cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Como manter as suas fotografias vivas com a harmonia entre cores

Emily_F
Participante
Participante
621  Visualizações
 

 

Author: Sony Europe

Algumas cores combinam na perfeição em fotografias, enquanto outras não deveriam nunca estar juntas. Existe uma ciência por detrás da combinação de cores que é conhecida como "harmonia entre cores".  

 

A harmonia entre cores é baseada na "roda de cores", um ponto de referência ilustrativo inventado por Sir Isaac Newton em 1706. Ao olhar para as cores de uma fotografia e descobrir onde se encontram na roda, é fácil identificar se existe ou não harmonia entre elas.

 

colour wheel.jpg

 

Existem vários tipos de harmonia entre cores. Cada um deles é fácil de identificar e todos chamam a atenção de diferentes formas.

 

A harmonia entre cores "Monocromática" utiliza sombras da mesma cor para criar um aspeto e sensação suave e de gradiente, enquanto a técnica "análoga" utiliza cores que estão próximas na roda de cores. A harmonia entre cores "Complementar" utiliza duas cores de lados opostos e oferece maior contraste, enquanto a variação "tríade" utiliza três cores diferentes de pontos espaçados uniformemente para uma fotografia vívida e complexa.

 

Colour-Harmony.jpg

 

Para alcançar os melhores resultados, um bom fotógrafo deve considerar a harmonia entre cores ainda antes de ligar a câmara. Pensa acerca das cores que vê, se existe harmonia entre elas e como pode evidenciar essa harmonia nas suas fotografias.

 

Por vezes, uma cena pode parecer harmoniosa quando olha para ela e, no entanto, independentemente da qualidade do sensor da câmara não conseguirá traduzi-la em termos de processamento de cor, bem como de luz e sombras. Em situações como esta, utilizar o HDR - High Dynamic Range (elevada gama dinâmica) poderá ajudá-lo.

 

HDR.jpg

 

Ao tirar várias fotografias com diferentes exposições e fundi-las numa única fotografia, o HDR permite-lhe captar uma gama dinâmica mais elevada, o que por sua vez lhe permite obter mais cor na fotografia. Podem ser perdidos dados se existirem áreas com demasiada luz ou demasiadas sombras numa fotografia e o HDR é a forma ideal para restaurar estes dados e dar novamente vida à sua fotografia.

 

No entanto, as imagens muito processadas com o HDR também podem adicionar informações de cor não pretendidas que podem tornar as suas imagens elétricas ou "lamacentas". Por isso, se está a processar HDR com um software no computador (em vez de ser a sua câmara a fazer o trabalho), é recomendável perder algum tempo a garantir que existe harmonia entre cores e que fornecem um reflexo real da cena que fotografou.

 

A cor é um elemento vital da fotografia. Reservar algum tempo para considerar a harmonia entre cores antes de premir o botão do obturador pode fazer uma grande diferença no seu trabalho.

 

blogid0018