Partilhe a sua experiência!
Gosta de controlar as situações? Então a fotografia de teatro pode não ser para si! Se gostar de desafios, então é uma ótima forma de testar as suas competências, uma vez que se trata de uma situação que obriga a trabalhar dentro de determinados limites.
Em muitos eventos de grande dimensão, o flash, os tripés e até mesmo a fotografia podem não ser autorizados. No entanto, estas sugestões são igualmente válidas para eventos mais acessíveis, como peças escolares, noites de microfone aberto e espetáculos de ballet escolares.
Como qualquer fotógrafo de teatro lhe dirá, poderá identificar potenciais fotografias mais facilmente se fizer uma pesquisa prévia sobre o evento. Se tiver acesso à equipa técnica, aos artistas ou aos funcionários do teatro, pergunte-lhes sobre os pontos altos do espetáculo. Assista aos ensaios de guarda-roupa/ensaios técnicos se puder. Descubra a temática do espetáculo e quando vão acontecer as melhores partes.
Num teatro ou numa sala de concertos, pode muito bem fotografar a partir do seu lugar numa posição fixa. Tente evitar ficar muito perto do palco e tente evitar que o campo de visão fique bloqueado pelas cabeças dos restantes espetadores. Sentar-se numa das laterais poderá restringir a captação a apenas alguns ângulos ou proporcionar-lhe uma visão limitada da ação. Se conseguir obter autorização para se mover ou aceder às áreas destinadas à equipa técnica/aos artistas (ou a pontos de vista incomuns), terá mais opções ao seu dispor.
Se conseguir obter informações sobre as cores, direção e efeitos especiais da iluminação com antecedência, vai conseguir antecipar fotografias fantásticas.
Conte que terá de o fazer sem flash e sem tripé. Neste ponto, uma câmara com um sensor grande (para permitir a entrada de muita luz) faz a diferença. Procure utilizar um ISO elevado de baixo ruído, uma lente de grande abertura e estabilidade na mão. Experimente velocidades do obturador rápidas e definir manualmente a exposição (ou utilize um fotómetro). Muitas vezes, os espetáculos envolvem iluminação clara e fundos escuros e as definições automáticas podem não ser capazes de funcionar corretamente.
Se a ideia de fotografar um evento único for avassaladora, saiba que há formas de desenvolver as suas competências. Experimente fotografar desportos ou aves para se preparar para a ação rápida ou para a dança. Desenvolva também as suas competências ao nível da fotografia em condições de pouca luz e trate de conhecer muito bem a sua câmara para poder alterar as definições no escuro.
O enquadramento de artistas iluminados por um projetor contra um fundo escuro permite-lhe obter uma fotografia teatral clássica e eficaz. Utilize a sua lente grande angular para captar uma atmosfera ou um cenário fantásticos (por exemplo, a reação do público ou cenas com o público) e pense também na forma como os artistas estão a contar a história. Fotografe grandes planos de expressões faciais, gestos e poses. Para o fazer, o ideal é uma lente teleobjetiva com zoom.
As câmaras full-frame da série α7 são modelos de alta tecnologia com grandes sensores. Veja a α7S ii e as suas capacidades de fotografia em condições de pouca luz e imagens com baixo ruído ou a α7 iii para um acompanhamento de AF extremamente rápido, ideal para artistas que se movimentam rapidamente.
Muitos dos modelos da Sony estão equipados com um obturador silencioso para evitar distrair o público ou os artistas (uma das vantagens das câmaras sem espelho, em comparação com as DSLR). Outro dos motivos pelos quais deve optar por câmaras da Sony deve-se ao seu tamanho relativamente compacto, o que as torna menos intrusivas, mais leves e fáceis de manobrar.
Está à procura de inspiração? O embaixador da Sony e fotógrafo de música Peter Neill partilha as suas histórias no site Alpha Universe.
Para adicionar um comentário aqui, tem de ser um utilizador registado. Se já se registou, inicie a sessão. Se ainda não se registou, faça-o e inicie a sessão.