cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

VPCCB2Z8E AMD Radeon 6630M parada pelo windows 8

SOLUCIONADO
profile.country.pt_PT.title
marlopes33
Novo

VPCCB2Z8E AMD Radeon 6630M parada pelo windows 8

Após o upgrade para o windows 8 usando a aplicação vaio upgrade a placa gráfica referida foi parada pelo windows com o erro abaixo indicado:

O Windows parou este dispositivo uma vez que foram reportados problemas. (Código 43)

Não encontro o driver compatível com o windows 8 na página da SONY nem as versões anteriores funcionam mesmo que instaladas em modo de compatibilidade com o windows 7.

Este problema ocorreu no modelo VPCCB2Z8E

Procuro solução para este problema.

Message was edited by: marlopes33

1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro marlopes33,

O procedimento será mais ou menos este...

- Utilizar a ferramente da Sony para desinstalar o que a mesma considera incompatível...entre outras coisas, o Vaio Care e o Vaio Update...

- Actualizar com o dvd do Windows 8...nesta fase, este sistema operativo irá, antes de fazer a actualização, ver se há software incompatível, aparecendo na janela de instalação no seu lado direito, qual o software a desinstalar, se for caso disso...

- Após esta fase, irá aparecer a indicação se pretende manter as aplicações ...terá de dizer que sim...

Não posso precisar, mas penso que nesta mesma janela, aparece também a informação sobre se pretende actualizar drivers...se for, terá de dizer que não/desmarcar...

Na parte final da instalação, quando aparece a "configuração" do Windows, nomeadamente se existe uma rede wireless e se se quer ligar à mesma, mais ou menos por esta altura, existe a opção de fazer actualizações automáticas...escolher a opção de nunca procurar actualizações...

Finda a instalação do Windows 8, aparece no ambiente de trabalho, a ferramenta de actualização da Sony...

A ferramenta, irá actualizar os drivers e algum software (é necessário clicar sobre a mesma para que esta funcione) nomeadamente, uma nova versão do Vaio Care, Vaio Update, Bios, etc...

A ferramente fará a actualização de praticamente todos os drivers que ali se encontram descritos...

No meu caso, houve uma actualização que falhou (não sei qual a razão) e houve diverso software e drivers que nao funcionavam...

Optei então por instalar um driver e software de cada vez e assim a actualização não teve qualquer problema...

Findo este processo, a ferramenta da Sony, desaparece do ambiente de trabalho...e tudo ficou a funcionar...

Cumprimentos

Ver solução na publicação original

15 RESPOSTAS 15
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro marlopes,

Bem-vindo ao forum da Sony...

Usou a aplicação Vaio Upgrade...mas verificou se esse modelo era compatível/actualizável com/para o Windows 8?

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
marlopes33
Novo

Para fazer o download do programa de upgrade para o windows 8 o seguinte formulário (https://ebiz3.mentormediacorp.com/sony/windows8/EU/validation.aspx) é exibido para validação do modelo do portátil. O mesmo formulário validou o código de produto e número de série sem informar da incompatibilidade. De facto o portátil não aparece na lista de portáteis elegíveis para o upgrade, mas dado que não consta de lista esta validação feita através do número de série do portátil já devia alertar para o facto e nem sequer deixavam fazer o download da aplicação de upgrade.

É também de lamentar que uma empresa como a SONY não faça o upgrade de um portátil com cerca de um ano, instalado de fábrica com o windows 7. Sería de esperar que deixasse fazer o upgrade para o sistema operativo seguinte, compreendendo que não o fizesse no caso de upgrades a partir do vista ou xp.

Mais ainda, a AMD disponibilizou o driver para a referida placa gráfica para windows 8 para os portáteis sem gráficos alternáveis, deixando os outros à responsabilidade dos fabricantes.

É ainda mais estranho a não existência de upgrade para o windows 8 para este modelo, tendo em conta que todos os dispositivos funcionam correctamente à excepção da placa gráfica, que até tem uma versão do driver disponibilizada pela microsoft. Houvesse vontade da SONY e já poderiam ter lançado o upgrade do driver gráfico e este modelo estaria completamente apto para o windows 8.

Espero que a SONY reconsidere a opção tomada ou que seurja uma solução alternativa.

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro marlopes,

De facto é estranho que não constando esse modelo como compatível, tenha feito a actualização...

Mas se fez a actualização, o que muito provavelmente aconteceu foi, ao instalar o Windows 8, permitiu que o mesmo actualizasse os drivers da placa gráfica e estes não podem ser actualizados através do Windows já que, tratando-se de um portátil, os drivers da gráfica têm de ser modificados...

Estas actualizações, com o Windows 8, aparecem no Windows Update...

Eu sei que vai dar algum trabalho, mas se estivesse no seu caso, tentaria uma nova instalação, não permitindo aquando da mesma que o Windows 8 instalasse qualquer driver...(há uma opção durante a instalação)...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
marlopes33
Novo

De facto o windows 8 instala drivers mais recentes para os dispositivos e entretanto para a placa gráfica.

Tentei instalar os drivers do windows 7 no entanto após a instalação o windows volta ao ecrã de login e o mesmo acontece sempre que eu faço login de novo.

Não sei até que ponto comprensará fazer a instalação do windows 8 novamente com a opção de não instalar novos drivers. No entanto gostava que me dissesse, se possível, em que fase da instalação aparece essa opção. Não reparei nela das vezes que instalei o windows 8.

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro marlopes,

Durante a instalação do Windows 8, não lhe posso precisar em que fase, há uma opção de ligar à Internet para fazer actualização de drivers...

Já fiz algumas instalações mas, automaticamente, desmarco essa opção...também não lhe garanto que a soçução passe por aí...

Uma outra hipótese é tentar com o Ma-config, actualizar a gráfica, pois este software detecta se se trata de um portátil e geralmente tem os drivers compatíveis...não sei se já terá para o Windows 8, mas é compatível com este, pois já o utilisei para outros portáteis...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
marlopes33
Novo

Após reclamação à assistência da SONY, verificaram que o modelo em causa é compatível com o upgrade para o windows 8. Já colocaram na página do produto os drivers e aplicações compatíveis com o windows 8. No entanto quando instalo o driver essa instalação corre demasiado depressa, não instala a aplicação Catalyst nem altera o driver instalado pelo windows 8.

Já enviei novo email à assistência da SONY, no entanto se houver alguma sugestão agradeço.

Obrigado pelo tempo dispensado até ao momento.

Cumprimentos.

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro marlopes,

Se o driver não foi instalado na devida altura através da ferramenta disponibilizada pela Sony, penso que não irá conseguir...

A primeira vez que utilizei esta "ferramenta", para a desinstalação dos drivers e preparação para a instalação do Windows 8, "permiti" que, posteriormente, o Windows me actualizasse os drivers da gráfica...

Apesar de uma das placas estar a funcionar (ATI), desligou-me a outra (INTEL) e mesmo utilizando a ferramenta para actualizar os drivers, não consegui resolver o problema...

Tive de recomeçar todo o processo, mas ficou tudo a funcionar...

Penso que a solução do seu caso passa por aí...a menos que a assistência tenha uma outra solução, o que não acredito...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
marlopes33
Novo

Caro V57,

Se percebi, tenho de deixar a ferramenta (VUforWin8Upg) desintalar o que for necessário e preparar o computador para o windows 8. Durante a instalação do windows não posso permitir que ele instale os drivers, certo? Então a mesma ferramenta instalará o que for necessário após a instalação do windows 8, certo? Não encontrei a opção durante a instalação do windows 8 para impedir que actualizasse os drivers. Vou aguardar que a assistência responda e caso tenha de ser vou repetir o processo desde o início.

Obrigado pela ajuda.

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro marlopes33,

O procedimento será mais ou menos este...

- Utilizar a ferramente da Sony para desinstalar o que a mesma considera incompatível...entre outras coisas, o Vaio Care e o Vaio Update...

- Actualizar com o dvd do Windows 8...nesta fase, este sistema operativo irá, antes de fazer a actualização, ver se há software incompatível, aparecendo na janela de instalação no seu lado direito, qual o software a desinstalar, se for caso disso...

- Após esta fase, irá aparecer a indicação se pretende manter as aplicações ...terá de dizer que sim...

Não posso precisar, mas penso que nesta mesma janela, aparece também a informação sobre se pretende actualizar drivers...se for, terá de dizer que não/desmarcar...

Na parte final da instalação, quando aparece a "configuração" do Windows, nomeadamente se existe uma rede wireless e se se quer ligar à mesma, mais ou menos por esta altura, existe a opção de fazer actualizações automáticas...escolher a opção de nunca procurar actualizações...

Finda a instalação do Windows 8, aparece no ambiente de trabalho, a ferramenta de actualização da Sony...

A ferramenta, irá actualizar os drivers e algum software (é necessário clicar sobre a mesma para que esta funcione) nomeadamente, uma nova versão do Vaio Care, Vaio Update, Bios, etc...

A ferramente fará a actualização de praticamente todos os drivers que ali se encontram descritos...

No meu caso, houve uma actualização que falhou (não sei qual a razão) e houve diverso software e drivers que nao funcionavam...

Optei então por instalar um driver e software de cada vez e assim a actualização não teve qualquer problema...

Findo este processo, a ferramenta da Sony, desaparece do ambiente de trabalho...e tudo ficou a funcionar...

Cumprimentos