cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

garantia diferente consoante os modelos??

SOLUCIONADO
profile.country.pt_PT.title
HelderMarques2012
Visitante

garantia diferente consoante os modelos??

Boas

Tenho 1 portátil Sony Vaio VGN-NR21Z/S.

Desde Fevereiro para cá que me começou a dar problemas de imagem, até que, há uns tempos atrás, deixou de dar imagem de vez.Num monitor externo, também nada.

Procurando resolver o problema, deparei-me com a informação na Internet de milhares de computadores com problema semelhante, tendo por caracteristica comum serem máquinas a usarem 2 gamas de placas gráficas da Nvidia, nomeadamente a gama 8400/8600.

Contactei a Assistencia Técnica Sony, que me disse que nada podia fazer pelo problema, e que o custo de reparação era de cerca de 600€ e só davam garantia da reparação por 3 meses...

Achando isto incrivel, e continuando a procurar mais informação na Internet, acabo por saber que este problema foi publicamente reconhecido pela Nvidia e por quase todos os fabricantes que usaram este GPU, tanto a Sony, como, por exemplo, a HP, Apple, Dell, etc...

Curiosamente, no caso da Sony, só reconhecem este problema para alguns modelos, todos eles com estas mesmas placas gráficas, mas para o meu modelo (VGN-NR21Z/S) não assumem o problema!!!

Aqui se podem ver os comunicados sobre este problema:

https://www.sony.pt/discussions/message/774937

http://www.sony.co.uk/support/en/product/VGN-FZ21Z/tips-and-solutions/35880

Sinceramente, fiquei envergonhado desta empresa, que sempre defendi...

Agradeço-vos do fundo do coração, por ter 1 portátil bom para pisa-papéis, com 1 problema que vocês proprios admitem existir, mas nada fazem pelo vosso cliente...

E sinceramente custa-me a perceber porque é que alguns modelos foram abrangidos por uma extensão de garantia para 4 anos, de forma a resolverem este problema conhecido em todo o mundo, e no entanto, deixaram outros modelos apeados, apesar de terem o mesmo componente e o mesmo problema...

Tenho pena de não ter meios para vos pôr em tribunal.

Falarei sobre isto o mais que puder, a todos quanto puder, nos mais diversos locais que puder, tal é o meu desapontamento.

Marcas (2)
1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro HelderMarques2012,

Bem-vindo ao forum da Sony...

Nem todas as placas gráficas 8400M GT e 7600M GT da Nvidia têm deficiência...as que apresentam deficiência (problemas de soldadura) foram produzidas num determinado período de tempo pela Nvidia e foram identificadas pelo respectivo número de série e pelas quais a Nvidia assumiu a responsabilidade pela sua substituição  (tanto quanto tenho conhecimento, esse período remonta ao início de 2007)...ou seja, as que foram produzidas quer antes quer posteriormente não apresentam esta deficiência...o que não quer dizer que não se possam avariar...

O modelo VGN-NR, apesar de ter essa gráfica, apareceu quando a Nvidia já tinha solucionado (embora tenha demorado algum tempo a reconhecer) a referida deficiência...

Relativamente a outras marcas, a HP por exemplo, apesar de ter diversos modelos equipados com estas gráficas, apenas "assumiu a responsabilidade" relativamente a alguns modelos...HP Pavilion dv e Compaq Presario v...e apenas a Sony aumentou a garantia para 4 anos, ao contrário das restantes marcas (3 anos)...

Uma das hipóteses de solucionar o problema, se assim o entender, é adquirir uma motherboard (gráfica incluída) no eBay, por um preço certamente inferior aos € 600,00 que lhe pedem na Sony...

Cumprimentos

Ver solução na publicação original

16 RESPOSTAS 16
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro HelderMarques2012,

Bem-vindo ao forum da Sony...

Nem todas as placas gráficas 8400M GT e 7600M GT da Nvidia têm deficiência...as que apresentam deficiência (problemas de soldadura) foram produzidas num determinado período de tempo pela Nvidia e foram identificadas pelo respectivo número de série e pelas quais a Nvidia assumiu a responsabilidade pela sua substituição  (tanto quanto tenho conhecimento, esse período remonta ao início de 2007)...ou seja, as que foram produzidas quer antes quer posteriormente não apresentam esta deficiência...o que não quer dizer que não se possam avariar...

O modelo VGN-NR, apesar de ter essa gráfica, apareceu quando a Nvidia já tinha solucionado (embora tenha demorado algum tempo a reconhecer) a referida deficiência...

Relativamente a outras marcas, a HP por exemplo, apesar de ter diversos modelos equipados com estas gráficas, apenas "assumiu a responsabilidade" relativamente a alguns modelos...HP Pavilion dv e Compaq Presario v...e apenas a Sony aumentou a garantia para 4 anos, ao contrário das restantes marcas (3 anos)...

Uma das hipóteses de solucionar o problema, se assim o entender, é adquirir uma motherboard (gráfica incluída) no eBay, por um preço certamente inferior aos € 600,00 que lhe pedem na Sony...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
HelderMarques2012
Visitante

Caro V57 ...

Dado o nº de publicações(10.940 até ao momento), assumo que é funcionário da Sony.

Por isso, penso que deveria ser bastante mais rigoroso naquilo que escreve e não tentar induzir a quem leia este forum em erro. Já para não falar de questões éticas.

Então, quando ao seu comentário, tentando passar a ideia que nem todos estes modelos de placas gráficas têm deficiencia - É falso

Abaixo links de publicações de referencia mundiais, dizendo exactamente o contrário:

The Inquirer -

All Nvidia G84 and G86s are bad

http://www.theinquirer.net/inquirer/news/1028703/all-nvidia-g84-g86s-bad

Tom's Hardware -

All Nvidia G84/G86 Chips Defective

http://www.tomshardware.com/news/nvidia-g84-g86-chips-overheating,6121.html

Aproveitando os mesmos artigos, também facilmente se confirma que as datas que indicia também não estão correctas.

Mas o mais grave disto é mesmo o facto de a Sony ter discriminado os portáteis com direito a extensão de garantia. E de que forma o fez? Pelas gamas... Deixou de fora os VNG-CR e VGN-NR - gama baixa e incluiu os VGN-AR, os SZ e os FZ - gama média

Apenas para vos dar 1 ideia, os seguintes modelos usaram exactamente a mesma revisão de GPU (Nvidia 8400 revision G86-750-A2) is also present in the following laptops:-


Sony      VGN-AR61M
Sony      VGN-AR71J
Sony      VGN-FZ11M
Sony      VGN-FZ11Z
Sony      VGN-FZ21E
Sony      VGN-FZ21M
Sony      VGN-FZ38M
Sony      VGN-NR21S
Sony      VGN-NR21Z
Sony      VGN-NR32S
Sony      VGN-NR32Z
Sony      VGN-NR38S

ou seja, o componente tem especificações exactamente iguais entre todos estes modelos - mas só alguns foram "suportados" pela Sony. Nem me vou alargar nas razões para tal decisão, especialmente depois de ser publico que a Nvidia indemnizou os fabricantes por estes GPUs defeituosos!

Por fim, a sua sugestão... Diga-me uma coisa: sabendo por experiência própria que esta motherboard contém 1 componente defeituoso, acha que faz sentido investir nesse computador? Se até o fabricante, depois de propor uma reparação de 600€ só me oferecia garantia por 3 meses?

Ética...

profile.country.pt_PT.title
-LuckyM-
Membro

Agradecemos por postar sua mensagem no Forum Sony.

Sua questão foi escalada para a equipa de SuporteTécnico, que irá providenciar a informação de necessita o mais rápido possivel.

Atenciosamente,

Equipa de Moderadores Sony

Message was edited by: -LuckyM-

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro HelderMarques2102,

Não sou funcionário da Sony, nem existem funcionários da Sony aqui no forum...da Sony,apenas Moderadores ...

Com o devido respeito e não me leve a mal, tenho um maior conhecimento desta situação  do que o meu caro amigo..pelo que reafirmo tudo aquilo que disse anteriormente...

Conheço esses artigos desde que foram publicados...mas já mais de um ano antes Charlie Demerjian do próprio Inquirer e que cita, tinha levantado a questão...o que remete o problema para 2007 como tinha afirmado...

E não foi a Sony, Dell, Hp, Aplle, etc, etc, que definiram quais os modelos de computadores afectados...

Foi a Nvidia que identificou quais as gráficas afectadas, que correspondiam a determinado período de tempo na produção e que comunicou às diferentes marcas de pc's/portáteis os respectivos números de série, assumindo a "responsabilidade" da sua substituição (e apenas destes)...

Daí as diversas marcas (sem excepção) terem assumido a responsabilidade apenas relativamente a determinados modelos, não incluindo outros que tinham as mesmas placas gráficas...

Quanto à última questão...tive 5 Vaio's da série AR (que vendi) com essas gráficas e que estão "contemplados" no comunicado da Sony...nunca tive qualquer problema e ainda hoje funcionam...

Tenho actualmente um FE e um FZ (com as gráficas em causa - já com 5 anos) e também nunca tive qualquer problema...

Se me pergunta se vale a pena pagar e € 600,00 e com um período de garantia de 3 meses...acho que não valé a pena...por esse preço compra um novo...também não compreendo esse prazo de garantia da Sony, quando a mesma em Portugal é de 2 anos...

No entanto se conseguir encontrar a motherboard por cerca de 1/3 desse preço e um período de garantia mais alargado...será uma situação para pensar..

Desejo-lhe, muito sinceramente, que tendo a sua situação sido remetida para a Sony, a mesma seja resolvida a seu contento...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
HelderMarques2012
Visitante

Caro V57

Quanto às datas, eu não pus em causa a data de inicio do problema.

O que afirmei é que em 2008 se mantinha, aliás, o famoso comunicado da Sony não delimita a um determinado espaço temporal, mas sim a algumas gamas, ainda que outras tenham usado o mesmo GPU...

E mostrei-lhe o artigo do Inquirer que diz que TODOS os GPUs desta gama sofrem da mesma falha no seu fabrico.

Você é que está a tentar usar as datas para "atirar areia"...

Tal como o faz quando diz que a Nvidia é que identificou os lotes com problema e os isentos...  Acho estranho que, com essa informação tão clara, a Sony depois alargue o suporte a TODOS os modelos de determinadas gamas, e não apenas aos afectados, independemente da gama!

Mas já que, como diz ter um tão grande conhecimento do problema, como afirmou acima, desafio-o a apresentar esse comunicado da Nvidia a identificar o problema. É que eu não o vejo em lado nenhum, e como é tão peremptório...

Eu, o que posso provar facilmente, é que as gamas de portáteis mencionadas no comunicado usam o mesmo GPU que outras que não foram abrangidas- independemente até das revisões do GPU.

Como disse desde o inicio, a Sony distinguiu claramente os clientes, em função das gamas.

o que é VERGONHOSO, especialmente para uma empresa japonesa

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro HelderMarques2012,

Quando os problemas das gráficas produzidas entre meados de 2007 e 2008 começaram a vir ao de cima, o Inquirer conclui (?) que todas eram defeituosas...elas já eram produzidas antes e continuaram a ser produzidas depois, sem qualquer problema...

Quanto ao "atirar areia"...não é essa a minha forma de estar na vida...nem essa a minha linguagem...

Já agora, convém ler o que foi escrito...o comunicado da Nvidia...a Nvidia reconheceu o problema e " comunicou às diferentes marcas de pc's/portáteis os respectivos números de série, assumindo a "responsabilidade" da sua substituição (e apenas destes)..."

Já agora, para terminar, se consegue provar facilmente, certamente não lhe será difícil obter uma condenação da Sony...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
HelderMarques2012
Visitante

Caro V57,

Não me tinha apercebido que o nivel de erudição aqui no fórum fosse tal que não permitisse esse nivel de linguagem (?)

Fica o meu pedido de desculpas por tal, eventualmente será por estar a usar computadores de gamas baixas, coisa que já vimos que não é bem vista pela Sony e aparentemente também pelos seus moderadores.

Já em relação ao sentido da dita frase, não vejo em que possa estar errada. Tal como previa, não me mostrou o comunicado, desafio-o uma vez mais, de forma simples e clara, a fazê-lo, para poder fortalecer as suas "certezas" de uma forma oficial.

Quanto à condenação da Sony, não seria a 1ª relativamente a este caso, obviamente. Mas tentava que, usando o bom-senso, talvez fosse possível chegar a uma solução.

Pena é o tempo, custo e a morosidade da justiça, que certamente não é acessivel à grande maioria dos compradores de portáteis de gamas baixas... Já para quem investiu em gamas médias/altas, se calhar é melhor não arriscar...

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro HelderMarques2012,

Não é uma questão de erudição...é uma questão de respeito...não digo por mim, mas por todos os utilizadores deste forum...é assim que eu vejo o forum...

Estou aqui para ajudar todos os eventuas interessados, com os meus parcos conhecimentos e algumas vezes com prejuízo para a  minha vida familiar e profissional, não para aceitar desafios pessoais...

Poderá "googlar" um pouco quer certamente encontrará a resposta...

Quanto ao tempo, custo e morosidade, são relativos...certamente obterá patrocínio judiciário, pelo que não serão motivo para não zelar pelo que entende serem os seus interesses...

Boa sorte e cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
HelderMarques2012
Visitante

Caro V57, não faltei ao respeito em lado nenhum, e também não fugi ao assunto.

Ou o forum serve apenas para dizer bem? Eu tinha para dizer bem por 4 anos, depois soube que o computador que me foi vendido tinha 1 defeito oculto e que, apesar de ser o mesmo defeito oculto que em outros modelos da marca, esta não assume o problema no meu, por ser de 1 gama inferior... Onde é que faltei ao respeito?

E no meu caso, não vi nada onde tivesse tentado ajudar. O que vi foi apenas a defender a sua dama, tal como a Sony o fez enquanto conseguiu esconder a existência do problema...

Vai-me desculpar mas falta de respeito é que faz a Sony, e o que o meu caro está a fazer ao tentar justificar esta decisão.

Não percebi onde assumiu essas certezas quanto ao patrocionio judiciário, ou o porquê