cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Sony a 68 com pessima qualidade!

SOLUCIONADO
profile.country.PT.title
jobabarroso
Explorador

Sony a 68 com pessima qualidade!

Boa noite a todos,

 

Tenho uma Sony A68 e tenho verificado que as fotos tem muito pouca qualidade, neste caso usei a lente Sony Objetiva SAL DT 35mm f/1.8 SAM para fotografar ao final do dia e o resultado da foto é a que anexo, testei tambem com a Sony Objetiva SAL DT 50mm f/1.8 SAM  e com a DT 16-105 mm F3.5-5.6 com tripé e as imagens são bastantes semelhantes não tem defenição nenhuma alguem me pode dizer o que poderá estar a provocar tal falta de nitidezDSC02896.jpg?

 

Nesta foto usei as seguintes configurações:

 

***** da foto: 19:45

Lente: SAL DT 35mm f/1.8 SAM

iso: 640

f: 5.0

1/25 sec.

1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites
profile.country.PT.title
joseramosphoto
Membro

Boa noite,

 

Estive a analisar as imagens. Demorei um pouco mais porque não tinha o Adobe Camera Raw actualizado. 

 

Na minha opinião a máquina está óptima, sendo que alguns aspectos da técnica fotográfica poderão estar relacionados com a qualidade das imagens, e outros com o processo de conversão RAW em si. 

 

Abri os ficheiros no Adobe Camera RAW e fiz um processamento muito rápido de cada um deles e gravei-os em ficheiro de alta resolução jpg, que pode verificar aqui - https://drive.google.com/open?id=0By0XHzSAT15uUlR2R1hNc09qV1k

 

Em relação aos quatro primeiros ficheiros, apresentam óptima qualidade, por terem sido feitos em ISO 100. No entanto, vejo que usou f/22 em dois deles. Usar f/22 vai retirar imensa nitidez à lente, pela ocorrência de um efeito óptico chamado de difracção. Todas as lentes têm o chamado "sweet spot", em que a sua nitidez é máxima, e este tende a andar à volta de f/8-f/11. Nas outras duas fotos usou f/16, que já vai roubar um pouco de sharpness à imagem. De qualquer forma são boas imagens, com bom nível de ruído, e onde até foi possível recuperar bastante o céu com o comando "highlights" do adobe camera raw. 

 

Em relação à imagem 5, penso que o foco não "caiu" no local certo, estando mais localizado nas rochas mais próximas à esquerda, do que no modelo. De qualquer forma é uma imagem difícil, com zonas muito escuras, que irão sempre gerar algum ruído quando se tenta recuperá-las. De qualquer forma é uma imagem com bom detalhe.

 

As últimas duas imagens foram feitas num ISO já "perigoso" para um sensor APS-C, especialmente quando se trata de uma cena com um contraste enorme entre zonas muito escuras e um céu muito claro. Em ISOs altos, ao tentarmos recuperar zonas muito escuras é sempre criado muito ruído. Neste caso observa-se grande quantidade de ruído dito "normal" e "color noise". É sempre possível reduzir bastante este ruído no Adobe Camera RAW e, a não ser que queira fazer impressões de grande formato, conseguem-se imagens com menor resolução com óptimo detalhe. 

 

Olhando para a imagem inicial desta última cena que colocou no primeiro tópico, assumo que fez a conversão num programa distinto, já que tem uma quantidade brutal de ruído que não vejo na minha conversão rápida. 

José Ramos | Fotografia Paisagem

Ver solução na publicação original

7 RESPOSTAS 7
profile.country.PT.title
joseramosphoto
Membro

Boa noite,

 

Abri a foto numa tab à parte, para poder ver com maior resolução. Presumo que este não seja a imagem em resolução máxima. De qualquer forma tem uma quantidade inusitada de ruído digital, pouco comum numa máquina destas, apesar de ter usado um ISO relativamente alto.

 

Podia colocar aqui link para download de uma imagem em alta resolução feita a ISO 100 com tripé para comparação?

 

Algumas questões:

- Está a usar RAW? Se sim, com que programa está a fazer a conversão do ficheiro?

- Está a usar jpg? Se sim, com que nível de qualidade/compressão?

- Aplicou algum tipo de processamento na foto? Qual?

José Ramos | Fotografia Paisagem
profile.country.PT.title
jobabarroso
Explorador

Boa Noite,

 

Desde já agradeço a sua resposta, vou colocar o link de algumas fotos feitas em raw sem qualquer edição de forma a poder verificar o ruido existente e a falta de nitidez  nas mesmas, isto em fotografia de paisagem e principalmente no pôr do sol, as fotos foram tiradas com iso 100 com tripé com temporizador ou disparador e com lente sa sony a 16-105 mm, o que me parece que deveria ter uma melhor qualidade do que apresenta, o que pretendia éra saber se é problema de utilizador/configuração ou se é problema da maquina porque em termos de qualidade de imagem não me parece satisfatório, bem sei que não é uma A7RII mas deveria ter mais qualidade, parece-me!

 

Links:

https://meocloud.pt/link/bed40cd7-a6ed-4c2f-9c3b-34853805a73a/DSC00911.ARW/

https://meocloud.pt/link/bd617d21-83b4-42b8-a060-db447b675e5f/DSC02601.ARW/

https://meocloud.pt/link/07765508-7293-401f-b6c7-0704332a0307/DSC02707.ARW/

https://meocloud.pt/link/bd63478a-d619-4dff-b90e-c336f4943b04/DSC02827.ARW/

 

nesta nem a cara da pessoa se consegue ver bem de tão má qualidade, e fou usado foco manual com apliação de imagem para ter a certeza que estava o mais bem focada possivel.

https://meocloud.pt/link/a00f4ca8-f69a-40c5-85d4-4c2608a85368/DSC02890.ARW/

 

esta foi tirada ao amanhecer com foco automatico

https://meocloud.pt/link/2bbd9c17-ecf9-4fe9-aedb-cab943792e2e/DSC08621.ARW/

 

estas duas foram tiradas com a 50 mm 1.8 e 35 mm 1.8, sem tripé mas apoiado na porta do carro

https://meocloud.pt/link/a98e0a19-7a7c-4ac6-9406-3f290254dc2c/DSC02900.ARW/

https://meocloud.pt/link/3c638f3c-4032-4ee7-924d-4d16becd746c/DSC02898.ARW/

 

Mais uma vez o meu obrigado pela ajuda,

 

 

profile.country.PT.title
joseramosphoto
Membro

Boa noite,

 

Estive a analisar as imagens. Demorei um pouco mais porque não tinha o Adobe Camera Raw actualizado. 

 

Na minha opinião a máquina está óptima, sendo que alguns aspectos da técnica fotográfica poderão estar relacionados com a qualidade das imagens, e outros com o processo de conversão RAW em si. 

 

Abri os ficheiros no Adobe Camera RAW e fiz um processamento muito rápido de cada um deles e gravei-os em ficheiro de alta resolução jpg, que pode verificar aqui - https://drive.google.com/open?id=0By0XHzSAT15uUlR2R1hNc09qV1k

 

Em relação aos quatro primeiros ficheiros, apresentam óptima qualidade, por terem sido feitos em ISO 100. No entanto, vejo que usou f/22 em dois deles. Usar f/22 vai retirar imensa nitidez à lente, pela ocorrência de um efeito óptico chamado de difracção. Todas as lentes têm o chamado "sweet spot", em que a sua nitidez é máxima, e este tende a andar à volta de f/8-f/11. Nas outras duas fotos usou f/16, que já vai roubar um pouco de sharpness à imagem. De qualquer forma são boas imagens, com bom nível de ruído, e onde até foi possível recuperar bastante o céu com o comando "highlights" do adobe camera raw. 

 

Em relação à imagem 5, penso que o foco não "caiu" no local certo, estando mais localizado nas rochas mais próximas à esquerda, do que no modelo. De qualquer forma é uma imagem difícil, com zonas muito escuras, que irão sempre gerar algum ruído quando se tenta recuperá-las. De qualquer forma é uma imagem com bom detalhe.

 

As últimas duas imagens foram feitas num ISO já "perigoso" para um sensor APS-C, especialmente quando se trata de uma cena com um contraste enorme entre zonas muito escuras e um céu muito claro. Em ISOs altos, ao tentarmos recuperar zonas muito escuras é sempre criado muito ruído. Neste caso observa-se grande quantidade de ruído dito "normal" e "color noise". É sempre possível reduzir bastante este ruído no Adobe Camera RAW e, a não ser que queira fazer impressões de grande formato, conseguem-se imagens com menor resolução com óptimo detalhe. 

 

Olhando para a imagem inicial desta última cena que colocou no primeiro tópico, assumo que fez a conversão num programa distinto, já que tem uma quantidade brutal de ruído que não vejo na minha conversão rápida. 

José Ramos | Fotografia Paisagem
profile.country.PT.title
jobabarroso
Explorador

Boa noite José Ramos,

 

Admito que possa estar a exigir de mais da máquina mas a vontade de obter fotos com a maior qualidade possível me tenha levado a essa interpretação e descontentamento com alguns resultados obtidos.

 

A utilização de F22 efetivamente retira nitidez á fotografia mas para poder aumentar o tempo de exposição e maior profundidade de campo, foi usada!

 

Aceito a resposta como satisfatória e tenho de exigir mais de mim e menos da máquina!

 

Obrigado pelo seu esclarecimento, cumprimentos.

profile.country.PT.title
joseramosphoto
Membro

Com f11 já consegue uma profundidade de campo bastante significativa, especialmente num sensor APS-C. Para fazer exposições mais longas e não ultrapassar f/11 recomendo que use filtros de densidade neutra quadrados, para assim escurecer a imagem sem alterar a cor base. 

José Ramos | Fotografia Paisagem
profile.country.PT.title
jobabarroso
Explorador

Boa Tarde,

 

Mais uma vez o meu obrigado pela sua resposta/dica, e que aproveito, sem querer abusar, de lhe colocar uma questão relacionada com o tema filtro, costumo usar uns filtros (Cokin Filtro ND8 (3 F-stops)  e (Cokin Filtro P121M Degradê), com o ND 8 as fotos ficam com uma cor Magenta algo acentuada, mas tentei usar os dois sobrepostos, para usar um F mais baixo e mais tempo de exposição e nesse caso é que fica demasiadamente com essa cor magenta mesmo exagerado, alguma sugestão? é do filtro? existe alguma forma de resolver/contornar? ou só com pós produção?

 

A minha fase de iniciação no mundo fotográfico leva-me a cometer muitos erros como é obvio, mas a querer corrigi-los!

 

Cumprimentos e obrigado,

José Barroso

 

 

profile.country.PT.title
joseramosphoto
Membro

Boa noite,

 

Utilizo filtros ND há cerca de 8-9 anos. Fui embaixador de uma marca famosa durante 5 anos (Hitech), e agora sou embaixador de outra (Nisi). Já experimentei várias marcas, tendo começado pelos filtros Cokin. A tecnologia destes filtros evoluiu muito em termos de neutralidade, e os filtros mais antigos provocavam casts magenta muito fortes e difíceis de eliminar no pós-processamento. Sugiro que adquira filtros ND mais recentes, dentro de um preço que possa comportar, com reviews que indiciem neutralidade.  

José Ramos | Fotografia Paisagem