cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Conheça a vencedora do nosso concurso de fotografia

profile.country.DE.title
Peter_S.
Genius
405  Visualizações

A fotografia não é a minha única paixão.

Fiz 70 anos recentemente. Faço filmes de animação e trabalho muito arduamente para os ter prontos para os festivais de cinema.

 

http://www.danielzagorski.com/

 

Fiz muitas coisas extremas e loucas ao longo da minha vida. Construí e pilotei asas-delta e motoplanadores. Em 1991, ganhei o campeonato de motoplanador da Polónia. Percorri a maioria das montanhas da Polónia em bicicleta, participei em maratonas de ciclismo de montanha e também era muito ativo nos meus dias de "pioneiro" (uma antiga organização juvenil polaca semelhante aos escuteiros).

 

Enquanto artista gráfico, tenho a minha própria oficina onde trabalho em gravuras, água-tinta, meia-tinta, litografia e linoleogravura.

 

A fotografia esteve sempre presente na minha vida. O meu pai era fotógrafo amador e passei muitas horas com ele na câmara escura, desde tenra idade. Comecei as minhas aventuras com uma câmara analógica. Na altura, só havia uma opção: a Zenit, uma câmara produzida na União Soviética. Mais tarde, utilizei a Praktica, oriunda da RDA, com a lente de 20 mm, a minha favorita. Até hoje, utilizo a lente de 42 mm PENTACON 1:1.8 50 mm.Também utilizei uma câmara de fole com filme de 9 x 14 cm e uma Pentacon 6 x 6, que levei para as montanhas Tatra com as suas pesadas lentes de 35 mm e 180 mm, como quando andei pelas montanhas Świnica e Rysy...

 

Daniel Zagorski.jpg

 

Mais tarde, enveredei pelos gráficos de computador e depois vieram os filmes de animação em 3D.

 

Durante todo este tempo, utilizei uma câmara agora digital, a Canon 550D, com a qual também fiz filmes premiados em festivais, tal como o "Interpretations", um filme sobre um pintor, feito em animação 3D.

 

A fotografia que ganhou o concurso pertencia a uma série de autorretratos. Abaixo, estão algumas imagens desse ciclo.

 

Daniel Zagorski 2.jpg

 

Foram criadas numa divisão de 13 metros quadrados na casa onde vivo (não tenho um estúdio). As fotografias foram tiradas contra um fundo preto e iluminadas com dois flashes e dois guarda-chuvas. Utilizei a câmara Canon 550D com uma lente de kit de 18-55 mm, na escuridão total, acionada por um telecomando de infravermelhos. Para completar, utilizei um objeto tridimensional feito por mim. Inspirei-me na procura de uma nova expressão através da fotografia. A criação de mundos virtuais é semelhante à fotografia de estúdio e a combinação destes dois mundos foi bem-sucedida porque as técnicas de 3D já atingiram o nível de realismo fotográfico.

 

O meu "filho da Internet", Arkadiusz Makowski, vencedor de concursos da National Geographic, obrigou-me a enviar o meu trabalho para o concurso. Disse: "Também deves enviar alguma coisa, porque eu vou enviar... Vais aprender como se faz :)".

 

Fiquei incrivelmente surpreendido quando recebi a mensagem a dizer que tinha ganho, especialmente porque tenho muitos planos de filmes para o ano e estava à procura de uma câmara. O projeto chama-se "DEDAL & IKAR" e a câmara tem de ter a mesma qualidade de um drone 4K, algo que a minha Canon histórica não tem.

 

Eis uma ligação para o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=ODFdZVLUez4&t=2s

 

Raramente envio trabalho para concursos de fotografia. Em vez disso, concentro-me em enviar filmes para os festivais.

 

É evidente que o aspeto mais importante é a imaginação e a vontade de concluir projetos, mesmo que seja necessário fazer muitas concessões e trabalhar com um orçamento "0".

 

Quando estava na dúvida sobre fazer ou não filmes de animação, o meu professor de gravura disse-me: "Bagiński fez «A Cathedral», portanto, tu também és capaz". E foi um conselho tão útil que até eu o dou sempre.

 

A maioria dos projetos, incluindo um filme de animação com a duração de uma hora, é feita por mim sem fundos, a trabalhar 14 horas por dia. Um filme de uma hora demora 3 anos e meio a criar e filmar.

 

A fotografia está sempre presente em todos os meus projetos, porque foi através dela que aprendi a compor uma imagem e a trabalhar com a cor. Também me mostrou que o aspeto mais importante é a imaginação e todos os aspetos técnicos permitem-me materializá-la.

1 Comentário