cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Hawk-Eye – a tecnologia de desporto que deve conhecer

profile.country.GB.title
_J.G.M_
Community Team
Community Team
1.076  Visualizações

Hawk Eye.jpg

 

No mundo do desporto profissional, há momentos que acontecem com muita rapidez ou que não podem ser acompanhados pelo olho humano. É aqui que entra em ação a tecnologia Hawk-Eye.

 

O que é a tecnologia Hawk-Eye?

 

As duas principais funcionalidades que a tecnologia Hawk-Eye fornece são a deteção da bola e a repetição de vídeo SMART (Synchronised Multi-Angle Replay Technology).

 

A tecnologia de deteção da bola foi integrada em vários serviços, incluindo ELC (Electronic Line Calling) e GLT (Goal Line Technology), e a repetição de vídeo SMART foi adotada pelos VARs (Video Assistant Referees) no futebol e TMO (Television Match Officials) no râguebi.

 

Como nasceu esta inovação?

 

Paul Hawkins, o fundador da Hawk-Eye, criou este conceito de deteção da bola (com base em tecnologia de deteção de mísseis) em 2001. Inicialmente, esta tecnologia foi desenvolvida para melhorar a experiência dos espetadores do críquete, mas rapidamente se expandiu para um grande número de modalidades de bola, incluindo o ténis, futebol, badminton e voleibol.

 

Em 2006, a tecnologia Hawk-Eye ganha fama global após a introdução do Challenge System em competições de ténis internacionais. Com a implementação da tecnologia Hawk-Eye, um jogador pode desafiar a decisão de um árbitro de cadeira e, em poucos segundos, a trajetória de uma bola a alta velocidade e o ponto preciso em que toca no chão podem ser analisados com precisão através de vídeo gravado por múltiplas câmaras à volta do court.

 

O Hawk-Eye tornou-se numa empresa do Grupo Sony em 2011.

 

Como funciona a deteção da bola?

 

Usando o cenário de cima como exemplo, o processamento de visão 2D ótico encontra o centro da bola, a triangulação 3D modela a trajetória da bola ao longo do tempo e, tipicamente, entre oito e doze câmaras com frequências de fotogramas até 340 fotogramas por segundo gravam o jogo. Os dados captados são transmitidos para um sistema de controlo central que fornece vários serviços em tempo real, incluindo soluções de arbitragem, melhorias na qualidade da transmissão e fluxos de dados.

 

Como funciona a repetição de vídeo SMART?

 

Se é um fã de futebol, já está familiarizado com a tecnologia de repetição de vídeo SMART, pois é uma ferramenta popular no sistema VAR utilizado no futebol.

 

Esta tecnologia codifica vídeo até 340 fotogramas por segundo em tempo real com mínima degradação da imagem e codifica várias resoluções para que o dispositivo de emissão possa selecionar o tamanho de vídeo proxy ideal "por fotograma". Anteriormente, a mesma filmagem teria de ser enviada para todas as partes envolvidas, mas com a repetição SMART, os árbitros, pessoal médico e jornalistas podem aceder às cenas de que precisam individualmente, a partir de qualquer ângulo, ao mesmo tempo, sem necessidade de outro equipamento ou de operadores.

 

Como é que a tecnologia Hawk-Eye está a ser utilizada para apoiar a indústria do desporto no contexto da COVID-19?

 

O sistema de "Line calling" em tempo real do Hawk-Eye (Hawk-Eye Live) é atualmente atualizado em vários torneios internacionais de ténis para eliminar a necessidade de juízes de linha no court. O objetivo não é substituir os árbitros de cadeira e juízes, mas sim facilitar a sua função e ajudá-los a manter o distanciamento social e limitar a disseminação da COVID-19.

 

Após o início da pandemia de COVID-19, o Hawk-Eye também começou a fornecer serviços de repetição remota, permitindo que um operador de repetição utilize o sistema a partir de casa para transições de transmissão em direto.

 

Nos jogos de golfe, um sistema que liga dados oficiais a feeds de vídeo e que identifica automaticamente o golfista a cada buraco, permitindo aos operadores saltar rapidamente para o feed de vídeo que pretendem repetir. Isto e o facto de que o operador pode agora realizar repetições de emissão a partir de casa com uma ligação de Internet de consumidor de 10 Mbps transforma os fluxos de trabalho da indústria.

 

O que reserva o futuro para o Hawk-Eye?

 

A tecnologia Hawk-Eye é atualmente utilizada em mais de 20 modalidades desportivas, não apenas em modalidades com bola, mas também no atletismo e até no desporto motorizado. A deteção da bola começou agora a ser utilizada na análise de estratégia e no scouting e está a ser considerada a visualização multiângulo para jogos transmitidos em televisão e em vídeo.

 

Graças a esta fantástica inovação, as possibilidades são infinitas, possibilitando a aplicação das tecnologias emergentes de novas e diferentes formas para gerar valor para profissionais do desporto, produtores e fãs em todo o mundo.

 

Onde considera que esta tecnologia pode ser utilizada a seguir?

 

Este artigo foi adaptado de outro artigo em Sony.net. O original está disponível aqui: https://www.sony.net/SonyInfo/technology/stories/Hawk-Eye/