cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Como activar o fast boot?

SOLUCIONADO
profile.country.pt_PT.title
Bene_Vaio
Visitante

Como activar o fast boot?

Boas,

Como o titulo indica, como posso activar o fast boot no portátil Vaio modelo VPC SB1S1E/W?

Já procurei e não consegui encontrar nada que me esclarecesse.

Cumprimentos!

1 SOLUÇÃO ACEITE

Soluções aceites
profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro Bene_Vaio,

Bem-vindo ao forum da Sony...

O seu Vaio não dispõe de qualquer opção na Bios para activar o Quick Boot...e muito sincermente não conheço nenhum que o tenha...

Assim, um arranque rápido do seu Vaio, dependerá exclusivamente de si...

Adquiri um SB a semana passada, e depois de umas alterações de software e hardware (e mais alguns "truques"), o boot passou de quase 2 minutos para cerca de 20 segundos...

Cumprimentos

Ver solução na publicação original

121 RESPOSTAS 121
profile.country.pt_PT.title
Bene_Vaio
Visitante

Bom, aqui a questão é que o portátil em questão é publicitado tendo como característica o fast boot ou quick boot, e até ao momento não encontrei nada que me desse a entender se o mesmo já vem activo ou se é necessário alguma acção da parte do utilizador para activá-lo.

Que um arranque rápido depende sempre da "tralha" que instalamos é verdade, mas como disse o fast boot é suposto reduzir o tempo de arranque do windows em cerca de metade, salvo erro.

Cumps!

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro Bene_Vaio...

Normalmente um computador quando inicia, faz diversos testes (através da Bios) quer ao hardware que tem instalado mas principalmente à memória...desde se está funcionar até à quantidade da mesma...

Por exemplo, se um computador tem 512 MB de memória, este processo demora cerca de 3 segundos...imagine se tiver 8GB... (quase 30 segundos só para contar a memória)...

Isto pode confirmar num vulgar desktop, havendo alguns que têm a possibilidade de activar o Quick Boot, ou seja, não serem feitos os referidos testes...outras Bios, têm ainda uma variante, desactivar apenas os testes de memória...

No caso dos Vaio, esta opção vem activada por defeito, não havendo possibilidade sequer de a alterar na Bios...

O reverso da medalha, é que não sendo feitos estes testes, muito raramente poderá suceder que a Bios não reconhece a memória e poderão aparecer erros ou o sistema tornar-se instável...

Cumprimentos

profile.country.pt_ES.title
_Sade_
Visitante

Caro V57,

pode detalhar todos os truques e alteraçoes que foram feitas pra baixar o boot para os 20 segundos?

eu planeio trocar o HDD por um SSD no meu novo SB, e claro retirar algum software "tralha" do arranque do windows mas mesmo assim nao creio que o boot baixe alem dos 40~60 segundos.. todas as dicas sao bemvindas!

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
Bene_Vaio
Visitante

Boas,

Parece-me que está aí um tutorial que vai ajudar a diminuir o tempo de arranque. Com SSD imagino então, mas de momento não tenho os €€€ para comprar um desses. Talvez na próxima semana se tiver tempo, "formato" o portátil e sigo esses passos a ver se consigo menos de 30 segundos :smileywink:.

V57 terei que presumir que o tal fast/quick boot (sejá lá o que for exactamente) anunciado pela Sony para estes modelos (SB) já vem activo. Como pode ver pelo video seguinte (http://youtu.be/vOHkQWwh8GI?hd=1) é um funcionalidade que foi publicitada, e que nem quando o portátil era novo, isto é, antes de começar a instalar software tinha um boot assim tão rápido, apenas por isso o tal fast/quick boot anunciado continua a deixar-me na dúvida o que é ao certo que eles (Sony) fizeram com isso neste modelo.

Cumps!

profile.country.pt_ES.title
_Sade_
Visitante

Caro V57,

Obrigado pelo tempo e esforço empreendido nesse guia e detalhe!

O meu SB ainda não chegou pois comprei personalisado, mas sim vem com os 8Gb de RAM e é exatamente o OCZ Vertex3 de 120Gb que lá irei colocar!

Irei seguir essas intruções e cronometrar o resultado durante as varias fases do processo para ficar com uma estimativa do beneficio em termos de "boot-time" que cada passo introduz! Parte desse procedimento era do meu conhecimento mas maioria não...

Quando refere para criar a pasta "Downloads" isso é mesmo necessario? Que beneficio traz? até porque eu planeio criar essa pasta no HDD e não no SSD (irei usar os 2 em simultâneo com uns truques da minha autoria)

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro _Sade_,

Quanto à pasta Downloads...não necessariamente...nem quanto à pasta nem quanto ao nome...

Quando se "ripa" uma música, quando se "modifica" um filme ou um vídeo, um documento, etc, etc, regra geral essas modificações são guardadas em pastas prdefinidas do software que estamos a utilizar...( e que muitas vezes são "sub-pastas" de "sub-pastas"...de pastas)...

Se por um lado (pelo menos para mim) é muito mais fácil de ter um rápido acesso por outro, muitas vezes tratam-se de ficheiros "temporários" que queremos posteriormente guardar ou eventualmente eliminar, não correndo o "risco" de nos "esquecermos" deles nas tais sub-pastas........

Apenas isso...

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

O Quick Boot já está implementado nos Vaio há muito tempo... o video apenas serve para mostrar o Quick Boot nas diferentes séries....

Mas o novo série S que é apresentado no vídeo deve ter ainda outras características...um processador core i7, 8 GB de Ram e dois SSD em Raid 0...( de qualquer forma tentei "cronometrar" o tempo e dá os cerca de 20 segundos)...

Quanto ao preço dos SSD, consegue-se arranjar um SSD Vertez 2 por cerca de € 200,00 e um Vertex 3 por cerca € 250,00 (120GB)...

Cumprimentos

profile.country.pt_ES.title
_Sade_
Visitante

Caro V57,

ahhh já entendi o objectivo! sim subscrevo a essa medida!

Vou ter que me informar quanto a programas como o Utorrent que embora guarde os downloads numa pasta que defino cria ficheiros temporarios e mesmo outros permanentes, nas pastas e sub-pastas dele cuja localisação desconheço de momento.. Sou bastante organisado quando aos ficheiros guardados no meu PC, os unicos que normalmente ignoro sao os do OS e das aplicações. Nada que umas limpesas pontuais não vão resolvendo...

Obrigado!!! Cumprimentos.

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Somos 2...organização...:smileylaugh:

O uTorrent por exemplo, cria-lhe ficheiros em pelo menos 4 pastas...

Pode alterar isso em Preferências - Directorias...e escolher a tal pasta...

Cumprimentos