cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Upgrade Vaio FZ-21M

profile.country.pt_PT.title
nunmaia
Novo

Upgrade Vaio FZ-21M

Boa tarde.

O meu Vaio FZ21M ainda está de "origem" (Já mudou a board e uma placa Wireless) por isso ando com ideias em juntar dinheiro para lhe fazer um upgrade.

O que estou a pensar fazer é:

Colocar 4gb de RAM

Trocar disco por um SSD

Quanto à RAM a minha pergunta é:

No site Crucial.com diz que o fz21m aceita até 4gb com uma frequencia 800mhz, já alguém fez este upgrade?

O pc aceitou bem a mudança de frequencia?

Será mesmo só "plug and play"?

Qualquer marca é bem aceite pelo Vaio ou haverá certas marcas que não sejam "compatíveis"?

Quanto ao Disco:

Estou a pensar comprar um SSD de 64gb (com mais capacidade fica bastante mais caro), irei notar uma grande diferença para o meu actual?

A realidade é que o que tenho notado no meu pc é que o que o faz arrastar um bocado é o disco.

Visto que ainda estudo e não tenho rendimentos, terei de comprar uma coisa de cada vez.

Acho que será melhor comprar primeiro a RAM, pois quando tiver dinheiro para o disco pode ser que os preços já tenham descido e assim possa comprar um com mais capacidade.:smileylaugh:

Que sugestões dão para mais modificações?

Desculpem o testamento:smileygrin:

Cumprimentos,

Nuno Maia

20 RESPOSTAS 20
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro Nuno Maia,

Vamos tentar então fazer esse upgrade, por ordem cronológica, tendo em conta o orçamento...

1 - RAM -

4GB kit (2GBx2)
DDR2 PC2-6400 • CL=6 • Unbuffered • NON-ECC • DDR2-800 • 1.8V • 256Meg x 64
, se possível, Kingston...

2 - SSD -

OCZ Disco rígido SSD Vertex 2 SATA II 2,5" - 60 GB

Quanto a outras modificações, se bem me lembro, tem o Ubuntu instalado...

Pessoalmente aconselhava-o a instalar o Windows 7...já que aqui é possível fazer algumas modificações para tornar o Vaio mais rápido, pois não sei se tal é possível com o Ubuntu...

Qualquer dúvida...disponha...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro Nuno Maia,

Estou precisamente, neste momento, com um FZ21M, com essas configurações...com excepção da RAM que é inferior...

Boot: 20 segundos

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
nunmaia
Novo

Olá V57

Desde já o meu muito obrigado pela rápida resposta (Como de costume).

Era exactamente isso que tinha em mente, primeiro a RAM e só depois o disco.

O link que postou sobre a RAM não funciona, você refere a marca Kingston, de facto uma vez tinha cá em casa umas RAM elixir 4 gb DDR2 e o pc não a suportou, por isso fiz a questão sobre a marca que talvez o pc "goste" mais.

Muito obrigado pela resposta.

Quanto ao disco, realmente ando a ver os ocz, pois já tinha lido um post seu sobre isso.

Pode ser que quando tiver dinheiro para o disco já dê para um com mair capacidade :smileygrin:

Quanto ao sistema operativo, tenho os dois instalados.

O Ubuntu só utilizo para programar, pois neste momento sou obrigado a fazer isso lá, nunca deixei de ter o Windows 7 instalado, ainda para mais tem sido o Windows que me tem dado mais gozo utilizar. Está muito fiável, rápido e ergonómico. Quanto à rapidez, o Ubuntu é bastante mais rápido (no meu caso) a ligar e a desligar.

Mais uma vez, muito obrigado pelas respostas.

Nunca medi o meu, mas demora bastante mais do que 20s a iniciar :smileysad::smileygrin:

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro Nuno Maia,

O link é um link da Crucial...mas aí tem o tipo de memória que poderá utilizar...

Quanto aos discos/SSD, sou apologista de ter discos "relativamente" pequenos (o máximo 120/128Gb)...

Para guardar dados, prefiro os discos externos...

Quanto às memórias, uso sempre Kingston (nos portáteis)...para além da relação preço/qualidade, é um tipo de memória muito fiável...nunca tive qualquer problema...

Quanto a essa memória ELIXIR, presumo que são essas a que se refere, ouvi dizer que é necessário aumentar a voltagem para funcionar na latência pretendida...o que não é fácil...

Boa sorte e ...rapidez...nesse upgrade...:smileywink:

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
nunmaia
Novo

Olá,

Também já tinha pensado nisso, comprar um disco mais pequeno e utilizar este como externo para guardar as coisas que necessito.

É uma boa ideia!

Já acedi ao link da crucial, obrigado.

Só uma dúvida, já comprou alguma coisa na crucial?

Quanto à memoria que ja experimentei, era de facto ELIXIR.

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

caro nunomaia,

Não, nunca comprei nada na Crucial...

O material que necessito, regra geral há à venda em Portugal...e se tivermos em conta a conversão da moeda, o transporte e o tempo (para mim muito importante), consigo preços tão bons ou melhores...

De qualquer forma o link que lhe enviei, era apenas para ver o tipo de memória...não para comprar...:smileywink:

Tem uma PM...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
PVictorino
Visitante

Boa tarde,

Solicito que por favor me ajudem neste upgrade:

Como também tenho um Vaio FZ21M, e gostaria de fazer um upgrade do sistema operativo Vista para o Windows 7, e ter um disco mais rápido, na primeira fase do upgrade.

Estou a pensar num disco SSD. Seguirei os vosso conselhos sobre a marca OCZ, no entanto pergunto se poderei optar por um  SATA III,  mais rápido.

Quanto à memória RAM, tenho 2GB de origem, valerá a pena ter 4GB? Terei que comprar um simm de 4GB ou acrescento mais um simm de 2 GB?

As memórias que fazem referência são as mesmas para PC e portáteis?

Quanto à Placa Gráfica é possível melhorar com uma nova, mais potente? Já li que poderá haver problemas com os drivers.

Obrigado pela vossa disponibilidade e ajuda

Abraço

Paulo Victorino

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro PVictorino,

Bem-vindo ao forum da Sony...

Antes de mais aconselho-o, se ainda não tem, a fazer os dvd's de recuperação...

Quanto à actualização, faça a actualização para uma versão de 32 bits e não 64...irá perder um pouco de memória, mas não vai notar...vai ganhar em espaço mas principalmente porque a Sony não tem drivers de 64 bits para este modelo...

Quanto à memória (vale a pena), se bem me lembro, penso que tem 2 módulos de 1Gb cada...terá de adquirir 2 módulos de 2Gb cada...tem memórias DDR2 PC2-5300...poderá adquirir umas mais rápidas...

4GB kit (2GBx2)
DDR2 PC2-6400 • CL=6 • Unbuffered • NON-ECC • DDR2-800 • 1.8V • 256Meg x 64

Já agora, aconselho Kingston, tendo em conta a qualidade preço...

Quanto ao SSD...a plataforma deste Vaio é Intel PM965, ou seja SATA II...poderá optar por um SSD SATA III, mas irá funcionar como um SATA II...embora eu ja tivesse experimentado e um SSD SATA III é mais rápido mesmo a funcionar em SATA II...

Assim sendo, será uma opção sua...

Quanto à marca, aconselho o OCZ AGILITY...

Quanto à gráfica, não é possível mudar já que a mesma se encontra soldada à motherboard...

Já que vai "abrir" o Vaio, aconselhava-o ainda a fazer uma limpeza interior e se possível mudar a pasta térmica do processador...

Para fazer a instalação do Windows 7, faça o download dos drivers, transfira-os para uma pen USB por exemplo e antes de fazer qualquer actualização do Windows 7, instale os drivers através do gestor de dispositivos...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
PVictorino
Visitante

caro V57, bom dia,

Desde já agradeço a sua disponibilidade e a preciosa ajuda.

Vou seguir os seus conselhos quanto ao DVD de recuperação, à RAM, disco SATA III e nos procedimentos de instalação. Mas preciso que, por favor me ajude nas seguintes questões:

Outra questão sobre o Windows 7, em sua opinião, qual a versão que devo instalar a Premium ou Profissional?

Memórias mais rápidas, quais (a referência)?

Para se fazer o upgrade à RAM e Disco é necessário abrir o portátil ou o acesso é feito pelas portas de aberatura rápida na parte de trás?

Caso saiba e me ajeite a mudar a pasta térmica, pela qual devo optar?

Qual das opções SATA II ou SATA III aquecerá menos o Portátil.

De onde poderei descarregar os referidos drivers?

Depois de terminado toda a instalação do Win7, é que faço a instalação dos drivers desligando a net para que o win7 não atualize automáticamente, certo?

Para melhorar o desempenho do FZ21M, estes upgrade são os mais adequados ou existe mais algum que possa fazer?

Depois do upgrade para o Win7, ficou tudo a funcionar?

Mais uma vez muito obrigado.

Grande abraço

Paulo Victorino

Message was edited by: PVictorino

Message was edited by: PVictorino

Message was edited by: PVictorino

Message was edited by: PVictorino