cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Sony World Photography Awards

profile.country.DE.title
Peter_S.
Genius
331  Visualizações

© Pablo Albarenga, Uruguay, Photographer of the Year, Professional competition, Creative, 2020 Sony World Photography Awards© Pablo Albarenga, Uruguay, Photographer of the Year, Professional competition, Creative, 2020 Sony World Photography Awards

Awards 2020. O título de Fotógrafo do Ano e o prémio monetário de 25 000 dólares foram atribuídos a Pablo Albarenga (Uruguai), pelo seu trabalho Seeds of Resistance (Sementes da Resistência). Também foram anunciados os dez vencedores das categorias do concurso Profissional, bem como o 2.º e 3.º lugares e os vencedores gerais dos concursos Aberto, Estudante e Juventude A World Photography Organisation tem o prazer de anunciar os vencedores gerais dos prestigiados Sony World Photography.

 

Seeds of Resistance é um trabalho que reúne fotografias de paisagens e territórios ameaçados pela extração de minérios e pela atividade agrocomercial e retratos de ativistas que lutam pela sua conservação. Em 2017, pelo menos 207 líderes e ambientalistas foram mortos enquanto protegiam as suas comunidades contra projetos que ameaçavam os seus territórios. De acordo com um relatório de 2018 da Global Witness, a maioria destes casos ocorreu no Brasil com 57 assassinatos, de entre os quais 80% foram cometidos contra pessoas que defendiam a Amazónia.

 

O trabalho de Albarenga explora a ligação entre os defensores e as suas terras – uma área sagrada onde repousam centenas de gerações dos seus antepassados. Nas fotografias, as principais personagens das histórias são vistas de cima, como se estivessem a sacrificar as suas vidas pelo seu território.

 

Mike Trow, Presidente do júri do concurso Profissional de 2020 afirmou: "O vencedor deste ano vem da categoria Criativa e é um brilhante conjunto de imagens, que oferece um registo visual poderoso de como a desflorestação anda de mãos dadas com a destruição de comunidades e pessoas. O processo de avaliação deste ano foi desafiante - tínhamos diversas histórias e conjuntos de imagens extraordinários que poderiam ter vencido o título geral, mas o Seeds of Resistance destacou-se verdadeiramente. O Pablo é do Uruguai e este projeto é profundamente pessoal para ele enquanto fotógrafo. O esforço necessário para conceber, produzir e captar este trabalho é louvável em todos os aspetos."

 

Albarenga, ao comentar a sua vitória: "Com este importante prémio, vejo duas vitórias: primeiro, a oportunidade de contar as histórias das comunidades tradicionais da Amazónia, destacando as pessoas que continuam a lutar não apenas pelo seu futuro, mas pelo de todos. Temos de olhar para além das árvores, do oxigénio e das espécies "desconhecidas" da floresta tropical. Em segundo lugar, o facto de o prémio de fotógrafo do ano ter chegado à América Latina, um continente historicamente descrito pelos olhos de estrangeiros. Espero que muitos mais fotógrafos da nossa região continuem a contribuir com as suas vozes, fortalecendo, desta forma, a fantástica comunidade dos contadores de histórias da América Latina"

 

VENCEDORES DA CATEGORIA PROFISSIONAL

Os fotógrafos vencedores do concurso Profissional foram selecionados por um painel de jurados especialistas, pelo seu excecional conjunto de trabalhos de cinco a dez imagens com os mais variados temas, desde temas e observações pessoais até notícias de primeira página e problemas pouco conhecidos mas críticos. Os vencedores deste ano são:

 

ARQUITETURA

VENCEDOR: Sandra Herber (Canadá) pelo seu trabalho Ice Fishing Huts, Lake Winnipeg

Finalistas: 2.ºlugarJonathan Walland (Reino Unido); 3.º lugar José De Rocco (Argentina)

 

CRIATIVA

VENCEDOR: Pablo Albarenga (Uruguai) pelo seu trabalho Seeds of Resistance

Finalistas: 2.ºlugarDione Roach (Itália); 3.º lugar Luke Watson (Reino Unido)

 

DESCOBERTA

VENCEDOR: Maria Kokunova (Federação Russa) pelo seu trabalho The Cave

Finalistas: 2.ºlugarHashem Shakeri (República Islâmica do Irão); 3.º lugar Hugh Kinsella Cunningham (Reino Unido)

 

DOCUMENTÁRIO

VENCEDOR: Chung Ming Ko (RAE de Hong Kong) pelo seu trabalho Wounds of Hong Kong

Finalistas: 2.ºlugarDidier Bizet (França); 3.º lugar Youqiong Zhang (China Continental)

 

AMBIENTE

VENCEDOR: Robin Hinsch (Alemanha) pelo seu trabalho Wahala

Finalistas: 2.ºlugarÁlvaro Laiz (Espanha); 3.º lugar Luca Locatelli (Itália)

 

PAISAGEM

VENCEDOR: Ronny Behnert (Alemanha) pelo seu trabalho Torii

Finalistas: 2.ºlugarFlorian Ruiz (França); 3.º lugar Chang Kyun Kim (Coreia do Sul)

 

MUNDO NATURAL E VIDA SELVAGEM:

VENCEDOR: Brent Stirton (África do Sul) pelo seu trabalho Pangolins in Crisis

Finalistas: 2.ºlugarMasahiro Hiroike (Japão); 3.º lugar Adalbert Mojrzisch (Alemanha)

 

RETRATO

VENCEDOR: Cesar Dezfuli (Espanha) pelo seu trabalho Passengers

Finalistas: 2.ºlugarDenis Rouvre (França); 3.º lugar Sasha Maslov (Ucrânia)

 

DESPORTO

VENCEDOR: Ángel López Soto (Espanha) pelo seu trabalho Senegalese Wrestlers

Finalistas: 2.ºlugarLucas Barioulet (França); 3.º lugar Andrea Staccioli (Itália)

 

NATUREZA MORTA

VENCEDOR: Alessandro Gandolfi (Itália) pelo seu trabalho Immortality, Inc.

Finalistas: 2.ºlugarElena Helfrecht (Alemanha); 3.º lugar Fangbin Chen (China Continental)

 

Para saber mais sobre os projetos vencedores e finalistas deste ano, visite as nossas galerias dos vencedores online