cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

A7M2 focagemstantes problemas em conseguir com que ela

SOLUCIONADO
profile.country.PT.title
RicBronx
Explorador

A7M2 focagemstantes problemas em conseguir com que ela

Boa Tarde,

Adqueri a pouco tempo uma a7 Mark 2 que uso quase sempre para filmagens.

Estou a ter bastante dificuldades para fazer com que a focagem e a qualidade da imagem em si fiquem boas. A focagem parece que esta sempre a fugir e ir buscar coisas que não quero.

Fimo a 50p 50M, 1/50. 

Será por não estar a dar o dobro na abertura da velocidade do disparo? 1/100?

Alguém com algumas dicas para o setup da maquina, ou me tentar explicar a dizer o que é que eu estou a fazer mal? 

Desde já muito obrigado.

Comprimentos.

1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites
profile.country.PT.title
joseramosphoto
Membro

Olá!

 

Vejo que estás preocupado com dois aspectos distintos: focagem e qualidade de vídeo.

 

Em relação à qualidade de vídeo, existem imensas variáveis que afectam a mesma. Naturalmente, é importante colocares as settings de maior qualidade na máquina. Confirma que está a filmar em XAVC-S ou AVCHD, e não em mp4. A mudança da velocidade de disparo irá afectar mais a percepção subjectiva de fluxo de imagens no filme do que propriamente a qualidade em si. De qualquer forma, se o teu output é 50 frames por segundo, deverás experimentar uma velocidade de disparo 1/100 e vê se melhora. Atenção ao facto de se estás a filmar com pouca luz, com necessidade de subir muito o ISO, já que um ISO muito alto explicaria de imediato a eventual baixa qualidade que estás a ver. 

 

Em relação ao foco, tudo depende do tipo de filmagens que estás a fazer. Para fazer documentário, filme, etc, regra geral nunca se usa o auto-foco, precisamente porque não é possível escolher onde é que a máquina vai "trancar" o foco. Em casamentos, festas, etc, o auto-foco já poderá dar jeito. Para fazer cinema de qualidade a melhor aposta vai sempre para a focagem manual. 

 

Um abraço

José

José Ramos | Fotografia Paisagem

Ver solução na publicação original

4 RESPOSTAS 4
profile.country.PT.title
huconce
Expert

Olá @RicBronx

 

Bem vindo à comunidade,

 

Acho que a melhor pessoa para te ajudar é o @joseramosphoto.

 

Cumprimentos

profile.country.PT.title
joseramosphoto
Membro

Olá!

 

Vejo que estás preocupado com dois aspectos distintos: focagem e qualidade de vídeo.

 

Em relação à qualidade de vídeo, existem imensas variáveis que afectam a mesma. Naturalmente, é importante colocares as settings de maior qualidade na máquina. Confirma que está a filmar em XAVC-S ou AVCHD, e não em mp4. A mudança da velocidade de disparo irá afectar mais a percepção subjectiva de fluxo de imagens no filme do que propriamente a qualidade em si. De qualquer forma, se o teu output é 50 frames por segundo, deverás experimentar uma velocidade de disparo 1/100 e vê se melhora. Atenção ao facto de se estás a filmar com pouca luz, com necessidade de subir muito o ISO, já que um ISO muito alto explicaria de imediato a eventual baixa qualidade que estás a ver. 

 

Em relação ao foco, tudo depende do tipo de filmagens que estás a fazer. Para fazer documentário, filme, etc, regra geral nunca se usa o auto-foco, precisamente porque não é possível escolher onde é que a máquina vai "trancar" o foco. Em casamentos, festas, etc, o auto-foco já poderá dar jeito. Para fazer cinema de qualidade a melhor aposta vai sempre para a focagem manual. 

 

Um abraço

José

José Ramos | Fotografia Paisagem
profile.country.PT.title
RicBronx
Explorador

Antes de mais obrigado pelas boas vindas,e obrigado pelas dicas e sugestões.

 

Andei a fazer alguns testes,acho que já melhorou em relação as filmagens anteriores, mas em certas situações continuo com o mesmo problema, foco um rosto e os restantes ficam desfucados, (sou novato nisto, e ainda me faz alguma confusão) por vezes não sei qual a função que usar, exemplo: quero focar duas pessoas que estão a frente, mas quero que as pessoas atrás sejam visiveis também, que não fiquem desfocadas, é possivel fazer isso? Como?

Outro exemplo, pessoas a dançar, queria ter tudo em foco e não só a pessoa/pessoas mais proximas de mim... terá haver com a função que uso para a zona da focagem? wide, area, centro, spot...

Desculpem pelo bombardeamento de perguntas, só que fico chateado comigo mesmo por não conseguir, e até por vezes não perceber muito bem o funcionamento da maquina, ou que função deva usar para determinada situação.

Mais uma vez muito obrigado.

 

Um abraço.

Ricardo.

profile.country.PT.title
joseramosphoto
Membro

Olá novamente,

 

Acho que é mesmo crucial leres um livro sobre os tais conceitos base de que falei, nomeadamente abertura, velocidade de exposição e ISO. Para além disso, qualquer livro base te falará sobre o conceito de profundida de campo. Quanto maior a abertura da lente, quanto mais próximo estiver o objecto da câmara e/ou quanto maior for o zoom, menor será a profundidade de campo. Profundidade de campo significa a porção da imagem que está focada. Num retrato queres habitualmente uma profundiade de campo curta, para que o foco se concentre no rosto da pessoa, enquanto que numa paisagem habitualmente queres a maior profundidade de campo possível.

 

A zona de focagem não influencia a profundidade de campo, mas sim aquilo que queres focar. Se usares uma wide angle com uma abertura pequena (f/11), por exemplo, conseguirás que quase tudo na imagem esteja focado, incluindo objectos distantes. 

 

Tens uma máquina fantástica, quase considerada como pertencendo a uma linha para "profissionais", pelo que não tem qualquer piada ter um aparelho tão competente sem o saber dominar. Quanto mais aprenderes sobre fotografia, mais viciado ficarás. 😉

José Ramos | Fotografia Paisagem