cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

VPCSB1S1E/W SSD SataIII

SOLUCIONADO
profile.country.pt_PT.title
cmal77
Visitante

VPCSB1S1E/W SSD SataIII

Boas,

Já tenho um VPCSB1S1E/W há perto de um ano e eu, na compra, coloquei um disco SSD sata 2, pois já tinha a experiencia dos SSD do computador anterior e já se sabe, depois de usar um SSD não se quer outra coisa ehehe.

Este ano, como estava com problemas de espaço, adequiri um SSD Sata III, o que aumentaria substancialmente a perfomance do PC. Na compra, certifiquei-me da compatibilidade do chipset (Intel HM65) com a tecnologia e, defacto, aguenta taxas de trensferência até 6GB/s (SATAIII).

No entanto, ao verificar a velocidade no software da Intel (Intel Rapid) verifiquei que mantinha os 3Gb/s (SATAII). Entretanto, fui lendo alguns foruns e a opinião é de que esta "feature" está  desabilitada pela versão BIOS corrente e que as versões anteriores não tinham este "estrangulamento".

Alguem sabe alguma coisa sobre o assunto?

Também tive a oportunidade de ler que alguns portáteis já possuiem gráfica "upgradable". Alguem tem alguma pista se este modelo já possui tal estrondosa novidade?

Obrigado

1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro cmal77,

Bem-vindo ao forum da Sony...

É verdade que as actuais Bios "desactivaram" a capacidade SATAIII em algumas das motherboadrs da Sony, nomeadamente nos Vaio da Série S...ao que parece isso não foi feito voluntariamente e tenho conhecimento que o problema está a ser "estudado" pela Sony Japão...

De qualquer forma, tal limitação não é impeditiva que os SSD's utilizem o máximo da sua capacidade, pois não há actualmente SSD's com taxas de transferência superiores a 550Mb/s...e o máximo que vi até hoje foi, de cerca de 1Gb/s, mas eram 4 SSD em RAID 0...

Relativamente ao upgrade da gráfica, a tendência é precisamente a contrária...tendo em conta a diminuição do tamanho dos portáteis, a tendência é, maioritariamente, possuirem gráficas soldadas às motherboards...

A Sony não tem neste momento qualquer modelo em que seja possível substituir a gráfica (já teve num passado recente) nem a grande maioria dos fabricantes...

Os poucos onde isso é possível, normalmente são portáteis bastante mais "avantajados" de 17" e mais, tais como, Allienware, Clevo, etc...

Cumprimentos

Ver solução na publicação original

3 RESPOSTAS 3
profile.country.pt_PT.title
cmal77
Visitante

V57 muito obrigado pela resposta, fiquei plenamente esclarecido :slight_smile:

Pessoalmente, penso mesmo que os principais handicaps deste portátil são a gráfica e o cpu. Já que a mudança de gráfica é inviável, será possivel a mudança de o i5 que actualmente está no PC para um i7? Há alguma lista de CPUs compatíveis com este portátil?

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro cmal77,

Bem-vindo ao forum da Sony...

É verdade que as actuais Bios "desactivaram" a capacidade SATAIII em algumas das motherboadrs da Sony, nomeadamente nos Vaio da Série S...ao que parece isso não foi feito voluntariamente e tenho conhecimento que o problema está a ser "estudado" pela Sony Japão...

De qualquer forma, tal limitação não é impeditiva que os SSD's utilizem o máximo da sua capacidade, pois não há actualmente SSD's com taxas de transferência superiores a 550Mb/s...e o máximo que vi até hoje foi, de cerca de 1Gb/s, mas eram 4 SSD em RAID 0...

Relativamente ao upgrade da gráfica, a tendência é precisamente a contrária...tendo em conta a diminuição do tamanho dos portáteis, a tendência é, maioritariamente, possuirem gráficas soldadas às motherboards...

A Sony não tem neste momento qualquer modelo em que seja possível substituir a gráfica (já teve num passado recente) nem a grande maioria dos fabricantes...

Os poucos onde isso é possível, normalmente são portáteis bastante mais "avantajados" de 17" e mais, tais como, Allienware, Clevo, etc...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro cmal77,

Penso que não é possível substituir o processador...muito sinceramente nunca abri um Vaio da série S, exce(p)ção para subsituir o disco e a memória...mas vou tentar saber...

De qualquer forma não vale a pena o custo/benefício...não vai tirar qualquer partido de um processador i7 em substituição de um i5...teria um ganho (talvez) de 5% e para isso era necessário que ele fosse usado quase sempre ao limite, o que não acontece...

Em alternativa, aconselho a substituição do disco (que já fez) e o aumento de memória...

Tive esse modelo e quando o adquiri, substitui o disco que era de 5200rpm, por um SSD SATA III e aumentei a memória para 8 Gb...

Depois de umas limpezas do software desnecessário, umas "alterações" que costumo sempre fazer, passou de quase 2 minutos e meio de boot...para cerca de 14/15 segundos...

Cumprimentos