cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Como fotografar debaixo de água com a série RX100

profile.country.GB.title
scully99
Membro
Membro
338  Visualizações

Está a planear uma grande viagem de verão? Sempre desejou experimentar a fotografia subaquática? Conheça as nossas dicas, com exemplos da série RX100 da Sony.

 

MPK-URX100AMPK-URX100A


Mantenha a câmara seca


Em primeiro lugar, proteja a sua câmara com uma estrutura para uso subaquático de qualidade. O ajuste deverá ser à medida! O nosso exemplo para a série RX100 é a MPK-URX100A. Foi concebida como uma combinação perfeita para as câmaras RX100 a RX100 V e pode utilizá-la a uma profundidade de 40 metros (130 pés). Graças aos seus seletores e botões grandes, além do feedback de pressão de botão, é fácil de utilizar. Pode ajustar a exposição, a abertura, a velocidade do obturador e o zoom. Pode ainda adicionar mais componentes ao seu sistema, graças a um suporte para acessórios para um flash externo e montagens para uma pega e um filtro.

 

Transporte menos peso


A melhor câmara para utilização subaquática é compacta, leve e versátil. Ocupa menos espaço na bagagem e também é mais fácil de manobrar enquanto nada.


Embora seja fantástico escolher e alternar entre as suas lentes favoritas em terra, fazê-lo debaixo de água é mais complicado. Por isso, uma câmara compacta com uma lente fixa e capacidade de zoom é uma opção muito mais adequada.


Conheça a série RX100, a nossa escolha para quem procura excelente qualidade para utilização em viagem e na gravação de vlogs.

 

Deixe entrar a luz


A sua câmara tem o que é preciso para fotografar debaixo de água? A luz é limitada abaixo da superfície, pelo que necessita de um desempenho poderoso em condições de pouca luz. As câmaras da série RX100 têm lentes F1.8-2.8 de grande abertura e sensores de 1 polegada para captarem a luz. Oferecem ainda uma ampla gama de ISO, aumentando a sensibilidade à luz e limitando simultaneamente o ruído (interferência digital que produz um aspeto granulado) nas suas imagens.


A água absorve a luz, pelo que pode ter de utilizar o flash. Para obter os melhores resultados, um flash externo ajudará a evitar os reflexos da estrutura.

 

Main Blog Fish.jpg

 

Mantenha o equilíbrio


Os peixes movem-se rapidamente! O melhor é não ter de pensar demasiado em situações fluidas (desculpe o trocadilho!), por isso escolha uma câmara com AF fiável. A RX100 V tem o sistema de autofocus mais rápido de todas as câmaras compactas, o que ajuda a fixar o seu objeto. Além disso, disponibiliza captação em sequência até 24 fps, ideal para o momento em que aquele magnífico, raro e esquivo peixe passar por si como um relâmpago.


Outra funcionalidade que deve ter em conta é a estabilização ótica da câmara, que lhe dá uma ajuda extra para garantir a nitidez daquela fotografia que vai querer mostrar a toda a gente.


As nossas dicas principais:


Fotografe no modo RAW. Pode contar com uma tonalidade azul ou verde nas suas fotografias subaquáticas. No entanto, as definições RAW permitem-lhe ajustar a exposição, o contraste, o equilíbrio de brancos e a cor na pós-produção, dando-lhe maior flexibilidade ao fotografar em condições de pouca luz.


Leve os seus toalhetes antiembaciamento! As estruturas para uso subaquático são propensas a condensação quando circulam entre ambientes quentes e frios.


Boa sorte nas suas aventuras subaquáticas. Diga-nos como correm nos comentários abaixo!