cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Sony 43XF85 - Definições de Imagem

profile.country.PT.title
TNunes
Membro

Sony 43XF85 - Definições de Imagem

Viva,

 

Adquiri recentemente um televisor 43XF85 e estou com algumas dificuldades em acertar com a imagem, nomeadamente em 2 pontos:

 

1 - Níveis de "preto": É um facto que este ecrã, sendo IPS (ao contrário do que acontecia com o modelo de 2017 que tinha um ecrã VA) tem mais dificuldade com os *****, no entanto, parecem-me pouco aceitáveis os fracos niveis de preto que consegue, nomeadamente em imagens escuras, sendo que, até ao momento, a unica forma que permite contornar, em parte, a situação, é colocar o contraste dinamico no máximo o que provoca "flashes" na imagem com constantes aumentos e reduções de claridade. Este problema leva ao segundo ponto:

 

2 - Contraste dinamico: Parecem-me bastante exageradas as diferenças de luminosidade com o contraste dinamico ligado (mesmo no minimo), especialmente em conteudos HDR, chegando ao ponto de ser incomodativo. Estaremos perante algum bug de software?

 

Já experimentei seguir vários guias de configuração de imagem, mas até agora, sem grande sucesso.

 

A televisao esta instalada num quarto, pelo que, em muitas ocasioes, está ás escuras

 

Alguma sugestao?


Grato

3 RESPOSTAS 3
profile.country.PT.title
huconce
Expert

Desculpa a demora neste assunto...

 

Sim a XF85 tem um painel IPS, que comparando com o painel VA da tua XF90 o contraste nativo da XF85 é inferior...

Logo nisso não ajuda, depois a XF85 é edge-LED e a XF90 é Full Array LED, a XF90 vai ter mais zonas de controlo que a XF85 isso reflecte em menos ''blooming'' (os tais "flashes") que deves notar principalmente quando aparecem legendas, certo?

Ambas tem Local diming, mas claro que como disse Full LED vai ter mais zonas e controlar a luz muito melhor.

 

Eu pessoalmente desligo ou tenho ligado no mínimo todo que seja contrastes dinâmicos, processamento de imagem etc... Estas coisas ajudam, mas não é preciso com muita intensidade.

Uso também o modo de imagem Cinema em Casa, brilho 15-20 (depende se dia ou noite), contraste 90, gamma -1, aconselho a tentares o mesmo a ver se ajuda, se precisares das configurações todas diz-me.

 

Em HDR a TV puxa tudo ao máximo, mas ainda assim podes ajustar o brilho para não se tão intenso.

 

Cumprimentos

Hugo C.

profile.country.PT.title
TNunes
Membro

Viva

 

Basicamente, sao essas as definições que tenho, depois com ajustes de cor a "gosto"

 

A comparação que fiz com o modelo de 2017 era para a XE85 (que é edge-lit tal como a XF85) e nao a XE90. Efetivamente, da XE85 para a XF85 houve um downgrade por causa do ecrã IPS em vez do VA...o que nao é, a meu ver, compreensivel!

profile.country.PT.title
huconce
Expert

Não será downgrade... São opções que a marca faz, se bem que concordo com o que dizes...

Já na altura da X8505c (VA) e no ano seguinte foi lançada a XD8505 (IPS), e também senti o mesmo, mas o IPS é melhor em ângulos de visão mais apertados em comparação com o VA..