cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

ajuda - VPCZ1 - temperatura do processador - core i7

SOLUCIONADO
profile.country.pt_PT.title
guggas
Visitante

ajuda - VPCZ1 - temperatura do processador - core i7

Comprei em janeiro um Vaio VPCZ13v9, um portátil que acho espetacular! No entanto, à alguns dias atrás o computador desligou-se sem causa aparente. Não liguei muito e continuei a usar até que o problema se começou a repetir com mais frequência!

Desconfiei de um problema qualquer na placa gráfica pois os drivers já são bastante antigos e poderiam ter algum problema com as novas aplicações. Após investigar mais um pouco cheguei a conclusão que o problema estará no processador!

De acordo com alguns testes que fiz, com o recurso a software que indica a temperatura dos núcleos do processador, cheguei à conclusão que estes se encontram repetidamente em temperaturas extremamente altas, mesmo sem grande exigência da parte do processador (80º a 90ºC) e com alguma exigência, nomeadamente o AutoCAD ou 3DStudioMAX rapidamente atinge os 105ºC correspondentes ao valor de Tjunction Máx do processador e consequentemente desliga.

Gostaria de saber se alguém tem um computador semelhante, ou pelo menos com um processador semelhante (Core i7 640M) que me possa informar das temperaturas que atinge.

Obrigado!

guggas

Message was edited by: guggas

Message was edited by: guggas

1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites
profile.country.pt_PT.title
guggas
Visitante

Obrigado,

O portátil já foi e veio da assistência. Processo impecável... 5 estrelas mesmo!!!

Segundo o relatório a ventoínha foi substituída e foi limpo (suponho que só o dissipador uma vez que havia um pouco de pó branco por todo o lado... na drive óptica por exemplo). Agora o processador fica-se pelos 92ºC que ainda acho elevado mas se calhar é a temperatura normal para um processador destes. De repente lembro-me da AMD no tempo dos primeiros Athlon que aqueciam bastante e levaram um bocado a AMD ao descrédito... será que este intel passa pelo mesmo? :thinking:

Ver solução na publicação original

7 RESPOSTAS 7
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro guggas,

Bem-vindo ao forum da Sony...

Por uma questão de segurança, o portátil quando atinge determinadas temperaturas, desliga-se...na maioria das situações, este aumento de temperatura, deve-se ao acumular de pó/poeiras na ventoínha e partes envolventes...

Tem a última versão da BIOS instalada)

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
guggas
Visitante

Bem, a primeira coisa que fiz foi tentar limpar a parte do dissipador, ventoinha, etc. exteriormente uma vez que ainda está em garantia. Interiormente ainda não vi. Quanto à bios não vou mexer pois neste estado ainda me arriscava a que o computadorr desligasse durante o update! :anguished:

Gostava mesmo era de saber que temperatura seria de esperar para este processador mas pelo que tenho visto, anda sempre um bocado quente...

Message was edited by: guggas

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro guggas,

Veja se no Vaio Control Center, no Power Management - opções de energia, se pode escolher "Silent Mode"...

Se não tem a última versão da Bios instalada, pessoalmente aconselho-a a instalá-la pois muitas vezes estes updates da Bios por parte da Sony visam precisamente reduzir a temperatura do portátil...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
guggas
Visitante

Obrigado V57...

Verifiquei que a versão da BIOS é a última. Quanto ao "Silent Mode" não tenho mas posso sempre manualmente limitar a utilização do processador a 50% ou coisa parecida. Infelizmente isso é apenas contornar o problema uma vez que assim fico limitado em relação à potência disponível. Provavelmente o melhor é mesmo mandar o portátil para assistência. Quase que aposto que o problema deve estar na massa térmica e na não transmissão da energia térmica entre o processador e o dissipador. Digo isto porque a ventoinha parece apenas reagir à temperatura quando esta já é demasiado alta não tendo tempo para dissipar o calor antes de forçar o computador a desligar (suponho que o comando da velocidade da ventoinha deverá estar externo ao processador e não ligado aos sensores internos do processador)...

É apenas a minha opinião...

Cumprimentos!

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro guggas.

Contacte a assistência, tendo em conta que o mesmo ainda está no prazo de garantia...

Uma das soluções, passa precisamente pela substituição da pasta térmica...infelizmente as diversas marcas não primam pela qualidade da pasta térmica que utilizam e esta, regra geral, pode fazer a diferença...uma boa pasta térmica, Artic Silver 5, por exemplo, pode reduzie em cerca de 10º a temperatura do processador...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
guggas
Visitante

Obrigado,

O portátil já foi e veio da assistência. Processo impecável... 5 estrelas mesmo!!!

Segundo o relatório a ventoínha foi substituída e foi limpo (suponho que só o dissipador uma vez que havia um pouco de pó branco por todo o lado... na drive óptica por exemplo). Agora o processador fica-se pelos 92ºC que ainda acho elevado mas se calhar é a temperatura normal para um processador destes. De repente lembro-me da AMD no tempo dos primeiros Athlon que aqueciam bastante e levaram um bocado a AMD ao descrédito... será que este intel passa pelo mesmo? :thinking:

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro guggas,

Acho que mesmo os 92º ainda são uma temperatura elevada...já tive um Vaio com esse processador (serie F) e nunca atingiu, nem de longe nem de perto, essas temperaturas...sendo a série Z, um modelo com bastante menos espaço interior, é provável que o arrefecimento seja mais difícil de conseguir...

Muito sinceramente acho que, mais tarde ou mais cedo, terá mesmo de mudar a pasta térmica do processador...

Cumprimentos