cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Titanium Fireworks - colocar o trabalho no céu

profile.country.NL.title
Juliette_H
Membro
Membro
818  Visualizações
 

 

Author: Sony Europe

NYE Global resized.jpg
© Nick Alloway

O glorioso espetáculo visual de uma sessão de fogo-de-artifício foi a inspiração central para o anúncio da nossa nova televisão BRAVIA® 4K, mas um espetáculo verdadeiramente brilhante envolve muito trabalho. Quisemos falar com quem faz desta arte um modo de vida para descobrirmos o nível de detalhe envolvido em cada espetáculo e, por isso, contactámos a Titanium Fireworks, a empresa responsável por alguns dos maiores espetáculos alguma vez criados, incluindo as cerimónias de abertura e de encerramento dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012.

Por esta altura todos os anos, a Titanium Fireworks vê-se no meio do planeamento de um dos seus eventos anuais mais importantes: o espetáculo de Passagem de Ano de Londres. "Em algo deste género, temos uma equipa de 36 elementos a trabalhar durante seis dias depois do Natal e durante a Passagem de Ano para a criação do espetáculo", afirma Darryl Fleming, diretor da empresa e diretor criativo da Titanium Fireworks, responsável por alguns dos maiores espetáculos no Reino Unido. Este será o sexto ano que Darryl participa nas celebrações de Ano Novo em Londres, mas nem por isso se torna menos stressante.

London Eye 2011 Enlargement resized.jpg

© Titanium Fireworks  

London Eye Silver resized.jpg

© Nick Alloway 

É responsável por cerca de 10 000 engenhos pirotécnicos disparados de cerca de 150 locais diferentes, incluindo de barcaças alinhadas no rio Tamisa, várias posições ao longo do Embankment e no London Eye. Se os fogos-de-artifício não estiverem prontos a tempo, o espetáculo simplesmente não avança. "Com a transmissão ao vivo na BBC One e 13 milhões de pessoas a assistir em direto... chegar a um cliente e dizer "preciso de mais um par de horas para entregar o meu trabalho" não é opção. Os nossos prazos são finais. Não há negociações."

Mestres da sua arte

Darryl e a sua equipa estão a trabalhar no espetáculo para a noite da Passagem de Ano desde meados de setembro e o seu trabalho só ficará concluído quando o último foguete passar sobre o Big Ben na noite de Ano Novo.

"Normalmente, estou bem até ao dia do evento, mas o pior para mim são aquelas poucas horas antes. Tentamos certificarmo-nos de que terminamos tudo com bastante antecedência ao evento propriamente dito, mas um dos desafios que temos com a Passagem de Ano de Londres é que grande parte da estrutura do espetáculo só pode ser montada no último minuto, [incluindo] o London Eye. Não temos acesso ao Eye para a colocação dos engenhos até às 18:00 de 31 de dezembro e, portanto, ter uma parte essencial do espetáculo a ser construída apenas algumas horas antes do grande momento é muito, muito stressante."

Cada espetáculo da Titanium Fireworks exige vários meses de planeamento do início ao fim. Primeiro, é necessário escolher a música, que "em grande medida, dita o ritmo, o volume e a intensidade dos fogos". Depois, Darryl passa à conceção do espetáculo propriamente dito, o que pode demorar de quatro ou cinco dias a um mês. "Para mim, é um pouco como escrever um livro", explica. "Por vezes, estamos inspirados e conseguimos escrever páginas e páginas de prosa sem parar durante 12 horas e, outras vezes, não conseguimos escrever uma única frase. Não gosto de forçar o processo criativo e, por vezes, tenho de tirar o dia de folga ou afastar-me por algumas horas antes de voltar ao processo."

Celebração do detalhe

Depois de concluída a conceção, a equipa começa a deparar-se com os problemas mais logísticos. Cada engenho pirotécnico é escolhido individualmente, numerado, colocado numa sequência e embalado e, depois, transportado para o evento, uma caixa de cada vez. "Todos os riscos são exacerbados pelo facto de estarmos a manusear explosivos. Não podemos propriamente descarregar um camião de fogos-de-artifício para uma barcaça e, depois, colocá-los em suportes. Todo o processo é muito cuidadosamente planeado, literalmente, uma caixa de cada vez."

Depois de colocados os fogos e realizadas as últimas verificações, a equipa pode finalmente respirar um pouco, desfrutar do espetáculo e sentir o ambiente da noite. "Assim que o espetáculo acaba, liberta-se todo o trabalho e pressão e há um enorme alívio, pelo que podemos desfrutar da apreciação do público. [Com os espetáculos da Passagem de Ano], quando temos 250 mil pessoas no Embankment a bater palmas, a celebrar e a abraçar-se com saudações de "Bom Ano Novo", sentimos que fizemos um bom trabalho. A euforia que se segue é muito viciante."

Behind the Scenes with Titanium Fireworks at the Forth Road Bridge 50th Anniversary from Titanium Fireworks on Vimeo.

Embora seja incrivelmente difícil superar a sensação de ver o nosso trabalho a iluminar os céus do centro de Londres, o espetáculo favorito de Darryl até à data decorreu a cerca de 700 km de distância, no 50.º aniversário da Forth Road Bridge em South Queensferry, Escócia. "Foi, sem dúvida, o maior espetáculo que alguma vez realizei no país desde as celebrações do Milénio. A escala e dimensões incríveis do espetáculo foram algo de extraordinário e foi um projeto muito especial. Quando a queda de água de um quilómetro explodiu da base da ponte, criando uma cascata suave sobre o rio, enviou-me um tremendo arrepio pela espinha."

A Titanium Fireworks são verdadeiros mestres da sua arte. Passam meses a afinar os seus espetáculos para oferecerem uma incrível experiência de entretenimento e consideramos que cada detalhe deve ser apreciado na íntegra. Este tipo de atenção ao detalhe é partilhado pelos engenheiros das nossas novas televisões BRAVIA® 4K e é exatamente por isso que queremos juntá-los: dar vida a cada espetáculo de pirotecnia com a tecnologia 4K da Sony.

 

blogid0061