Partilhe a sua experiência!
Não descure a função da cor no seu conjunto de ferramentas de fotografia! Eis como as suas fotografias podem chamar a atenção com sombras ousadas e subtis.
Pode utilizar a cor eficazmente por acidente, mas se planear como o fazer, vai ter o controlo da situação. Se seguir as "regras" básicas da composição, pense em como a cor pode otimizar o efeito.
Esta é a técnica de dividir a fotografia em terços na horizontal e na vertical. Coloque as pessoas, os animais ou os objetos na fotografia nas interseções das linhas. Deste modo, direciona o olhar para esse ponto e faz com que a fotografia pareça equilibrada. Além disso, proporciona uma sensação de primeiro plano e de fundo como, por exemplo, o céu azul claro sobre uma encosta verde vibrante.
Utilize a cor para destacar as linhas guia, que são linhas naturais numa imagem que direcionam o olhar para um ponto de interesse. Por exemplo, um campo verde separado por uma estrada cinzenta. Do mesmo modo, os caminhos direcionam o olhar para um ponto de fuga. (Tenha em atenção que se as linhas não chegarem ao seu ponto de interesse, a composição pode parecer "quebrada").
Ao olhar para uma fotografia, repare como o seu olhar se movimenta na imagem. Pode contar uma história interessante ao colocar objetos coloridos em pontos estratégicos no fotograma. Imagine uma fotografia noturna pautada por um poste de iluminação amarelo à esquerda, um automóvel vermelho à direita e um hotel branco visível no fundo. Os objetos prendem a atenção de quem está a ver, uma vez que o seu olhar se movimenta pela cena para os vários pontos diferentes.
Já muito foi escrito acerca da roda de cores, explicando que cores funcionam bem em conjunto e os motivos para tal. Em suma, as cores "complementares" (como o cor de laranja e o azul) produzem um maior contraste, ou oposição, entre as cores. Considere utilizar muito uma cor e menos o respetivo complemento para não se sobreporem entre si.
Combine cores "analógicas" para obter variações de uma palete de uma só cor como, por exemplo azuis e verdes. De um modo geral, considera-se que os tons frios têm um efeito calmante e os tons quentes são mais ousados, mas veja por si próprio para ver se concorda!
Se a sua câmara aceitar um filtro, este vai fazer sobressair as cores. Dá profundidade à vibração ao reduzir a luz refletida. A utilização de um filtro pode ser bastante técnica, estando dependente da posição do sol consoante a data e a hora. Pode proporcionar grandes efeitos em dias de sol, mas menos em dias nublados. Tenha em consideração que isto afetará a exposição de que precisa, uma vez que impede a passagem da mesma quantidade de luz pelo sensor da câmara.
Se a sua câmara tiver definições de equilíbrio de brancos, pode configurá-las para corresponderem à sua fonte de luz para acomodar a cor da luz. (A cor da luz é conhecida como "temperatura da cor", que vai desde o laranja de uma vela acesa ao azul profundo do céu limpo. O seu olho não consegue ver, mas a câmara sim.) Está à procura de um efeito diferente? Escolha uma definição incorreta e experimente! (Lembre-se de que não poderá corrigir o equilíbrio de brancos na fonte para JPEGs posteriormente no Photoshop, mas irá funcionar para RAW.)
As cores estão a sobressair demasiado? Utilize os controlos de Saturação no software de edição de fotografias para as reduzir. (Também pode otimizar as cores que não têm vibração.) Seja comedido! As fotografias podem ficar rapidamente com um aspeto irrealista ou altamente estilizado.
Para adicionar um comentário aqui, tem de ser um utilizador registado. Se já se registou, inicie a sessão. Se ainda não se registou, faça-o e inicie a sessão.