cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Não será exagerada a obsessão dos filmes pelo laranja e verde azulado?

Laetitia_A
Participante
Participante
931  Visualizações
 

 

Author: Sony Europe

chappie.jpg

 

Desde que os filmes passaram da gravação analógica para a digital, a arte da correção da cor durante a pós-produção permite aos realizadores e coloristas alterar a sensação do seu trabalho, pela aplicação de filtros e manipulação dos tons. O uso intensivo de tons de sépia pelos Irmãos Coen no seu filme de 2000 Irmão, onde estás? é muitas vezes referido como um dos primeiros exemplos.

 

Desde então, tem-se verificado um aumento estável no número de filmes que se apoiam em duas cores específicas: o verde azulado e o laranja. Mad Max. Os Vingadores. Quase todos os filmes de Michael Bay. Depois de repararmos nisso, já não vamos esquecer.

 

o brother.jpg

 Where Art you? (2000). 

 

transformers.jpg

Transformers (2007). 

 

Esta revolução a dois tons suscitou um debate aceso tanto entre realizadores como entre fãs, mas antes de aprofundarmos o assunto temos de entendera razão pela qual estas cores são tão utilizadas.

 

Por que razão verde azulado e laranja funciona

 

A resposta pode ser encontrada na harmonia entre cores. O laranja e o verde azulado encontram-se em lados opostos da roda das cores, tornando-as cores "complementares" e, quando combinadas, o contraste pode fazê-las "saltar" da imagem e dar-lhes vida.

 

A manipulação das cores também pode ser utilizada de forma inteligente para chamar a atenção para os aspetos importantes de um filme. Nesta imagem, o laranja ajuda a acentuar os tons da pele ou as explosões num filme de ação, enquanto o verde azulado é geralmente utilizado para sombras e fundos, acentuando o contraste ao resto da imagem.

 

total recall.jpg

Total Recall (2012).   

 

Para além destas vantagens visuais, os realizadores podem escolher utilizar esta classificação de cores por razões conceptuais. Num artigo sobre o mesmo assunto, a TV Tropes escreve: "(...) o laranja fogo e o azul frio estão fortemente associados a conceitos opostos: fogo e gelo, solo e ar, terra e mar, dia e noite, humanismo investido vs. indiferença elegante, explosões à moda antiga vs. temas de ciência futurista."

 

Por que razão não funciona

 

No entanto, há um igual número de pessoas que discordam totalmente desta moda. Alguns veem-na como apenas uma forma de hipérbole visual, um exagero de cores e contraste numa tentativa de tornar tudo o mais vívido possível. O website Film Junk escreve: "Se faz parte do grupo que acredita que os maiores estúdios ficaram sem ideias para guiões, agora pode juntar-se ao grupo que acredita que os estúdios também ficaram sem ideias para cores."

 

A consequência desta forte persistência de pintar tudo de verde azulado e laranja é que agora este tornou-se o "aspeto" típico dos filmes. Quase tudo o que sai de Hollywood tem a mesma gradação de cores, e esta moda pode levar os realizadores e coloristas a tornarem-se preguiçosos nas suas tentativas de manter a audiência interessada.

 

tom hardy.jpg

Mad Max: Fury Road (2015).  

 

Outros consideram-na apenas inútil. Os filmes sempre utilizaram a técnica de cores complementares. Portanto, qual é a vantagem de manipular as cores ainda mais? A frase "não mexas no que está bem" nunca foi tão pertinente.

 

Já ouviu opiniões de outras pessoas, mas qual é a sua? Fica impressionado com o verde azulado e o laranja, ou isto fez com que deixasse de ir ao cinema? Deixe o seu comentário no espaço abaixo.

 

blogid0020