seu televisor não tiver um sintonizador digital, tem de ligar um receptor DVB ao mesmo.

No entanto, certifique-se de que o seu receptor tem um modulador UHF incorporado. Tenha também atenção ao facto de que tem a capacidade de alimentar directamente um amplificador de distribuição do televisor de sótão se tiver outros televisores em casa.

Muitos receptores DVB não produzem sinal de saída RF modulado através das tomadas de "desvio UHF". Por esta razão, têm de estar ligados a um televisor utilizando o cabo Scart (Euro Connector). Nestes casos, se o seu televisor for antigo e não tiver um conector Scart, a televisão digital terrestre não poderá ser vista através da tomada de antena do televisor.

Neste caso, tem de utilizar um "modulador universal" para ver os canais DVB no seu televisor antigo. Ligue a antena à entrada do receptor DVB e a saída Scart ao modulador universal utilizando um cabo Scart, de seguida ligue o modulador universal à tomada de antena do televisor. Contacte o seu revendedor local para obter mais informações sobre moduladores universais.

Cable quality

Se utilizar um receptor DVB ligado ao televisor com um cabo coaxial ou scart, tenha em atenção a qualidade dos cabos que utiliza.

Cabo coaxial

Recomenda-se vivamente que utilize um cabo coaxial com dupla protecção para a antena de televisão digital.
Se a antena do seu televisor foi instalada há alguns anos, há uma grande probabilidade de o cabo coaxial utilizado só ter uma protecção e por isso não serve para a televisão digital.
Se tiver pré-instalado tomadas de televisão nas divisões, vale a pena inspeccioná-las, especialmente se a imagem DVB se dividir regularmente. Certifique-se de que todos os revestimentos das tomadas de televisão estão correctamente instalados e que utilizam cabos coaxiais com dupla protecção e que a protecção dos cabos coaxiais está ancorada na placa de ligação deterra.
A protecção extra que vem com o cabo de satélite moderno reduz muito o barulho ou interferência que se apanha ao longo do cabo que pode de outra forma resultar em problemas de recepção DTT, causando divisão nas imagens, pixelização ou imagens paradas.
Além disso, certifique-se de que o cabo conector está devidamente encaixado. Se o entrançado estiver em contacto com o condutor interior, o sinal será alterado.

Cabo Scart (Euro Connector)

Se utilizar uma caixa DVB com um dispositivo de ligação Scart, certifique-se de que consegue produzir sinais RGB, assumindo que o seu televisor suporta sinais RGB. Isto irá melhorar a imagem através do sinal PAL.
A interferência no televisor (TVI) provocada por diafonia num cabo Scart de fraca qualidade aparece frequentemente como uma imagem fraca em movimento de outro canal de televisão quando está a ver a Sky TV, DVB ou outra fonte através da tomada Scart do seu televisor (Euro Connector).

Causas da interferência do conector Scart

Muitas vezes, a fraca qualidade da imagem de entradas Scart deve-se à má qualidade dos cabos Scart e a cabos sem protecção O problema é mais facilmente detectado durante cenas mais escuras (de noite), que aparecem sob a forma de uma espécie de sombra fantasma de outro canal de televisão por baixo do canal que está a ser visto. A imagem fantasma interferente treme com alguma frequência e move-se de um lado para o outro. Em muitos casos, a interferência introduzida pelo conector scart pode ser suficiente para passar algum pormenor ou texto à imagem fantasma interferente conforme ela se move no ecrã. Muitas vezes a interferência é causada por outro canal de televisão analógica.
A solução para eliminar por completo a interferência por diafonia da entrada Scart e obter a melhor imagem RGB é comprar um cabo Scart com protecção individual e conector de qualidade.
Esta interferência dos conectores Scart pode afectar a televisão digital ou interferir quando reproduz DVD ou cassetes de vídeo, dependendo de como o cabo Scart está configurado para os periféricos. Infelizmente, os cabos Scart mal protegidos são fornecidos com quase todas as set top box de DVB. Na verdade, os cabos Scart de fraca qualidade podem sofrer interferências de vídeo e som desde que os fios nos cabos não estejam protegidos individualmente.
Para eliminar a diafonia nos conectores Scart, cada fio do cabo deve ter a sua protecção em alumínio para prevenir que apanhe sinais indesejados (diafonia) do fio mais próximo. Por isso, é importante que utilize apenas "cabos Scart protegidos individualmente" e não "protegidos globalmente".

Intensificadores de sinal & Amplificadores de topo de antena de televisão

Ao utilizar um intensificador de sinal DVB, vai reduzir a imunidade do televisor às interferências. Evite utilizá-los a não ser que seja expressamente necessário. A utilização de um intensificador de sinal com uma antena de fraca qualidade não substitui a colocação de uma antena de televisão digital exterior compatível de boa qualidade sem um amplificador.

Apesar de ser um mito popular, um intensificador de sinal montado perto do televisor não melhorará um mau sinal. Irá simplesmente amplificar a interferência.

Se precisa de utilizar um intensificador de sinal para melhorar a recepção DVB, deve utilizar um amplificador de topo de antena de televisão completamente protegido e compatível com a televisão digital terrestre e deve ser montado perto da antena (no topo da antena). Os amplificadores de topo de antena não protegidos são mais propícios a interferências.

Apenas os amplificadores de topo de antena conseguem compensar as perdas dos cabos coaxiais e melhorar genuinamente a qualidade do sinal de recepção DVB. Se utilizar um intensificador de sinal de televisão, deve ser colocado um filtro TVI entre a antena e o amplificador.

Nota:

Os amplificadores de antena de alto ganho podem tornar o seu televisor propenso a interferências (TVI) de transmissores de rádio próximos como antenas Tetra, centrais de táxis ou estações de rádio amadoras. A interferência é frequentemente o resultado de um amplificador de antena de fraca concepção, o que leva a uma sobrecarga do sinal.

Nestes casos, a colocação de um filtro entre a antena e o amplificador (topo de antena) costuma eliminar o problema. É pouco provável que a colocação de filtros de TVI no televisor ajude a resolver quaisquer problemas de interferência se um amplificador de antena estiver colocado na antena do seu televisor.

Para obter mais informações sobre filtros de interferência para televisores, contacte o seu revendedor local.

Surtos de interferências eléctricas

As interferências eléctricas surgem sob a forma de surtos luminosos de linhas brancas ou pontos numa imagem de televisão analógica e dura normalmente menos de um minuto. Pode causar divisões de imagem DVB temporárias.

As causas comuns para esta ocorrência podem ser um termóstato de aquecimento central, uma caldeira, uma ficha em mau estado, interruptores ou tomadas com defeito em sua casa e que estejam ligados à corrente. Verifique esta situação ao desligar temporariamente o aquecimento central ou água quente na altura em que a interferência eléctrica ocorrer para ver se o problema é resolvido.

É também possível que a propriedade de um vizinho seja a causa da interferência eléctrica. Garagens comerciais e Centros MOT podem ter aparelhos para soldar ligados à corrente, por exemplo, que podem criar níveis altos de interferência eléctrica.

A interferência eléctrica na recepção DVB será sempre pior com uma antena de televisão de sótão e será mais problemática quando o cabo coaxial utilizado não tiver dupla protecção e estiver perto da instalação eléctrica da casa. Para reduzir a interferência por impulso eléctrico na recepção DVB, utilize sempre o cabo coaxial de satélite com dupla protecção FT100 como conector e monte a antena do televisor afastada de cabos eléctricos de 240 V e da canalização do sótão.

Interferência de ignição de veículos

A interferência por impulso a partir dos sistemas de ignição dos veículos pode também causar um tipo de interferência por impulso significante, que pode causar problemas com a recepção DVB ao parar a imagem. O problema pode também afectar a recepção FM e DAB.

Quando sentir a interferência no televisor por impulso, assegure-se de que o cabo coaxial utilizado para alimentar a antena tem protecção dupla em todo o cabo. Se erguer a antena do televisor e voltar a posicioná-la o mais longe possível da fonte de interferência (i.e. próximo de estradas), a situação pode melhorar. Experimente também ligar à terra o entrançado do cabo coaxial no televisor.

Se viver perto de um aeroporto, os aviões ao passarem por perto da sua casa podem provocar interferências.

Cumprimentos

Ver solução na publicação original

5 RESPOSTAS 5
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro fifas25,

Em primeiro lugar precisa de saber se já tem cobertura no local onde mora...
Dê uma vista de olhos aqui...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
fifas25
Visitante

Caro V57...

Já fiz isso e sei que tenho cobertura. Embora eu tenha tv por cabo, tenho curiosidade em saber como sintonizar a TDT no Sony Bravia KDL 32EX600. Se fazemos na opção de sintonia completa ou rápida, se por antena ou cabo e se analogica ou digital.

Obrigado.

profile.country.pt_PT.title
fifas25
Visitante

Obrigado pela info. Fiquei elucidado.

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro fifas25,

Terá de ter uma antena exterior UHF (ou interior, caso tenha cobertura indoor), orientada para o emissor TDT mais próximo da sua zona e utilizar a sintonia automática do seu equipamento.

Se preferir, poderá fazer uma sintonização manual. Nesse caso, deverá definir no seu equipamento a banda UHF e o canal adequado (67 - Portugal Continental)...

A sintonia é digital...

O serviço de Televisão Digital Terrestre é fornecido através do ar e necessita, por isso, de uma antena exterior de recepção para captar o sinal televisivo. Em alternativa, poderá ser utilizada uma antena interior, embora a cobertura indoor seja bastante mais limitada (antena interior)...

CONSELHOS DA SONY:

Neste guia, poderá encontrar ajuda sobre como diagnosticar erros e problemas de instalação e melhorar a recepção da televisão digital terrestre através da sua antena em todas as regiões que têm cobertura do serviço de televisão não encriptado DTT / DVB-T.
Encontrará também ajuda sobre como adicionar canais em falta e como e quando utilizar intensificadores de sinal.

A recepção de canais no seu televisor pode ser afectada por diversas condições, resultando nos seguintes erros ocasionais ou permanentes:

  • imagem com pouca qualidade
  • imagem parada
  • imagem bloqueada ou dividida
  • canais em falta
  • ausência total de recepção

Os sinais digitais são muito sensíveis à área de recepção e ao ambiente circundante e são causados principalmente pelos seguintes factores, especialmente quando a área tem uma recepção de sinal fraca:

  • utilização inadequada de amplificadores de antena (ou intensificadores de sinal)
  • instalação inadequada ou incorrecta da antena
  • cabos de má qualidade
  • transmissor de rádio próximo
  • campos eléctricos causados por aparelhos domésticos (interruptores de iluminação, computadores, termóstatos de aquecimento central, etc.) em sua casa ou na do seu vizinho
  • motociclos, automóveis ou aviões a passarem perto da sua casa
  • árvores altas
  • cabos mal ligados
  • mau tempo

Verifique a qualidade do sinal

Um sinal inferior a 50% poderá causar, em muitos casos, problemas de recepção. A maioria das caixas DVB permitem-lhe testar a qualidade do sinal. Consulte o manual de utilizador da sua caixa DVB.

Nos televisores Bravia com sintonizador digital, pode verificar a qualidade do sinal ao seguir o processo especificado no manual do utilizador do mesmo.

Problemas de antenas e recepção

O DVB é recebido através da antena do televisor, por isso quando souber que tem cobertura do serviço, tudo o que precisa de fazer é ligá-lo ao seu televisor digital ou a uma caixa digital (no caso de o televisor não ter um sintonizador digital) ou a um gravador de televisão digital. Para a maioria das pessoas, a antena actual irá funcionar, desde que esteja na posição correcta e em boas condições.

Em muitas regiões, é necessário uma actualização da antena de banda larga digital compatível para receber televisão digital terrestre. Uma actualização da antena de banda larga proporcionará portanto o acesso a serviços de televisão digital.

Se possível, opte por uma antena exterior em vez de uma antena interior. A instalação de uma antena interior levará a uma redução na força do sinal recebido, como resultado da altura inferior. As antenas de sótão e as antenas portáteis poderão funcionar em áreas onde há boa recepção, mas podem estar sujeitas a interferências eléctricas de outros aparelhos domésticos.

Contudo, se por alguma razão não puder colocar uma antena externa (se houver, por exemplo, uma ordem restritiva na escritura de uma propriedade que proíba a instalação externa), a colocação de uma antena de sótão de banda larga de ganho alto poderá ser a única opção viável.

No entanto, ao instalar antenas interiores no seu sótão pode obter um sinal fraco nas seguintes condições:

  • a antena tem que apontar através de paredes sólidas em vez das telhas no seu sótão. Como consequência, a atenuação do sinal pode ser muito mais elevada. Se estiver numa fila de casas e a antena tiver que apontar através de vários grupos de paredes e espaços de telhado
  • materiais para telhado de chumbo ou outros metais: materiais de telhado de folha metálica utilizados no sótão da sua propriedade
  • montanhas e edifícios altos: o percurso do sinal para o transmissor do televisor está parcial ou totalmente obstruído por montanhas ou edifícios próximos
  • árvores: o percurso para o transmissor do televisor passa através de árvores altas próximas. Neste caso, os problemas de recepção do televisor podem surgir apenas durante ventos fortes e tempestades quando as árvores se movem mais. As árvores podem também atenuar consideravelmente o sinal DTT, especialmente quando as folhas estão molhadas
  • lixo no sótão: a sua instalação da antena de sótão aponta através de um espaço de sótão de um vizinho que tem um sótão cheio de lixo ou o seu sótão tem muitos objectos metálicos perto do sítio de instalação da antena, o que pode dessintonizar a antena
  • tanques de água: a antena tem de ser instalada longe e atrás de tubos de tanques de água, que podem dessintonizá-la

Ausência ou perda de canais

Se não tem canais que deveria receber:

Em algumas regiões, o sinal de televisão digital terrestre DVB-T pode ser recebido de mais do que um transmissor DVB. Isto pode provocar problemas de instalação DVB, uma vez que o seu televisor irá tentar instalar os canais de televisão digital de ambas as regiões. Para evitar este problema, anote os números de canal UHF DVB-T multiplex (mux) do transmissor DTT preferido e instale-os manualmente.

Para continuar, faça uma instalação manual para cada um dos números de canal DVB-T UHF multiplex da sua região. Cada canal UHF DTT mux para a sua região deve ser inserido individualmente e todos os canais encontrados devem ser guardados no EPG. A instalação manual de canais DVB evita a instalação de multiplexes de fora da área dos transmissores DTT.

Para instalar manualmente canais, consulte o manual do utilizador do seu televisor.

DVB receivers specifications and connection

Se o seu televisor não tiver um sintonizador digital, tem de ligar um receptor DVB ao mesmo.

No entanto, certifique-se de que o seu receptor tem um modulador UHF incorporado. Tenha também atenção ao facto de que tem a capacidade de alimentar directamente um amplificador de distribuição do televisor de sótão se tiver outros televisores em casa.

Muitos receptores DVB não produzem sinal de saída RF modulado através das tomadas de "desvio UHF". Por esta razão, têm de estar ligados a um televisor utilizando o cabo Scart (Euro Connector). Nestes casos, se o seu televisor for antigo e não tiver um conector Scart, a televisão digital terrestre não poderá ser vista através da tomada de antena do televisor.

Neste caso, tem de utilizar um "modulador universal" para ver os canais DVB no seu televisor antigo. Ligue a antena à entrada do receptor DVB e a saída Scart ao modulador universal utilizando um cabo Scart, de seguida ligue o modulador universal à tomada de antena do televisor. Contacte o seu revendedor local para obter mais informações sobre moduladores universais.

Cable quality

Se utilizar um receptor DVB ligado ao televisor com um cabo coaxial ou scart, tenha em atenção a qualidade dos cabos que utiliza.

Cabo coaxial

Recomenda-se vivamente que utilize um cabo coaxial com dupla protecção para a antena de televisão digital.
Se a antena do seu televisor foi instalada há alguns anos, há uma grande probabilidade de o cabo coaxial utilizado só ter uma protecção e por isso não serve para a televisão digital.
Se tiver pré-instalado tomadas de televisão nas divisões, vale a pena inspeccioná-las, especialmente se a imagem DVB se dividir regularmente. Certifique-se de que todos os revestimentos das tomadas de televisão estão correctamente instalados e que utilizam cabos coaxiais com dupla protecção e que a protecção dos cabos coaxiais está ancorada na placa de ligação deterra.
A protecção extra que vem com o cabo de satélite moderno reduz muito o barulho ou interferência que se apanha ao longo do cabo que pode de outra forma resultar em problemas de recepção DTT, causando divisão nas imagens, pixelização ou imagens paradas.
Além disso, certifique-se de que o cabo conector está devidamente encaixado. Se o entrançado estiver em contacto com o condutor interior, o sinal será alterado.

Cabo Scart (Euro Connector)

Se utilizar uma caixa DVB com um dispositivo de ligação Scart, certifique-se de que consegue produzir sinais RGB, assumindo que o seu televisor suporta sinais RGB. Isto irá melhorar a imagem através do sinal PAL.
A interferência no televisor (TVI) provocada por diafonia num cabo Scart de fraca qualidade aparece frequentemente como uma imagem fraca em movimento de outro canal de televisão quando está a ver a Sky TV, DVB ou outra fonte através da tomada Scart do seu televisor (Euro Connector).

Causas da interferência do conector Scart

Muitas vezes, a fraca qualidade da imagem de entradas Scart deve-se à má qualidade dos cabos Scart e a cabos sem protecção O problema é mais facilmente detectado durante cenas mais escuras (de noite), que aparecem sob a forma de uma espécie de sombra fantasma de outro canal de televisão por baixo do canal que está a ser visto. A imagem fantasma interferente treme com alguma frequência e move-se de um lado para o outro. Em muitos casos, a interferência introduzida pelo conector scart pode ser suficiente para passar algum pormenor ou texto à imagem fantasma interferente conforme ela se move no ecrã. Muitas vezes a interferência é causada por outro canal de televisão analógica.
A solução para eliminar por completo a interferência por diafonia da entrada Scart e obter a melhor imagem RGB é comprar um cabo Scart com protecção individual e conector de qualidade.
Esta interferência dos conectores Scart pode afectar a televisão digital ou interferir quando reproduz DVD ou cassetes de vídeo, dependendo de como o cabo Scart está configurado para os periféricos. Infelizmente, os cabos Scart mal protegidos são fornecidos com quase todas as set top box de DVB. Na verdade, os cabos Scart de fraca qualidade podem sofrer interferências de vídeo e som desde que os fios nos cabos não estejam protegidos individualmente.
Para eliminar a diafonia nos conectores Scart, cada fio do cabo deve ter a sua protecção em alumínio para prevenir que apanhe sinais indesejados (diafonia) do fio mais próximo. Por isso, é importante que utilize apenas "cabos Scart protegidos individualmente" e não "protegidos globalmente".

Intensificadores de sinal & Amplificadores de topo de antena de televisão

Ao utilizar um intensificador de sinal DVB, vai reduzir a imunidade do televisor às interferências. Evite utilizá-los a não ser que seja expressamente necessário. A utilização de um intensificador de sinal com uma antena de fraca qualidade não substitui a colocação de uma antena de televisão digital exterior compatível de boa qualidade sem um amplificador.

Apesar de ser um mito popular, um intensificador de sinal montado perto do televisor não melhorará um mau sinal. Irá simplesmente amplificar a interferência.

Se precisa de utilizar um intensificador de sinal para melhorar a recepção DVB, deve utilizar um amplificador de topo de antena de televisão completamente protegido e compatível com a televisão digital terrestre e deve ser montado perto da antena (no topo da antena). Os amplificadores de topo de antena não protegidos são mais propícios a interferências.

Apenas os amplificadores de topo de antena conseguem compensar as perdas dos cabos coaxiais e melhorar genuinamente a qualidade do sinal de recepção DVB. Se utilizar um intensificador de sinal de televisão, deve ser colocado um filtro TVI entre a antena e o amplificador.

Nota:

Os amplificadores de antena de alto ganho podem tornar o seu televisor propenso a interferências (TVI) de transmissores de rádio próximos como antenas Tetra, centrais de táxis ou estações de rádio amadoras. A interferência é frequentemente o resultado de um amplificador de antena de fraca concepção, o que leva a uma sobrecarga do sinal.

Nestes casos, a colocação de um filtro entre a antena e o amplificador (topo de antena) costuma eliminar o problema. É pouco provável que a colocação de filtros de TVI no televisor ajude a resolver quaisquer problemas de interferência se um amplificador de antena estiver colocado na antena do seu televisor.

Para obter mais informações sobre filtros de interferência para televisores, contacte o seu revendedor local.

Surtos de interferências eléctricas

As interferências eléctricas surgem sob a forma de surtos luminosos de linhas brancas ou pontos numa imagem de televisão analógica e dura normalmente menos de um minuto. Pode causar divisões de imagem DVB temporárias.

As causas comuns para esta ocorrência podem ser um termóstato de aquecimento central, uma caldeira, uma ficha em mau estado, interruptores ou tomadas com defeito em sua casa e que estejam ligados à corrente. Verifique esta situação ao desligar temporariamente o aquecimento central ou água quente na altura em que a interferência eléctrica ocorrer para ver se o problema é resolvido.

É também possível que a propriedade de um vizinho seja a causa da interferência eléctrica. Garagens comerciais e Centros MOT podem ter aparelhos para soldar ligados à corrente, por exemplo, que podem criar níveis altos de interferência eléctrica.

A interferência eléctrica na recepção DVB será sempre pior com uma antena de televisão de sótão e será mais problemática quando o cabo coaxial utilizado não tiver dupla protecção e estiver perto da instalação eléctrica da casa. Para reduzir a interferência por impulso eléctrico na recepção DVB, utilize sempre o cabo coaxial de satélite com dupla protecção FT100 como conector e monte a antena do televisor afastada de cabos eléctricos de 240 V e da canalização do sótão.

Interferência de ignição de veículos

A interferência por impulso a partir dos sistemas de ignição dos veículos pode também causar um tipo de interferência por impulso significante, que pode causar problemas com a recepção DVB ao parar a imagem. O problema pode também afectar a recepção FM e DAB.

Quando sentir a interferência no televisor por impulso, assegure-se de que o cabo coaxial utilizado para alimentar a antena tem protecção dupla em todo o cabo. Se erguer a antena do televisor e voltar a posicioná-la o mais longe possível da fonte de interferência (i.e. próximo de estradas), a situação pode melhorar. Experimente também ligar à terra o entrançado do cabo coaxial no televisor.

Se viver perto de um aeroporto, os aviões ao passarem por perto da sua casa podem provocar interferências.

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Disponha sempre...

Cumprimentos