cancelar
Mostrar resultados para 
Pesquisar em vez de 
Queria dizer: 

Junte-se e partilhe a sua experiência!

Como activar o fast boot?

SOLUCIONADO
profile.country.pt_PT.title
Bene_Vaio
Visitante

Como activar o fast boot?

Boas,

Como o titulo indica, como posso activar o fast boot no portátil Vaio modelo VPC SB1S1E/W?

Já procurei e não consegui encontrar nada que me esclarecesse.

Cumprimentos!

121 RESPOSTAS 121
profile.country.pt_ES.title
_Sade_
Visitante

sim eu sou muito perguiçoso mas como é simples manter um PC organisado não suporto ter tudo "á balda" pura e simplesmente. até porque quer para trabalho, quer para lazer e até mesmo a nivel de desempenho a organisação só tras beneficios. claro que sendo eu um aspirante a Engenheiro na área de desenvolvimento software e sendo a organisação de dados algo inerente a todos os niveis quer de programação quer de sistemas torno-me suspeito para ter esta posição tao vincada em mim eheh

Eu tenho essa preferencia configurada, apenas não tiha defenido a localisação para os torrents mas já alterei até. Se não defenir-mos para onde vão os torrents adicionados no utorrent, em c:\programas\utorrent so tem o exe .. tirando a pasta downloads, e a dos torrents, qual a localisação nativa das outras 2 das 4 pastas?

e já agora quanto ocupa a partição de restauro? alias eu não percebi se essa partição é compiada para o SSD ou se fica apenas no HDD. porque talvez nao compense copiá-la para o SSD uma vez que atravez do HDD poderia sempre restaurar o SSD (que será o encarregado de correr o OS) não?

Obrigado pelo tempo e dicas prestados!!

(Ainda me lembro á uns anos quando utorrent e outros concorrentes guardavam TODOS os torrents adicionados mesmo depois de os eliminar-mos pela aplicação, criando autenticos "logs" de utilisação. Mas o pior é mesmo o Windows que se não houver formatações regulares ainda cria uma quantidade de ficheiros inuteis ridicula...)

cumprimentos!

Message was edited by: _Sade_

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro _Sade_,

Salvo erro vão para uma pasta que está oculta,,,Disco - Utilizadores - (nome do utilizador) - AppData - Local Cache...

Quanto à partição oculta ou de restauro:

Se fizer uma imagem/cópia  do Disco para o SSD, essa partição irá ser copiada...ocupa cerca de 9/10 Gb...e tem mesmo de a copiar, pois apesar de nunca ter experimentado, penso que não é possível restaurar o SSD a partir da partição de restauro existente num disco externo...e não conheço ninguém que o tenha conseguido...

Quanto à necessidade de formatações regulares...nunca necessitei de fazer formatações para impedir o aumento do tamanho dos ficheiros no disco...

Utilizo regularmente um Desktop (algumas horas diariamente) e a RevoDrive que tem, tem exactamente o mesmo tamanho que há 6 meses atrás quando o "montei"...(com excepção de actualizações e um ou outro programa entretanto instalado...)...

Cumprimentos

Ps: deixo mais umas dicas aqui...no tal Post...

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro _Sade_,

Vou tentar detalhar o mais possível...

Desinstale (com o Uninstaller ou Revo - prefiro o 1º - e não com o desinstalador do Windows) todo o software da Sony...excepto o  Vaio Update, Vaio Control Center, One click Internet, Vaio Care e o relativo às funções e teclas especiais...e outro que possa ser fundamental...

Não se esqueça de criar pontos de restauro antes de qualquer deinstalação....para o que der e vier...

Desinstale o Office, McAfee, Norton...Instale o Microsoft Security Essentials...

Desactive o desfragmentador do Windows e o Windows Defender e ainda as notificações da Conta de Utilizador...

Apesar de aqueles desinstaladores serem bastante eficazes, sempre fica qualquer coisa no disco...

Apague manualmente o software desinstalado mas que ficou no disco C:\ e ainda no registo...Executar---regedit....

Em computador - Disco C - Propriedades, desactive a caixa "Permitir que os.........."

Em Painel de Controlo - Sistema - Definições Avançadas - Avançadas - Definições - Avançadas, altere a memória virtual para 1000 ou 2000 MB em ambas as caixas, no tamanho personalizado...

Em avançadas - Variáveis de Ambiente, edite (no rectângulo superior) as ou a variável que ali se encontra para C:\Temp...

Ainda aqui nas propriedades, vá a protecção do sistema, Configurar e mude a Utilização Máxima para 1%...

Em Remoto, desactive a caixa "Permitir convites......"

No disco C:\, crie 2 novas pastas...Temp e Downloads....se a primeira já existir, crie só a 2ª....

Para esta pasta Temp, irão todos os ficheiros temporários que são criados quando utiliza o Vaio e que poderá apagar (um ou outro poderão permanecer porque ainda estão a ser utilizados)...

Em todo o software, nomeadamente música, filmes, etc, em que tal seja possível, vá às preferências e indique a pasta Downloads para que todos os ficheiros criados sejam aí colocados...

Vá a Programas e Funcionalidades e desactive o Tablet Pc, Compressão de DR, Miniaplicações do Windows e os Jogos na Internet, por exemplo...

Vá ao registo - HKEY_ LOCAL MACHINE e em todos os ControlSet - Control - WaitToKillService, mude o valor para 2000...

Instale o CCleaner, o Auslogics Disk Defrag e Registry Cleaner e corra-os de vez em quando/enquanto vai procedendo às alterações anteriores...

Desactive do arranque, o que não é necessário...

Instale os programas que pretende, faça uma desfragmentação e uma limpeza e crie um último ponto de restauro...

Se pretende, trocar o disco por um SSD, adquira um Ocz Vertex ...segundo informações que tenho os novos Vertex 3 são compatíveis com este chipset...

Faça então uma cópia do disco original para o SSD com Acronis True Image...

Se pretende alterar a memória (presumo que tenha 6GB) para 8GB, só precisa de adquirir um módulo de 4 GB, pois o outro está na motherboard...(atenção à velocidade da memória)...

Se fizer tudo isto, garanto-lhe que o Vaio arranca em cerca de 20 segundos...:smileywink:

Cumprimentos

Ps: se me lembrar de mais alguma coisa..."postarei" aqui...

- Apagar regularmente os ficheiros contidos em: Disco C - Windows - Temp

- Apagar regularmente os ficheiros contidos em: Disco C - Windows - SoftwareDistribution - DataStore (de vez em quando não apagam)...

- Apagar de vez em quando os ficheiros contidos em Disco C - Windows - Prefetch (com excepção do ReadyBoot)...

- Apagar de vez em quando os pontos de restauro criados e criar um novo (verificar antes, se o computador está a funcionar correctamente)...

-

profile.country.pt_ES.title
_Sade_
Visitante

hmm o meu HDD nao é externo,é interno. dai eu ponderar a possibilidade porque 10Gb em 120Gb (que nem 120 sao) é bastante! estao ligados a ports diferentes mas quer o SSD quer o HDD são internos e eu nunca tive 2 discos num PC (alem que nao sei nada de hardware em geral) dai não saber de facto se poderei ou nao recuperar o SSD atravez da partiçao de restauro no HDD.. mas fica a questão.

e mesmo que nao a copie posso sempre formatar o SSD de novo e usar um backup para resolver a questão e ai nem há a necessidade de usar a partiçao oculta deixando esta no HDD.. dai que nao me parece que valha mesmo a pena copiar a partiçao de restauro pro SSD. ainda estou a pensar no assunto, tenho muito tempo pra isso enquanto espero pelo meu SB...

(Neste PC que estou a usar, o da minha mae, tinha claro as pastas ocultas a não serem mostradas senão isto nao durava muito sem restauros e nas pastas que estao nessa localisação alem de torrents de á 1 ano estao uns bons megabytes em lixo similar.

E alem das actualisaçoes quer do windows quer de programas,alem dos ficheiros temporarios que se tornam permanentes, a instalaçao e desinstalaçao de aplicaçoes em numeros elevados deixa sempre lixo espalhado se for utilisado o uninstaller do windows. e mesmo com outro uninstaller muitas aplicaçoes criam pastas que nao serao eliminadas a menos que tal seja feito manualmente. ora em vez de ter trabalho constantemente, formats regulares cortam muitos males pela raiz com relativamente pouco esforço eheheheh

Porque aqui o pior não é o aumento de tamanho que o lixo causa, mais o aumento do numero de ficheiros em todo o disco que so o tornará mais lento..

Mas no meu ultimo desktop apos formatar ficavam uns 10Gb utilisados mas passados uns tempos tinha uns 15 com exatamente as mesmas aplicaçoes mais as actualisaçoes e o lixo.. isto no tempo do Windows XP! embora fascinante nunca me preocupei muito com tais acontecimentos, ate porque o meu portatil esta avariado com uns bons Gigabytes perdidos que não sao ocupados nem pelo OS, nem por aplicaçoes ou dowloads,etc e nao me dei ao trabalho de resolver isso por preguiça..)

Obrigado novamente pelas respostas!

Cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Caro _sade_ ,

Há para aí alguma confusão...:smileywink:

120Gb...é muito espaço...tenho certamente muito mais software instalado e nunca tive mais de 42/45Gb instalados...sobrando assim cerca de 60Gb...

Se pretende guardar ficheiros de música, filmes, videos, documentos, etc, aconselho-o a utilizar um disco externo e não o próprio disco...se os guardar no disco, isto só vai fragmentar constantemente o disco e diminuir a sua velocidade...

Por outro lado, se apenas mantiver a partição oculta no disco rígido e tiver o SSD instalado no Vaio, não vai conseguir repôr o seu Vaio, já que a restauração do sistema irá ser instalada no disco que tiver a partição oculta...

Mesmo que tal fosse possível, conte com pelo menos 5 horas para ...restaurar o Vaio, fazer actualizações, instalar outro software, etc, etc...

Se estivesse no seu lugar, o que faria:

1 - Colocar o seu Vaio como pretende (isto com o disco original)...instalação de software, actualizações, utilizar algumas das dicas, para tornar o seu Vaio mais rápido, etc...

2 - Adquirir previamente uma caixa externa para discos 2,5" Sata e ligação USB...(pouco mais de € 10,00)..

3 - Colocar nessa caixa o SSD adqurido...

4 - Fazer uma cópia da totalidade do disco rígido do Vaio para o SSD (incluindo a partição oculta), com o Acronis True Image...

5 - Instalar o SSD no Vaio...

6 - Ver se tudo funciona...

7 - Colocar o disco rígido na caixa externa...

8 - Pode formatar este disco e ficará com um disco externo de 500 ou 640 Gb para fazer os seus backup's...e guardar os tais ficheiros...

Ps: Pode inclusivamente adquirir uma caixa compatível com USB 3.0, já que o seu Vaio dispõe destas saídas/entradas...(os cabos USB 3.0, neste momento, são ainda demasiado rìgidos...)

Cumprimentos

profile.country.pt_ES.title
_Sade_
Visitante

confusao ha claramente! ahah

tudo o que é musica,video,downloads etc vai para o HDD de 500Gb interno, o SSD sera so para correr o OS e as aplicaçoes mantendo apenas uma seleçao de ficheiros essencial. certa documentação não faz sentido guardar no HDD pois no total nunca ocupará mais de um par de Gigas e irá permitir muito melhor acesso aos mesmos. Desfragmentar de vez em quando não custa e pode ser feito enquanto durmo por exemplo.

Se tenho discos externos nos quais posso guardar um back up do sistema e actualisa-lo frequentemente, qual a vantagem de restaurar pela partiçao oculta em vez disso?

É pelo tempo que poupa em relação ao backup que teria de ser todo copiado novamente apoes um format em caso de crash no SSD ? (se em toda a vida tive nem uma mao cheia de crashs entao diria que nao se justifica muita mais preocupaçao que ter um backup actualisado mesmo que demore mais 6h que o restore

pela partiçao.)

Sim 120Gb é uma quantidade consideravel para esse fim, mas 10Gb nao deixam de ser 10% aproximadamente, mais os 20% que é ideal deixar vago para manter a performance do SSD no ideal tambem,entre outros factores, começam a limitar o espaço...

É certo que até nem é um portatil para jogos e podia instalar no HDD, mas basta um recente instalado no SSD e já são menos 10Gb por exemplo... Só não quero chegar ao ponto de não poder fazer a escolha e ter que instalar no HDD seja o que for.

Eu ainda não decidi o que fazer sinceramente, mas estou apenas a tentar medir as vantagens de cada solução...

claro que vou comprar uma caixinha com USB 3.0, seria um desperdicio não ter uma até porque estou a precisar porque tenho 2 discos 2,5'' sem "casulo". só não sei se consigo por esse preço, vou procurar.

Ouvi dizer que este portatil pode não nos permitir usar a frequencia 5.8 GHz e apenas a 2.4 para ligações Wireless, tem fundamento?

cumprimentos

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Só uma pergunta...está a pensar colocar o SSD e o HDD  (dentro) do Vaio?

profile.country.pt_ES.title
_Sade_
Visitante

ahah sim, exatamente. HDD e SSD ambos dentro do VAIO. Utilisei a ODD uma vez em 3 anos? É inutil um leitor optico para mim.. Tenho medo é da duração da bateria desta configuração. o i7 2620M em idle e leve utilisação não deveria gastar mais que o i5, mas ao que parece gasta... A ver vamos...

V57, este é o meu SB:

Azul

i7 2620M

AMD 6630

8Gb RAM

OCZ Vertex3 120Gb

HDD 500Gb@5400rpm (no lugar da drive optica)

Leitor de impressoes digitais

Sem placa 3G

Sheet Batery

Gravado a laser (gratis)

"Fofinho" não é?

Bom saber que tem ambas as frequencias, era ridiculo não suportar 5.8... Mas parece-me que tão cedo apenas irei usar 2.4GHz.

profile.country.pt_PT.title
V57...
Participante

Ahhh...não leve a mal mas acho uma má opção...aliás, 3 (ou mais)....

1 - Não ter optado pela drive óptica...faz sempre falta e quando menos se espera...assim, se quiser, por exemplo fazer os dvd's de recuperação, terá de adquirir uma drive externa...

2 - Sem placa 3G...indispensável, nos dias que correm...pelo menos para mim...

3 - Aumento do peso em quase de 200g (troca do leitor pelo HDD - mais de 10% do peso inicial) ...

4 - Aumento de temperatura do portátil (dois discos constantemente ligados), pois a drive óptica desligava automaticamente...

5 - Gravação a laser...na minha situação, caso , a gravação fosse demasiado pessoal, seia um entrave, a uma futura venda do mesmo (coisa que costumo fazer aos diversos Vaio que já possuí)...

Finalmente, se optar em deixar a partição oculta apenas no HDD, certamente não vai conseguir repôr o estado original do seu Vaio...

De qualquer forma desejo-lhe as maiores felicidades com a sua nova "máquina"...

Cumprimentos

profile.country.pt_ES.title
_Sade_
Visitante

Graças a Deus que existe a possibilidade de configurar os VAIOs pois permite a compradores com necessidades diferentes comprar uma maquina que melhor se ajuste ás mesmas! Nós temos claramente objectivos diferentes...

1- Ele vem com drive optica, logo já tenho uma externa comprando uma caixa o que é barato. Garanto que além dum pontual uso externo (menos de 5 vezes ao ano e sempre em casa) não me faz,fez ou fará falta. Backups são mais valisosos que DVDs de recuperação a meu ver. E não estamos a falar de nada permanente pois se valer a pena posso sempre perder 2*5minutos a trocar a drive optica pelo HDD e de volta.

2- 80€ por algo que nunca uso? não obrigado. Nunca uso. Não estou disposto a pagar seja o que for por Net Móvel. Além que possuo um belo Sony Ericsson x10 mini que supriria alguma necessidade pontual se a mesma existisse. A estimativa de vida minima será de 5 anos para este VAIO e nesse periodo duvido que use 3G, mas a qualquer momento uma placa USB resolve a questão.

3- O peso é-me irrelevante, eu estava disposto a comprar um 14'' o que seria ainda mais pesado. O meu 15'' com a bateria normal pesa 3,6Kg melhoria incomparavel.

4-Sim a temperatura é uma preocupação minha, mas em bateria por normal tenciono ter o HDD desligado e ligar caso seja necessario a qualquer momento. (Pelo que verifiquei não há nenhum problema em ir ao Gestor de Dispositivos do Windows e desactivar o HDD, há?)

Em corrente vou ter que ter cuidado comforme o tipo de utilisação de monotorisar as temperaturas e tomar medidas de acordo...

5-Não o irei vender, nunca. Sim é pessoal, é esse o meu objectivo com a gravação.

Conseguir consigo,tenho é muito mais trabalho pois envolve format SSD e restaurar o backup. (Planeio criar um backup do HDD de origem, com a partição do OS e a de restauro incluidas. ) Não consigo é restaurar só as áreas afectadas pela falha, que é o beneficio da partição oculta. Agora que penso nisto até vou criar os dvds de restauro só para ter mais uma segurança se tiver por aqui dvds virgens a ganhar pó...

Obrigado, e também agradeço pela atensão. Igualmente com a sua máquina já agora!

Cumprimentos