cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

VGN-FZ21M Problema na motherboard identificado pela SONY

SOLUCIONADO
profile.country.pt_PT.title
amflying1
Visitante

VGN-FZ21M Problema na motherboard identificado pela SONY

Bom dia

Tenho um portatil Modelo VGN-FZ21M, com data de compra 06-12-2007.

Desde à 2 meses, que o equipamento apresenta problemas no arranque, e apresenta os seguintes sintomas:

- Junto com o logotipo da Sony aparecem umas linhas verticais;

- De seguida, com o ecran negro, aparecem muitos "simbolos" brancos;

- De seguida, a maior parte das vezes, o ecran fica negro, não aparecendo qualquer imagem;

- Em Safe Mode é possível aceder ao windows.

Após várias tentativas de "recovery", todas elas sem resultado, começei a procurar na internet, em fóruns, e qual não é o meu espanto que é um problema conhecido pela Sony, inclusivamente, para este defeito foi feita uma extensão de garantia.

A minha questão neste momento é que o valor total para efectuar a reparação fica quase no preço de um portátil novo.

Gostaria de saber a quem posso reclamar esta situação, seja a nível nacional seja a nível internacional com o objectivo de obter a reparação para um problema identificado e assumido pelo fabricante Sony.

Desde já obrigado pelas V/ respostas

1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro amflying1,

Poderá tentar a própria Sony ou eventualmente a Deco...

Cumprimentos

Ver solução na publicação original

8 RESPOSTAS 8
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro amflying1,

Poderá tentar a própria Sony ou eventualmente a Deco...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
mys0ny
Visitante

Boas...

eu também estou na mesma situação...sou um cliente SONY e pagar caro já não compensa...

contactei a assistencia da sony e sabendo que garantia já tinha passado indicaram uma empresa "Decsis" para reparação da placa grafica, pois só os portes de envio para a SONY(reparação oficial) ficariam acima dos 150 € sem contar com a reparação.

Tendo em conta que a NVIDIA reconheceu anomalia a um defeito de fabrica no processo de soldadura, e esta anomalia só acontece não dependente do uso mas sim com o sobreaquecimento do chip GPU não concordo no compromisso de qualidade nos primeiros 4 anos com custo zero para estes clientes.

Já não existe material como antigamente e os teste de qualidade deve ser de fachada.

O que interessa é vender depois a conversa é esta...mas vou reclamar.

Pedro

profile.country.pt_PT.title
mys0ny
Visitante

Olá

Ando a pesquisar sobre o assunto.Existe uma solução barata, um processo para reparação das placas graficas(ver links).

http://www.anuncia.pt/341-substituio-e-reparao-de-gpu-vga-e-manuteno----nvidia----ati-em-portteis/de...

http://www.youtube.com/watch?v=Anz9HCSyG2k&feature=related

Alguém tem conhecimento deste tipo de reparação?

Obrigado

Pedro

Message was edited by: mys0ny

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro Pedro,

Relativamente ao 1º anúncio, parece tratar-se essencialmente de prevenção...aí não consta qual o método usado para a reparação, nem o preço...

De qualquer forma, sempre poderá perguntar qual o método e respectivo preço....e essencialmente, o prazo de garantia...

O 2º anúncio/vídeo, procede da maneira correcta (pelo que tenho conhecimento)...através de uma máquina "especial", onde a placa de vídeo é retirada. como se costuma dizer, a "vácuo"...

Para além das marcas, pessoalmente não tenho conhecimento que existam em Portugal, empresas ou particulares que possuam este tipo de máquina, tendo em conta o preço da mesma...

Uma outra hipótese é o eBay...aqui, pode-se encontrar motherboards já com a gráfica e com garantia...faltará saber se o preço é suficientemente apelativo...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
mys0ny
Visitante

Caro V57,

obrigado pela tua resposta.

Tenho andado a pesquisar e encontrei esta empresa: http://www.inovatronica.com/informatica.htm e em reparação e recuperação de motherboards explica os metodos a utilizar nesta reparação.

Em relação da hipotese de comprar uma motherboard no ebay, parece um ideia boa mas gostaria de saber se é possibel encontrar no ebay uma motherboard nova... tens ideia disso?

Obrigado,

Pedro

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro mys0ny,

Relativamente à empresa, daquilo que me pude aperceber, parece-me que poderão resolver o problema...o problema das gráficas, é que vinham com uma "soldadura" que não era uniforme...e consequentemente estas gráficas eram mais propensas a avarias...em caso de aquecimento, era possível a quebra de um ponto na solda, o que se traduzia na avaria da gráfica...

Ao substituir a solda na sua totalidade, em teoria, o problema ficará resolvido...de qualquer forma terá de os questionar sobre o preço dessa intervenção e qual o preço da mesma...

Relativamente a adquirir uma motherboard nova, não resolve a questão...se é nova, tem o mesmo problema e tenho dúvidas que consiga encontrar uma nova...

Regra geral, existem já reparadas...também aqui importa ver o preço e prazo de garantia...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
mys0ny
Visitante

caro V57

Obrigado pela tua opinião.

Estou a pesquisar a melhor maneira de resolver a questão preço/qualidade serviço... depois direi a decisão que fiz.

Obrigado

Pedro

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro Pedro,

Boa sorte...e dê notícias...

Cumprimentos