cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Por trás da fotografia: Murat Pulat

profile.country.GB.title
_J.G.M_
Community Team
Community Team
247  Visualizações

Murat Pulat é um fotógrafo documental sediado em Istambul que tira fotografias desde a sua adolescência. Documentar as interações humanas e a própria vida tem sido o aspeto mais atrativo da fotografia para ele, e com a empatia que tem e a forma precisa e orientada para os detalhes da vida, criou muitas imagens premiadas.

A fotografia que escolhemos para a edição deste mês de "Por trás da fotografia" é tão rica em cor, movimento e emoção, que quase parece uma pintura. Aqui, Murat conta-nos a história por detrás dela.

Murat PulatMurat Pulat

"A minha primeira experiência real sem espelhos foi em 2015. Utilizei a a7 II para fotografia de rua. Foi fantástico para focagem rápida, imagens nítidas, desempenho do ISO, estabilização, etc., mas queria um teste de campo mais intenso em condições extremas.

Foi então que me deparei com o festival das cores Color Sky 5K em İzmir por mero acaso na Internet.

O Color Sky 5K é como o Holi Fest na Índia; com propósitos diferentes, claro, mas semelhante em termos de atirar tinta em pó à base de fruta para todo o público. Ouvi falar muito do Holi Fest, mas nunca lá fui, por isso não tinha experiência, e todos sabemos que a experiência num cenário de fotografia é o mais importante. Por isso, decidi candidatar-me ao evento como fotógrafo, mas não disse a ninguém que não tinha experiência nesse tipo de fotografia!

No próprio dia, fiquei preocupado porque só tinha uma lente Vario-Tessar® T* FE 24-70mm F4 ZA OSS. Como iria proteger a câmara e a lente de uma enorme quantidade de tinta em pó? E seria possível utilizar o sistema de focagem automática? A opção manual não é viável quando o que acontece à nossa volta é rápido, muito rápido, com tanto pó, que nem se consegue ver claramente. Se eu tivesse uma lente de zoom extrema, seria fácil (podia sentar-me num lugar e observar para fotografar), mas como documentarista, gosto de me testar e estar no meio da ação.

Quando mergulhei pela primeira vez na ação, a câmara surpreendeu-me. Concentrei-me no que queria focar e fotografei o que queria fotografar, um disparo muito preciso e nítido. O sistema de focagem da câmara não hesitou e a câmara continuou a funcionar, mesmo estando totalmente exposta ao pó da tinta. No final do dia, eu e a minha câmara acabámos pintados como um arco-íris, mas com experiência, alegria e muitas fotografias bonitas como esta."

Câmara: a7 II

Lente: Vario-Tessar T* FE 24-70 mm F4 ZA OSS

target=_blankVeja mais de Murat Pulat no Alpha Universe »