cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Série 3 preparada para filmes: seja criativo com as câmaras da série Alpha

profile.country.GB.title
scully99
Membro
Membro
408  Visualizações

A série α da Sony oferece tudo aquilo que os fotógrafos desejam, mas a fotografia não é o seu único ponto forte. Estas câmaras têm muito para oferecer também aos videógrafos. Saiba o que deve procurar numa câmara de alta qualidade e por que motivos a extraordinária série α é ideal para vídeo.

 

α7 III, α7S II, α6500α7 III, α7S II, α6500


Sensores


A primeira grande decisão na escolha de uma câmara mais avançada é o tamanho do sensor, que pode ser full-frame ou APS-C. A série α inclui os dois tipos, consoante o modelo que escolher.


Em geral, a opção full-frame é a opção de primeira qualidade: estes sensores maiores têm píxeis maiores, o que significa uma resolução mais alta, maior sensibilidade ISO e uma gama dinâmica mais ampla. Os sensores APS-C são mais pequenos e acarretam o "fator de corte", ou seja, verá uma versão cortada de 1,5x relativamente ao que o full-frame apresentaria. Isto pode ser uma vantagem se desejar um ângulo de teleobjetiva.


Um sensor de qualidade elevada oferecerá um desempenho excelente. Por exemplo, o sensor full-frame Exmor R (presente na α7 III, na α7R III e na α7R II) oferece alta resolução e leitura de dados de alta velocidade. Combinado com o processador BIONZ X, proporciona uma gravação de vídeo 4K extremamente nítida.


Lentes


Com uma gama de lentes amovíveis compatíveis, pode ser criativo, seja em filmagens macro do mundo natural ou captando cenas de desporto com uma lente teleobjetiva (em combinação com o autofocus rápido da série α). Se combinar uma lente de retrato com um sensor full-frame, pode destacar o seu objeto principal com uma profundidade de campo reduzida e um bokeh sedutor (efeitos de desfocagem).


Se já possui boas lentes de cinema de outros fabricantes, pode utilizá-la nas câmaras Alpha com um adaptador. Em muitos casos, poderá utilizar a sua lente de filme de controlo manual favorita. (Muitas vezes, as lentes de terceiros não funcionam com câmaras com espelho de outras marcas.)


Fluxo de trabalho

 

Para o seu trabalho de vídeo, existem outras funcionalidades que lhe facilitarão a vida.

 

  • As mais recentes câmaras α permitem enviar vídeo RAW para dispositivos externos. Não ocorre compressão, o que significa uma melhor qualidade.
  • Se pretende desfrutar de reprodução 4K e 4K HDR, mas não tem um PC de alta capacidade, pode visualizar o vídeo no seu televisor Sony BRAVIA através de um dispositivo USB.
  • Para os fotógrafos profissionais, a definição S-Log Picture Profile preserva os dados de gama dinâmica ao captar, para que possa otimizar a imagem de acordo com os seus requisitos na pós-produção.
  • Pode também definir códigos de tempo na câmara, o que será muito útil na edição ou se pretender sincronizar câmaras A e B.

 

Vídeo de qualidade elevada


Com uma gama de câmaras tão ampla, só terá de criar uma lista de desejos. Para começar, existem poucas câmaras 4K HDR no mercado (e duas são da Sony!).


Se ainda não sabe por onde começar, considere estas três recomendações:


A α7 III capta em 4K HDR. Tem um sensor full-frame e oferece uma qualidade de imagem sensacional, além de autofocus rápido.

 

A α7S II é outra fantástica opção full-frame que capta em 4K. Conhecida pela sua sensibilidade em condições de pouca luz, a α7 S ii pode ser utilizada em situações de absoluta escuridão (o que não é possível com qualquer câmara de vídeo nem com muitas outras câmaras). 

 

A α6500 é um modelo APS-C que grava 4K de qualidade elevada (com dados suficientes para produzir 6K). Também oferece estabilização de imagem e AF de ecrã tátil.